Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – Semana 3
Tema: Competências do século XXI
Atividade: Meu projeto de vida
Duração: 1 aula
Objetivos:
- Refletir sobre a relação do projeto de vida com a identidade e a história de cada pessoa.
- Compreender a importância de planejar o futuro.
Competências gerais da BNCC trabalhadas:
4. Comunicação; 6. Trabalho e projeto de vida
Proposta de atividade de Projeto de Vida
O sociólogo Zygmunt Bauman*, falecido em janeiro de 2017, aos 91 anos, é considerado um dos pensadores mais importantes e populares do fim do século XXI. Seus escritos são dedicados a temas como consumismo, globalização e transformações nas relações humanas.
Nesta entrevista, o pensador discorre sobre como a identidade e o modo de organização da vida humana atual diferem dos modos existentes em épocas anteriores.
Após assistir ao vídeo, realize as atividades abaixo:
- Entreviste um membro adulto da sua família, se possível, pais ou avós. Procure saber informações sobre: Quais valores vigoravam na sociedade, na época em que eles eram jovens? Resposta pessoal
Na juventude do seu familiar, era importante ter um projeto de vida? Por quê? Resposta pessoal
E hoje, o que pensam sobre a necessidade deste projeto? Resposta pessoal - E você, considera importante ter um projeto de vida? Justifique. Resposta pessoal. É esperado que o estudante o reconheça como um orientador para suas ações futuras.
- Você já pensou sobre o que deseja para si mesmo no futuro? Enumere um sonho que você pode alcançar em curto, médio e longo prazo. Resposta pessoal.
- Como o contexto em que você vive pode contribuir para o alcance dos seus sonhos? Resposta pessoal. É esperado que o estudante identifique, em sua realidade, com quais apoios pode contar para concretizar seus objetivos.
PNLD 2021 – Objeto 1: Acesse a obra “Vivências – Projeto de Vida“.
Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola. Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.