MENU

TRÊS IDEIAS DE VYGOTSKY PARA PENSAR A EDUCAÇÃO

1 de julho de 2021,
E-docente

Lev Semionovich Vygotsky (Belarus, 1896-1934), principal representante da chamada abordagem histórico-cultural, produziu uma vasta obra sobre o funcionamento psicológico dos seres humanos. Os princípios básicos que fundamentam sua teoria podem ser assim enunciados:

  1. o psiquismo é tomado não como um fenômeno do indivíduo, encapsulado em um corpo ou em uma mente individual. É como um processo historicamente constituído, no qual a relação entre os sujeitos no interior de situações culturalmente estruturadas é fundamental.
  2. é essencial estudar e compreender o pertencimento do homem ao mundo biológico, como membro de uma espécie animal, e ao mundo histórico e cultural, no qual se encontra inserido, e como esses mundos interagem na constituição do sujeito tipicamente humano. 

As 3 proposições fundamentais de Vygotsky

As ideias de Vygotsky que têm particular relevância para a educação dizem respeito à educação escolar e também aos processos educativos que ocorrem fora da escola. Podem ser sintetizadas em três proposições fundamentais:

1. O DESENVOLVIMENTO DEVE SER OLHADO DE MANEIRA PROSPECTIVA, ISTO É, PARA AQUILO QUE ESTÁ POR VIR:

  • Em contraste com o foco nas conquistas já consolidadas no desenvolvimento do sujeito, Vygotsky enfatiza a importância dos processos de transformação, da emergência daquilo que é novo. Em qualquer idade e em qualquer situação, o sujeito sempre aprende, sempre se transforma.
  • É com essa preocupação com a emergência da novidade que Vygotsky cria o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Se refere a um espaço onde se encontram, funções psicológicas ainda não consolidadas, mas já presentes em estado embrionário. Esse é o espaço privilegiado para a compreensão dos processos de desenvolvimento e para a intervenção educativa. 

2. OS PROCESSOS DE APRENDIZADO MOVIMENTAM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO:

  • A trajetória do desenvolvimento é postulada por Vygotsky como ocorrendo “de fora para dentro”. Isto é, o sujeito se desenvolve por estar constantemente submetido a processos de aprendizagem no meio em que vive. 
  • Aqui há um contraste importante com as ideias de Piaget. De forma simplificada, podemos dizer que Piaget concentra-se nos processos de desenvolvimento que possibilitam aprendizagem. Enquanto isso, Vygotsky focaliza sua atenção nos processos de aprendizagem que promovem desenvolvimento.

3. A ATUAÇÃO DOS OUTROS MEMBROS DO GRUPO CULTURAL É ESSENCIAL NA MEDIAÇÃO ENTRE A CULTURA E O SUJEITO:

  • Processos interpsicológicos (aqueles que ocorrem na relação entre pessoas), serão posteriormente internalizados e se tornarão processos intrapsicológicos, reconstruídos no interior do sujeito. 
  • Essa mediação acontece tanto pela imersão do sujeito em ambientes, situações e atividades culturais, quanto pela intervenção deliberada de membros mais maduros da cultura na promoção do desenvolvimento. 
  • Nas sociedades escolarizadas, a escola é uma instituição essencial na promoção de processos de desenvolvimento psicológico que não ocorreriam espontaneamente. 

Leia também: Paulo Freire: uma breve e interessante história de um educador.

É importante destacar algumas peculiaridades do ensino escolar:

a) O ato pedagógico é intencional, afastando-se daquilo que é “espontâneo” ou “natural”. 

b) O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento. 

c) A escola é um lugar de ruptura com o mundo cotidiano, cujo foco está nas modalidades de pensamento diferentes daquelas predominantes no senso comum; destacam-se aqui a língua escrita, o pensamento científico e o pensamento teórico.

d) A escola é um lugar de transcendência – ao trabalhar com conceitos abstratos, com corpos de conhecimento organizados em sistemas conceituais, com saberes não referenciados ao mundo da experiência sensível nem ao campo das vivências concretas de cada sujeito, a escola promove o descolamento do indivíduo das situações práticas vivenciadas, da experiência pessoal e das informações perceptuais imediatas. Favorece o desenvolvimento de pensamento descontextualizado, reflexão, análise, planejamento e autorregulação.

Marta Kohl de Oliveira

Docente aposentada da Faculdade de Educação da USP (área de Psicologia da Educação), estudiosa da psicologia histórico-cultural, pesquisadora das relações entre desenvolvimento psicológico e práticas culturais, com foco no problema das relações entre escolarização e desenvolvimento do pensamento. Tem graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford e pós-doutorado junto ao Laboratory of Comparative Human Cognition, da Universidade da Califórnia, San Diego.

É autora de “Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico” (Scipione, 1993) e de “Cultura e Psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto” (Hucitec, 2009), co-autora de “Piaget, Vygotsky, Wallon” (Summus, 1992) e de “Piaget, Vygotsky: novas contribuições para o debate” (Ática, 1993) e co-organizadora de “Literacy in human development” (Ablex, 1998), “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem” (Ícone, 1988) “Investigações cognitivas: conceitos, linguagem e cultura” (Artes Médicas, 1999),  “Ofício de professor: aprender para ensinar” (Fundação Victor Civita, 2001) e de  “Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea”  (Moderna, 2002).

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história
23 de maio de 2025

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história

A Educação pública no Brasil avançou nas últimas décadas, mas ainda enfrenta desafios estruturais que comprometem sua qualidade.  Dados recentes...
PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione
22 de maio de 2025

PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione

No PNLD 2026, as obras aprovadas já foram divulgadas, marcando um novo ciclo de escolha de materiais didáticos para o...
Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio
21 de maio de 2025

Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio

Embora a empregabilidade seja vital para os jovens, a maioria conclui o Ensino Médio despreparada para o mercado, com anos...
5 critérios essenciais para a coerência na produção textual
20 de maio de 2025

5 critérios essenciais para a coerência na produção textual

A produção textual é uma habilidade indispensável ao longo da vida escolar e acadêmica. No entanto, muitos alunos só passam...
8 curiosidades sobre educação no Brasil
16 de maio de 2025

8 curiosidades sobre educação no Brasil

A educação no Brasil é um dos temas mais debatidos no país, dada sua importância estratégica para o desenvolvimento social,...