MENU

Quais são as recomendações do PNLD para os Anos Iniciais?

28 de junho de 2022
E-docente

Ensinar os alunos do Ensino Fundamental requer energia, criatividade e paciência. Mas, além disso, é preciso seguir à risca as recomendações do PNLD para os Anos Iniciais.

Sabemos que você quer ser um professor que inspira seus alunos a se apaixonarem pelo aprendizado. E, para isso, há muitas ideias e maneiras de ensinar por meio de materiais e livros didáticos adequados.

Você quer ser o melhor que puder para que seus alunos também sejam os melhores.

Então, se quer saber como obter os melhores resultados como professor do Ensino Fundamental, seguindo as recomendações do PNLD para os Anos Iniciais, aproveite as sugestões a seguir para garantir a melhor experiência em sala de aula!

O que é o Programa Nacional do Livro e do Material Didático?

O que é o Programa Nacional do Livro e do Material Didático?

Na hora de escolher quais obras serão adotadas pelas escolas públicas de todo o país, o sistema de educação se apoia no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, conhecido pela sigla PNLD.

O edital do PNLD 2023 já está disponível para consulta e tem como objetivo convocar as instituições de ensino públicas a participar do processo de seleção de materiais e livros didáticos para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Uma das principais novidades dessa edição é que, pela primeira vez, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, fará a aquisição de livros digitais para os estudantes de todo o Brasil.

O PNLD é um programa do MEC que distribui, aproximadamente, 170 milhões de livros didáticos todos os anos para os alunos da rede pública de ensino. As escolas deverão fazer a seleção dos materiais e livros didáticos em 2022, mas receberão as obras em 2023. 

Quais são as recomendações do PNLD 2023?

Como dissemos, em 2023, o PNLD será destinado a seleção dos materiais e livros didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, para os professores e alunos do 1º ao 5º ano.

O PNLD é composto por quatro objetos com recomendações distintas. Se você quer saber um pouco mais sobre cada um deles, continue a leitura!

Objeto 1

No Objeto 1 do PNLD 2023, obras didáticas, cada obra poderá ser escolhida a partir de uma das seguintes categorias:

  • categoria 1, por área do conhecimento;
  • ou categoria 2, por componente curricular ou especialidade.

Objeto 2 

No Objeto 2 do PNLD 2023, obras didáticas, o Livro de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem e o Manual de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem, destinados, respectivamente, aos estudantes e aos professores, também poderão ser escolhidos a partir de uma das seguintes categorias:

  • categoria 1, como obra por área do conhecimento;
  • ou categoria 2, como obra por componente ou especialidade.

Objeto 3

No Objeto 3 do PNLD 2023, obras literárias, a seleção poderá ser feita da seguinte forma:

  • na categoria 1, com obras literárias do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental,
  • ou na categoria 2, com obras literárias do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Objeto 4

O Objeto 4 do PNLD 2023, obras pedagógicas, é destinado a professores e gestores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e disponibilizará os Recursos Educacionais Digitais. Ele pode ser classificado em duas categorias:

  • categoria 1, como obra pedagógica;
  • ou categoria 2, como Recursos Educacionais Digitais.


Apresentar cada vez mais inovações em relação à acessibilidade já era uma das preocupações do MEC, mas, especialmente após a pandemia mundial que obrigou as escolas a fecharem suas portas durante um longo período, a questão se tornou ainda mais relevante. Por isso, os conteúdos digitais são uma das principais novidades do PNLD 2023.

A adoção do HTML5 como formato padrão para os Recursos Educacionais Digitais é uma forma de atender a necessidade de manter o acesso à educação de qualidade por meio de aulas remotas ou híbridas, caso necessário.

Os conteúdos digitais serão interativos, terão formatos mais amigáveis e irão muito além do simples compartilhamento de arquivos fechados, como os PDFs, por exemplo.

O novo formato possibilita o uso dos materiais sem a necessidade de conexão à internet após o download, tornando o seu uso muito mais flexível – desde dispositivos móveis até projetores multimídia.

Sugestões para ensinar estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Sugestões para ensinar estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Seja entrando pela primeira vez em uma sala de aula, seja acumulando anos de experiência, é certo que a maior parte dos professores está sempre procurando novas maneiras de melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.

