Série Projeto de vida: dicas sobre a realização de ações – semana 2
Foco: Projeto de vida
Tema: Identidade
Atividade: De onde eu venho?
Duração: 2 aulas
Objetivo:
– Relacionar-se no contexto familiar e social.
– Refletir sobre a influência da herança familiar na formação da identidade e do próprio futuro.
Competências gerais da BNCC trabalhadas para projeto de vida:
4. Comunicação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.
Proposta de atividade projeto de vida:
Ouça as músicas “Paratodos”, de Chico Buarque e “Eu”, de Paulo Tatit, disponíveis nos links: https://www.youtube.com/watch?v=axdhqnpHkHs e https://www.youtube.com/watch?v=yyilughaMJw
1.Você já ouviu falar sobre Chico Buarque, Paulo Tatit e Monica Salmaso? Pesquise na internet informações sobre a vida e a obra desses artistas brasileiros. Resposta pessoal.
2.Você conhece a história da sua família? Converse com seus pais a respeito para conhecê-la ou relembrá-la. Anote os aspectos que considerar relevantes. Resposta pessoal.
3.A autobiografia é um gênero textual que permite ao autor contar a história da própria vida. Caracterizada pela veracidade dos fatos, a autobiografia se constitui em uma narrativa escrita em primeira pessoa e frequentemente pontuada por lembranças que dão ao texto um caráter subjetivo.
A escrita de uma autobiografia contribui para que o autor amplie conhecimentos sobre si mesmo e para que tenha elementos para refletir sobre o futuro e construir seu projeto de vida.
A título de exemplo, confira no link a seguir um excerto da autobiografia de Pelé, em que ele conta como foi marcar o milésimo gol.
Conclusão Projeto de Vida
Agora é a sua vez. Escreva a sua autobiografia. Lembre-se que o texto deve abordar a sua história e os acontecimentos considerados relevantes por você na sua vida. Resposta pessoal. Caso o professor considere possível, as produções dos estudantes podem ser reunidas na forma de um e-book e socializadas com a classe.
Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola.
Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.