Série: dicas sobre a realização de ações relacionadas ao Projeto de Vida – Semana 5

20 de agosto, 2020 - Por e-docente

Compartilhar

Tema: Valores

Atividade: Eu e os outros 

Duração: 1 aula

Objetivo: Desenvolver atitude consciente nos relacionamentos sociais mediados por mídias digitais.  

Competências gerais da BNCC trabalhadas: 3. Senso estético e repertório cultural; 5. Cultura digital;  7.Argumentação

Proposta de atividade

Leia as reportagens a seguir e responda às questões da sequência:

  1. Obra de arte de Banksy se autodestrói após ser vendida por mais de 1 milhão de libras
  2. A vida por trás da câmeras de um youtuber

Banksy* é o pseudônimo de um famoso artista britânico que nunca teve sua imagem revelada. Seus grafites, que são realizados pelo uso da técnica do estêncil, questionam valores sociais de modo satírico e subversivo e podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.

Enquanto Banksy se mantém no anonimato, apesar do reconhecimento alcançado com suas obras, existem pessoas que buscam fama e sucesso por meio da exposição em redes sociais.

  1. O que você pensa a respeito do comportamento dos personagens das reportagens apresentadas? Justifique. Resposta pessoal
  2. Você acredita que existem riscos associados com a exposição da privacidade em redes sociais? Quais são eles e como é possível se proteger? É esperado que o estudante reconheça a existência de riscos e mencione como medidas de proteção não fornecer dados pessoais, não interagir com desconhecidos, não enviar fotos, entre outros.
  3. Quais são os limites entre a preservação da privacidade de uma pessoa e sua busca por sucesso e reconhecimento? Explique seus argumentos. Resposta pessoal

*Faça uma pesquisa na internet caso queira obter mais informações sobre Banksy e suas obras. 

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Compartilhar


Deixe seu comentário