MENU

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 4

13 de agosto de 2020,
E-docente

Série: Projeto de Vida

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Senso estético

Duração: 2 aulas

Objetivos: 

  • Reconhecer manifestações culturais e artísticas.
  • Desenvolver a capacidade para ler a realidade por meio de obras de arte.
  • Mobilizar atitudes de empatia.
  • Favorecer a expressão de sentimentos por meio da arte.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 9. Empatia e cooperação

Proposta de atividade de Projeto de Vida

A obra Guernica talvez seja a mais impactante da carreira do pintor Pablo Picasso. A pintura retrata os horrores do bombardeio à cidade espanhola de Guernica, em 26 de abril de 1937.

O bombardeio ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola, e a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões. Nessa época, mesmo morando em Paris, Picasso não se calou diante do ocorrido e se expressou por meio de sua arte. 

Guernica é um óleo sobre tela de 351 x 782,5 cm. Está localizado no Museu de Reina Sofia, Madri, Espanha.

Inspirado na fotógrafa francesa Dora Maar, Pablo Picasso retratou, na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), 1937, o sofrimento feminino diante das mazelas da guerra. As formas tipicamente cubistas podem ser observadas no deslocamento dos olhos, da boca, do nariz, mostrando-os de diferentes perspectivas.

Dicas

  1. Você já ouviu falar sobre Pablo Picasso? Pesquise em livros ou na internet informações sobre a vida desse importante artista do século XX. Em sua pesquisa, dê atenção especial para as obras produzidas pelo artista e ao movimento artístico denominado Cubismo.
  2. Na obra Guernica, Picasso expressa sua percepção diante da guerra civil espanhola e registra seus horrores. Identifique no quadro quais são os elementos que representam aflição, dor, medo, luta ou sofrimento. Confira a animação da obra em 3D. Resposta: A mulher com a criança no colo e o cavalo, as cores preto e branco que remetem a morte, o homem com braços abertos e para cima.
  3. Na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), apesar da desconstrução do rosto, é possível identificar o(s) sentimento(s) retratado(s) pelo artista? Resposta: Sim, é possível perceber a dor, as lágrimas e o sofrimento estampado no rosto.
  4. Assim como Pablo Picasso, vários artistas retrataram diferentes momentos da realidade social, por meio de variadas expressões artísticas. Agora é a sua vez. Retrate, em uma mensagem de esperança, o momento de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Você pode produzir um desenho, pintura, música, crônica, paródia, fotografia ou mesmo um vídeo feito com o celular. Escolha sua forma de expressão favorita e mãos à obra. Ao critério do professor, uma exposição pode ser construída por meio do compartilhamento das produções dos estudantes na rede social da escola ou em um blog da classe.

Conclusão

Confira também nosso texto prévio com mais dicas em relação às ações relacionadas ao projeto de vida.

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Formação Docente Digital: Capacitando Educadores para os Desafios do Século XXI
10 de outubro de 2025

Formação Docente Digital: Capacitando Educadores para os Desafios do Século XXI

A formação docente contemporânea precisa acompanhar as transformações tecnológicas e pedagógicas que redefinem constantemente o cenário educacional brasileiro.  As competências...
(Re)construindo o perfil do professor dos Anos Iniciais: teoria, prática e complexidade no cotidiano escolar
9 de outubro de 2025

(Re)construindo o perfil do professor dos Anos Iniciais: teoria, prática e complexidade no cotidiano escolar

O trabalho docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental desafia qualquer tentativa de definição simples. Exige domínio de saberes, criatividade...
A importância da Educação Infantil: construir um futuro desde cedo
8 de outubro de 2025

A importância da Educação Infantil: construir um futuro desde cedo

Você já parou para pensar na importância da Educação Infantil para o desenvolvimento de uma pessoa? Engane-se quem acha que...
A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 
7 de outubro de 2025

A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 

 Professora, essa escola tem poucos brinquedos, né? Sabe o que eu acho mais engraçado? Na minha outra escola, eu era...
Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce
6 de outubro de 2025

Resgatando a infância na sala de aula: estratégias de como combater a adultização precoce

Se tem uma palavra muito falada em 2025 é a adultização. O termo, que não é novo nas discussões, ganhou...