série projeto de vida ensino médio

Foco: Projeto de vida

Tema: Identidade 

Atividade: De onde eu venho? 

Duração: 2 aulas 

Objetivo:  

– Relacionar-se no contexto familiar e social. 

– Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro. 

Competências gerais da BNCC trabalhadas para projeto de vida: 

4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado. 

Proposta de atividade projeto de vida: 

Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos linkshttps://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw 

1.Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal. 

2.Você conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes.  Resposta pessoal. 

3.A autobiografia é um gênero textual que permite ao autor contar a história da própria vida. Caracterizada pela veracidade dos fatos, a autobiografia se constitui em uma narrativa escrita em primeira pessoa e frequentemente pontuada por lembranças que dão ao texto um caráter subjetivo. 

A escrita de uma autobiografia contribui para que o autor amplie conhecimentos sobre si mesmo e para que tenha elementos para refletir sobre o futuro e construir seu projeto de vida.  

A título de exemplo, confira no link a seguir um excerto da autobiografia de Pelé, em que ele conta como foi marcar o milésimo gol. 

https://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/10/1536864-em-autobiografia-pele-relata-a-emocao-do-milesimo-gol.shtml#:~:text=Em%20autobiografia%2C%20Pel%C3%A9%20relata%20a%20emo%C3%A7%C3%A3o%20do%20mil%C3%A9simo%20gol,-da%20Livraria%20da&text=Considerado%20o%20Atleta%20do%20S%C3%A9culo,quinta%2Dfeira%20(23).&text=Para%20a%20data%2C%20a%20Livraria,foi%20marcar%20o%20mil%C3%A9simo%20gol.

Conclusão Projeto de Vida

Agora é a sua vez. Escreva a sua autobiografia. Lembre-se que o texto deve abordar a sua história e os acontecimentos considerados relevantes por você na sua vida. Resposta pessoal. Caso o professor considere possível, as produções dos estudantes podem ser reunidas na forma de um e-book e socializadas com a classe. 

Itale Cericato

Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola.

Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.