Projetos Integradores: o que são e qual o seu objetivo no PNLD
Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
Na educação, os projetos integradores são fundamentais para o trabalho pedagógico interdisciplinar e contextualizado. Por envolver teoria e prática, os projetos integradores auxiliam na formação dos estudantes para o mundo.
No PNLD 2020, serão distribuídas obras didáticas de projetos integradores para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. A novidade, que pretende trazer muitos benefícios para as instituições, pode deixar os profissionais da educação com algumas dúvidas.
Neste artigo, veja o que caracteriza uma obra didática de projetos integradores no Programa Nacional do Livro e do Material Didático e confira como funcionará a distribuição desses materiais.
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O que são os projetos integradores
As obras de projetos integradores buscam fazer com que a aprendizagem dos alunos seja dotada de significado. Elas estabelecem ligação entre os componentes curriculares e áreas do conhecimento, apresentando como os conteúdos são aplicáveis ao dia a dia. Assim, o principal objetivo do material é contextualizar o ensino para que ele faça sentido no imaginário dos estudantes.
O edital do PNLD 2020 destaca dezesseis funções dos projetos integradores. Entre elas, destacam-se alguns pontos:
Aplicação dos conceitos da BNCC
Os livros de projetos integradores distribuídos pelo PNLD apresentam formas de desenvolver as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Essas competências servem como uma orientação sobre o que o aluno deve aprender na escola, o que não se limita ao aprendizado de conteúdos.
As competências gerais aspiram contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável e inclusiva, logo, os projetos integradores demonstram como a escola pode contribuir para essa edificação social.
Ainda sobre a BNCC, os projetos integradores apresentam temas transversais e atividades que contribuem para a educação socioemocional. Os temas contemporâneos transversais, no contexto escolar, representam assuntos atuais que não pertencem a uma determinada área, mas atravessam todas elas.
Já o socioemocional diz respeito à formação do aluno para o século XXI, o que envolve o trabalho com suas emoções e características demandadas pelo mercado de trabalho atualmente.
Assim, partindo das aplicações desses aspectos, as obras funcionam como uma forma de promover a implementação da BNCC nas instituições de ensino públicas brasileiras.
Atividades instigantes e desafiadoras
Uma outra característica das obras de projetos integradores envolve o estímulo para os alunos. O sucesso da relação de ensino-aprendizagem depende da vontade que o estudante sente em aprender, portanto, as atividades do projeto integrador propõem situações que exigem dele a utilização de diferentes habilidades.
Os problemas e questões trazidos pelos projetos integradores são desafiadores e exigem do aluno mais do que atenção. A partir deles, os estudantes desenvolvem sua criatividade e descobrem meios para a resolução de problemas diversos. Por apresentar práticas contextualizadas, essas obras destacam o sentido social da educação, além dos propósitos didáticos e comunicativos.
Proposta de intervenção
De acordo com o edital do PNLD, os projetos integradores devem:
Ter um produto final, preferencialmente coletivo e de relevância para a comunidade local, que possa ser apresentado a um público real, preferencialmente externo à escola.
Sendo assim, a conclusão das atividades da obra envolve uma apresentação, uma intervenção artística ou até mesmo a produção de um livro, um relatório de pesquisa ou um evento. Há, portanto, um envolvimento com a pesquisa e a propagação de ideias além dos muros da escola. As atividades, ainda, privilegiam o uso de tecnologias da informação.
Acesse a obra: Caminhar e Construir – Projeto de Vida.
Composição e distribuição dos projetos integradores
Os projetos integradores estão distribuídos em 2 volumes: um para o 6º e 7º anos e outro para o 8º e 9º anos. O material é composto pelo livro do estudante e manual do professor impressos. As obras podem ou não ter material digital.
Essas obras serão escolhidas pela escola no mesmo período de seleção dos materiais disciplinares. Segundo o FNDE, a escolha será realizada oficialmente pelas escolas em setembro de 2019. Assim como as demais obras, o tempo de utilização dos projetos integradores na escola é de 4 anos consecutivos.
Cada livro do projeto integrador apresenta 8 — ou mais — projetos, sendo 4 para cada ano de ensino. O tempo máximo para cada uma das ações é de um bimestre. Sendo assim, somam-se 16 projetos para os anos finais do Ensino Fundamental. Na questão da organização, os projetos apresentam título, justificativa, objetivos e habilidades da BNCC a serem desenvolvidas.
Além disso, é exposto quais são os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto e uma proposta de avaliação das aprendizagens.
O manual do professor é de fácil compreensão, sendo útil para professores que já possuem destreza com a elaboração de projetos e para aqueles que nunca trabalharam com essa metodologia. Cada projeto sugere qual a posição do professor, auxiliando esses profissionais no desenvolvimento das atividades.
Conheça projetos integradores aprovados no PNLD
Os projetos integradores são obras que pretendem complementar o ensino dos alunos de modo a alinhá-lo a direcionamentos da Base. Essas obras buscam auxiliar a escola no desenvolvimento das 10 competências gerais.
Abaixo, veja um rápido resumo de 2 coleções de projetos integradores aprovados no PNLD 2020 e veja qual é a mais adequada para a sua instituição.
Acesse as obras de Ensino Médio do PNLD 2021, que estão dividas em duas categorias: Objeto 1 e Objeto 2.
Importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar
A interdisciplinaridade propõe uma interação entre aluno, professor e cotidiano. Quando promovida, a mesclagem mantém a individualidade das disciplinas e potencializa a união de temas e ciências. Há, portanto, um trabalho com diversas linguagens fundamentais para o desenvolvimento de conhecimentos.
De acordo com a Doutora em Educação Marli Dallagnol Frison, “o professor tem o papel explícito de intervir e provocar nos alunos avanços que não correriam espontaneamente”. Nesse sentido, as atividades interdisciplinares são excelentes oportunidades de inovação no contexto escolar.
Assim, os alunos são expostos a situações propícias para a constituição de novos saberes, que envolvem habilidades e competências complicadas de se desenvolver em uma aula comum.
Os projetos integradores funcionam como uma ação interdisciplinar na escola. Por meio da realização de projetos e da exposição a temas transversais, os professores de diferentes componentes curriculares podem agir juntos para formar alunos mais experientes em ações práticas e familiarizados com a pesquisa.
Conclusão
O PNLD 2020 distribuirá, além de obras disciplinares e literárias, obras de projetos integradores. Esses materiais procuram encadear conhecimentos de diversos componentes curriculares e áreas do conhecimento. A partir da combinação, a conexão entre conteúdos e situações cotidianas é promovida.
É ideal que os projetos integradores escolhidos pela escola dialoguem com os princípios e valores da instituição. Há várias análises e critérios a serem considerados pelos professores, coordenadores e diretores no momento de escolher o material didático a ser utilizado em sala de aula.
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PNLD 2021: Confira as obras aprovadas para o Ensino Médio e faça o download dos materiais!