Menu

Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 4

13 de agosto de 2020,
E-docente

Série: Projeto de Vida

Tema: Competências do século XXI

Atividade: Senso estético

Duração: 2 aulas

Objetivos: 

  • Reconhecer manifestações culturais e artísticas.
  • Desenvolver a capacidade para ler a realidade por meio de obras de arte.
  • Mobilizar atitudes de empatia.
  • Favorecer a expressão de sentimentos por meio da arte.

Competências gerais da BNCC trabalhadas:

3. Senso estético e repertório cultural; 4. Comunicação; 9. Empatia e cooperação

Proposta de atividade de Projeto de Vida

A obra Guernica talvez seja a mais impactante da carreira do pintor Pablo Picasso. A pintura retrata os horrores do bombardeio à cidade espanhola de Guernica, em 26 de abril de 1937.

O bombardeio ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola, e a cidade ficou em chamas após sucessivos ataques por aviões. Nessa época, mesmo morando em Paris, Picasso não se calou diante do ocorrido e se expressou por meio de sua arte. 

Guernica é um óleo sobre tela de 351 x 782,5 cm. Está localizado no Museu de Reina Sofia, Madri, Espanha.

Inspirado na fotógrafa francesa Dora Maar, Pablo Picasso retratou, na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), 1937, o sofrimento feminino diante das mazelas da guerra. As formas tipicamente cubistas podem ser observadas no deslocamento dos olhos, da boca, do nariz, mostrando-os de diferentes perspectivas.

Dicas

  1. Você já ouviu falar sobre Pablo Picasso? Pesquise em livros ou na internet informações sobre a vida desse importante artista do século XX. Em sua pesquisa, dê atenção especial para as obras produzidas pelo artista e ao movimento artístico denominado Cubismo.
  2. Na obra Guernica, Picasso expressa sua percepção diante da guerra civil espanhola e registra seus horrores. Identifique no quadro quais são os elementos que representam aflição, dor, medo, luta ou sofrimento. Confira a animação da obra em 3D. Resposta: A mulher com a criança no colo e o cavalo, as cores preto e branco que remetem a morte, o homem com braços abertos e para cima.
  3. Na obra Cabeça de mulher chorando com lenço (III), apesar da desconstrução do rosto, é possível identificar o(s) sentimento(s) retratado(s) pelo artista? Resposta: Sim, é possível perceber a dor, as lágrimas e o sofrimento estampado no rosto.
  4. Assim como Pablo Picasso, vários artistas retrataram diferentes momentos da realidade social, por meio de variadas expressões artísticas. Agora é a sua vez. Retrate, em uma mensagem de esperança, o momento de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Você pode produzir um desenho, pintura, música, crônica, paródia, fotografia ou mesmo um vídeo feito com o celular. Escolha sua forma de expressão favorita e mãos à obra. Ao critério do professor, uma exposição pode ser construída por meio do compartilhamento das produções dos estudantes na rede social da escola ou em um blog da classe.

Conclusão

Confira também nosso texto prévio com mais dicas em relação às ações relacionadas ao projeto de vida.

Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Formação de professores e tematização da prática: quando a escola se torna comunidade de aprendizagem
28 de janeiro de 2026

Formação de professores e tematização da prática: quando a escola se torna comunidade de aprendizagem

Toda formação de professores que se pretende transformadora nasce do encontro entre a experiência e a reflexão. Quando o professor...
A sistematicidade da leitura na escola: o que influencia na compreensão?
27 de janeiro de 2026

A sistematicidade da leitura na escola: o que influencia na compreensão?

A leitura na escola constitui elemento basilar para o desenvolvimento intelectual, social e cultural do sujeito. Confira, neste artigo, como...
Transição do 5º para o 6º ano: como evitar a queda no desempenho escolar?
23 de janeiro de 2026

Transição do 5º para o 6º ano: como evitar a queda no desempenho escolar?

A transição do 5º para o 6º ano é um daqueles momentos que todo professor reconhece como delicado. Para os...
O lúdico e o brincar no ensino da Matemática: aprendendo com jogos e desafios
22 de janeiro de 2026

O lúdico e o brincar no ensino da Matemática: aprendendo com jogos e desafios

Desafios do ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental Ensinar Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental envolve...
Do registro à leitura crítica dos dados: o acompanhamento das aprendizagens como prática de equidade
21 de janeiro de 2026

Do registro à leitura crítica dos dados: o acompanhamento das aprendizagens como prática de equidade

Acompanhar a aprendizagem das crianças é uma das tarefas mais complexas e significativas do trabalho docente. Mais do que verificar...