Desde lidar com questões comportamentais até aprimorar os planos de aula existentes, vamos compartilhar com você algumas estratégias eficazes para ensinar estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

1. Estruture suas aulas e transmita segurança

Como professor e como adulto que passou por vários anos de escolaridade, você provavelmente já está familiarizado com diferentes formas de aprender.

Mas como os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aprendem melhor? Uma das melhores maneiras de ensinar os estudantes dessa faixa etária é fazê-los se sentirem seguros, fornecendo estrutura para cada dia.

Sua sala de aula deve parecer um “caos organizado”. Em outras palavras, os alunos devem sentir que a sala de aula é seu lugar para aprender e devem ter alguma propriedade sobre o espaço.

Quando passarem pela porta, devem saber onde pendurar a mochila e quais materiais devem pegar primeiro. Eles devem estar acostumados a uma rotina, como saber quando terão intervalo e quando trabalharão em tarefas diferentes.

Deve haver algum nível de previsibilidade e estrutura para que eles possam ter a liberdade de explorar o aprendizado, sem que o espaço ou o dia pareçam confusos.

O mesmo vale para a configuração física, ou seja, passe as primeiras semanas solicitando aos alunos que tornem o espaço deles.

Dê a cada criança um trabalho ou tarefa em sala de aula e certifique-se de ensiná-los a fazê-lo corretamente para que eles se sintam bem-sucedidos. Promova sua independência, proporcionando um senso de organização.

Quando os alunos sentirem que têm estrutura na sala de aula, eles se sentirão mais seguros para ir à escola todos os dias. Você quer manter as coisas animadas e interessantes, mas também precisa estabelecer uma rotina para que os alunos se sintam responsáveis ​​pelo aprendizado.

2. Seja flexível! É a melhor maneira de ensinar os alunos

Lembre-se que, apesar da idade, você está trabalhando com um grupo de seres humanos e, por isso, esteja preparado para que eles tenham momentos de descanso.

Você pode ter alunos que chegam à escola bem descansados, alimentados e vestidos adequadamente e pode ter outros que você sabe que não teve uma refeição adequada e que enfrentam, antes mesmo do dia começar, mais obstáculos do que outros alunos experimentarão em toda a sua infância.

Seu trabalho é ensinar todos eles e atender suas necessidades da melhor maneira possível. Isso significa que, muitas vezes, você precisará ser flexível sobre suas expectativas para o dia.

Se a aula for particularmente interdisciplinar, você pode se beneficiar de levá-los para passear ao ar livre e talvez tenha que pensar rapidamente em como tornar o tempo ao ar livre relevante para seus padrões de ensino.

Você pode planejar uma aula e começar a ensinar, apenas para logo perceber que havia um conjunto de padrões que você deveria ter abordado de antemão e que seus alunos ainda não estão prontos para concluir esta atividade.

Considere também sua dinâmica de grupo na sala de aula, que pode mudar de minuto a minuto. O que acontece no recreio ou durante o almoço pode e vai chegar à sua sala de aula e, dependendo do que você está sentindo em relação aos alunos, você pode ter que ajustar seus planos.

Em uma escala mais ampla, lembre-se que seu trabalho também é ditado por eventos que você não pode controlar. A pandemia mundial nos ensinou que, às vezes, teremos que mudar todo o nosso currículo. Ensinar online também nos ensinou que há muitas maneiras de incorporar a tecnologia de forma ponderada. Aprenda a se sentir confortável com as mudanças e aprenda a encontrar diversão e emoção no desafio.

3. Utilize livros didáticos de qualidade como base 

Existem inúmeras opções de materiais e livros didáticos de qualidade que você pode utilizar como base para a aprendizagem dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e quase todos eles direcionarão sobre o que é necessário para este nível de ensino.

Mas o que é mais importante ensinar no contexto dos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Talvez uma das mais importantes aprendizagens, independentemente da idade, seja aprender a ser protagonista do próprio aprendizado e ter prazer na exploração, na busca por ele.

E uma ótima maneira de promover isso é por meio da aprendizagem baseada em projetos, em que os estudantes são desafiados a resolverem situações-problema, guiados pelas perguntas norteadoras das obras e materiais adotados. Esse processo empodera as crianças, desenvolvendo a desejada autonomia.

Dê tempo para que seus alunos explorem seus interesses. Mostre como explorar suas curiosidades e criar um conjunto de perguntas abertas. Dê a eles tempo para explorar como resolver problemas e criar soluções. Permita a flexibilidade de trabalharem de forma independente ou em grupos.

