Série: dicas sobre a realização de ações relacionadas ao Projeto de Vida – Semana 4

13 de agosto, 2020 - Por e-docente

Compartilhar

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Senso estético

Duração: 2 aulas

Objetivos: 

  • Reconhecer manifestações culturais e artísticas.
  • Desenvolver a capacidade para ler a realidade por meio de obras de arte.
  • Mobilizar atitudes de empatia.
  • Favorecer a expressão de sentimentos por meio da arte.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 9. Empatia e cooperação

Proposta de atividade

A obra Guernica talvez seja a mais impactante da carreira do pintor Pablo Picasso. A pintura retrata os horrores do bombardeio à cidade espanhola de Guernica, em 26 de abril de 1937.

O bombardeio ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola, e a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões. Nessa época, mesmo morando em Paris, Picasso não se calou diante do ocorrido e se expressou por meio de sua arte. 

Guernica é um óleo sobre tela de 351 x 782,5 cm. Está localizado no Museu de Reina Sofia, Madri, Espanha.

Inspirado na fotógrafa francesa Dora Maar, Pablo Picasso retratou, na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), 1937, o sofrimento feminino diante das mazelas da guerra. As formas tipicamente cubistas podem ser observadas no deslocamento dos olhos, da boca, do nariz, mostrando-os de diferentes perspectivas.

  1. Você já ouviu falar sobre Pablo Picasso? Pesquise em livros ou na internet informações sobre a vida desse importante artista do século XX. Em sua pesquisa, dê atenção especial para as obras produzidas pelo artista e ao movimento artístico denominado Cubismo.
  2. Na obra Guernica, Picasso expressa sua percepção diante da guerra civil espanhola e registra seus horrores. Identifique no quadro quais são os elementos que representam aflição, dor, medo, luta ou sofrimento. Confira a animação da obra em 3D. Resposta: A mulher com a criança no colo e o cavalo, as cores preto e branco que remetem a morte, o homem com braços abertos e para cima.
  3. Na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), apesar da desconstrução do rosto, é possível identificar o(s) sentimento(s) retratado(s) pelo artista? Resposta: Sim, é possível perceber a dor, as lágrimas e o sofrimento estampado no rosto.
  4. Assim como Pablo Picasso, vários artistas retrataram diferentes momentos da realidade social, por meio de variadas expressões artísticas. Agora é a sua vez. Retrate, em uma mensagem de esperança, o momento de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Você pode produzir um desenho, pintura, música, crônica, paródia, fotografia ou mesmo um vídeo feito com o celular. Escolha sua forma de expressão favorita e mãos à obra. Ao critério do professor, uma exposição pode ser construída por meio do compartilhamento das produções dos estudantes na rede social da escola ou em um blog da classe.

Confira também nosso texto prévio com mais dicas em relação às ações relacionadas ao projeto de vida.

 

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Compartilhar


Deixe seu comentário