Série Projeto de Vida: dicas sobre a realização de ações – semana 1
Foco: Projeto de Vida
Tema: Identidade
Atividade: Quem sou eu?
Duração: 1 aula
Objetivo
– Identificar as características individuais que constituem a identidade.
– Refletir sobre como as relações sociais influenciam na constituição da identidade de cada pessoa.
Competências gerais da BNCC trabalhadas em Projeto de Vida
1. Conhecimento; 7. Argumentação; 8. Autoconhecimento e autocuidado.
Proposta de atividade sobre projeto de vida
Assista ao vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=rbg8NyUxCic em que a antropóloga Lilian Moritz Schwarcz discute como a identidade das pessoas se constrói e transforma em projeto de vida.
Converse com sua família sobre as ideias apresentadas no vídeo e em seguida responda às questões:
- Você concorda com a explicação da antropóloga sobre o modo como as pessoas constroem suas identidades? Justifique. Resposta pessoal.
- Quais aspectos você percebe terem influenciado na construção da sua identidade? É esperado que o estudante faça referência a experiências no âmbito familiar e social.
- Segundo a antropóloga, exercemos diversos papéis ao longo da vida e todos eles constituem quem somos. Quais papéis você exerce nas relações que estabelece com as pessoas? Resposta pessoal.
- Você acredita que a experiência do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 pode influenciar sua identidade de algum modo? Explique. Resposta pessoal.
Com essa atividade, discuta sobre o projeto de vida e as transformações através do ensino.
Itale Cericato
Psicóloga, mestre em Psicologia e doutora em Psicologia da Educação. É docente na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) onde orienta pesquisas no Programa de Pós-graduação em Educação que versam sobre a formação de professores e os processos de desenvolvimento e aprendizagem promovidos pela escola.
Foi professora da Educação Básica nas redes pública e particular de São Paulo.