Há muitas maneiras de incorporar o aprendizado por meio de projetos baseados em materiais e livros didáticos de qualidade em sua sala de aula e este é um método comprovado para ensinar e atender às necessidades e aos interesses dos alunos.

A abordagem baseada em projetos é uma das melhores maneiras de ensinar os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a serem curiosos ao longo da vida e a se apaixonarem pela investigação, que são, afinal, nossos principais objetivos como professores.

4. Mantenha o seu interesse nos alunos

É uma responsabilidade muito grande receber a confiança dos responsáveis pelos alunos, dos outros educadores, dos gestores escolares e até mesmo da população em geral para fornecer um ambiente de aprendizado seguro, eficaz e que prepare as crianças para o futuro.

Você acolheu uma sala de aula e foi encarregado de garantir o aprendizado e o bem-estar de, provavelmente, dezenas de pequenos seres humanos de uma só vez.

Ao se preparar para o ano letivo, você provavelmente tem um milhão de ideias sobre temas que poderia ensinar e lições que poderiam envolver os alunos. Mas, como lida com pessoas e seu trabalho exige que você seja adaptável, parte do sucesso depende de fatores que não pode controlar.

Então, como um professor, especificamente aquele que trabalha com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode ser eficaz na sala de aula?

Seu trabalho é fazer com que os alunos se apaixonem pelo aprendizado. Mesmo que não consiga fazer com que eles cumpram todos os parâmetros dentro do prazo previsto ou desejado, você pode pelo menos criar um ambiente em que eles se sintam vistos, ouvidos e valorizados.

Conheça cada um de seus alunos e veja como você pode incorporar seus interesses no planejamento. Por exemplo, se um de seus alunos adora passar o tempo ao ar livre, leve a classe para um parque próximo da escola e dê a essa criança um papel de liderança durante um dia.

Algum de seus alunos adora games? Pergunte a ele sobre isso e veja se há uma maneira de estruturar uma aula para resolver o jogo ou pesquisar sua invenção.

De qualquer forma, se você tiver interesse genuíno em seus alunos, ganhará a confiança deles e, como resultado, será um professor mais eficaz.

5. Conecte-se com seus colegas de profissão

Há muita informação por aí sobre o que faz um bom educador do Ensino Fundamental. Lembre-se que existem milhares de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que estão dispostos a trocar ideias e conselhos.

Não hesite em entrar em contato com seus colegas, seja em seu próprio ambiente escolar ou não. Considere construir relações com professores de qualquer lugar do país, seja por meio da internet ou outros tipos de encontros.

Participe de fóruns e debates online com professores de todo o Ensino Fundamental ou até mesmo professores da sua série específica, onde seus colegas podem compartilhar ideias, dúvidas e conselhos.

Perceba que você não precisa saber sobre tudo e que ninguém espera que você seja perfeito. Como professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, use sua rede de contatos para garantir que você esteja incorporando as melhores práticas em sua sala de aula.

Não se esqueça de que há uma série de profissionais que passaram pelo que você está passando agora e que estão dispostos a ajudar. Vocês têm o mesmo objetivo, que é ensinar aos alunos e ajudá-los a se apaixonar pelo aprendizado.

6. Lembre-se por que você escolheu ser professor

Sabemos que, provavelmente, você começou a ensinar por dois motivos: você ama crianças e adora aprender.

O amor pelo aprendizado é uma das principais qualidades de um bom professor; por isso, procure se reconectar com o motivo pelo qual você adora aprender, por exemplo,  participando de conferências e workshops que o desafiam e o lembram por que você ama o processo.

As aulas podem não apenas melhorar seu currículo ou aumentar seu salário, mas também manter sua mente ativa e ajudá-lo a encontrar novos métodos para ensinar e manter as coisas interessantes na sala de aula.

Sem mencionar que passar tempo com adultos, seja em rede ou solucionando alguns dos desafios que você está enfrentando em sua própria escola, é saudável para o cérebro do professor.

Podemos concluir, então, que a curiosidade faz parte de um bom professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Saber por que você ensina e como deseja estruturar sua sala de aula também é essencial para o sucesso.

Além disso, saiba que você não precisa saber tudo e que seu objetivo principal é construir novos conhecimentos colaborativamente com as pessoas mais importantes de sua sala de aula: seus estudantes.

Compartilhar: