Quais os principais desafios do coordenador no Ensino Fundamental 2?
Qual é o verdadeiro papel e principais desafios do coordenador pedagógico na realidade escolar? Muitas escolas enxergam a coordenação pedagógica como uma área coringa na instituição, que está ali tanto para auxiliar professores em suas práticas pedagógicas quanto para lidar com indisciplina de aluno.
Mas isso é um reducionismo severo sobre a importância do coordenador pedagógico nas instituições de ensino.
O coordenador pedagógico possui uma série de desafios, que vão desde a atuação na formação continuada de professores até a organização de reuniões e escolha das ferramentas e materiais didáticos.
Esses desafios ficam ainda maiores quando falamos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, etapa da Educação Básica em que tanto alunos quanto professores precisam lidar com grandes mudanças.
Neste artigo, vamos abordar alguns desses desafios e apresentar o verdadeiro papel da coordenação pedagógica na escola, com foco na sua atuação no Ensino Fundamental 2.
O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar
O principal papel do coordenador pedagógico é a aprendizagem dos alunos de forma adequada. Para isso, Silvana Tamassia, mestre em Educação pela PUC-SP, diz que a rotina do coordenador pedagógico deve incluir, de modo geral, o planejamento e a condução das reuniões pedagógicas.
Deve, ainda, acompanhar as ações pedagógicas dos professores em sala de aula por meio de observações planejadas, bem como o resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.
A grande questão é que a maior parte da agenda diária do coordenador é tomada, principalmente, para gerenciar as dificuldades do dia a dia.
Fica claro, portanto, que é papel do coordenador pedagógico atuar na formação continuada dos professores, para que possam refletir e integrar continuamente a teoria de suas disciplinas à prática docente em sala de aula.
Além dessas atividades, o coordenador pedagógico possui outras atribuições dentro das escolas, como valorizar e garantir a participação ativa dos professores, organizar e escolher os materiais necessários ao processo de ensino-aprendizagem, promover práticas inovadoras de ensino, incentivar a utilização de tecnologias educacionais e informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos.
Desafios do coordenador pedagógico no Ensino Fundamental 2
Ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o coordenador pedagógico enfrenta desafios sobretudo na organização do seu tempo. No dia a dia escolar, é fundamental garantir o maior foco nas práticas pedagógicas para assegurar as condições ideais de aprendizagem dos alunos.
Outro desafio enfrentado é a mudança na estrutura curricular, que impõe uma série de dificuldades que o coordenador terá que lidar, tanto com professores como com alunos.
Desafios com os professores
O primeiro desafio com os professores nos Anos Finais do Ensino Fundamental é a articulação necessária para que os docentes de cada turma, agora especialistas em suas áreas, mantenham o alinhamento entre as práticas pedagógicas e os temas trabalhados.
A participação ativa dos professores nas formações e reuniões pedagógicas é fundamental para solucionar esse desafio pois, nesse momento, todos poderão expor os problemas enfrentados e sugerir as melhores saídas. Nesse caso, o papel do coordenador pedagógico é manter o engajamento dos professores, conciliando agendas e interesses.
Ainda com os professores dessa etapa há outro desafio a ser superado: lidar uma possível resistência. Como no Ensino Fundamental 2 os professores são especialistas e o coordenador pedagógico possui um conhecimento mais generalista, pode ser difícil que a equipe docente aceite a supervisão e a orientação de alguém que não tem a mesma especialização que a sua.
Para vencer esse desafio, o coordenador pedagógico deve se posicionar como um aliado na oferta de ferramentas didáticas que vão facilitar o trabalho dos professores, não como alguém que irá ensinar conteúdos a eles.
De qualquer forma, o coordenador deve sempre buscar mais conhecimento sobre as diferentes áreas e entender os conteúdos que vão ser ministrados, os termos e os temas transversais a fim de ajudar de forma efetiva cada professor.
Com esse conhecimento, o coordenador saberá qual a melhor abordagem e linguagem para dialogar com cada professor e envolve-los nas reuniões e formações pedagógicas.
Desafios com os alunos
O acompanhamento mais próximo junto aos alunos para que consigam fazer uma boa transição dos Anos Iniciais para os Finais é outro desafio.
É importante que o coordenador pedagógico compreenda bem o perfil do aluno que recebe atendimento no Ensino Fundamental 2 e as mudanças pelas quais irá passar ao longo dessa etapa.
Além da transição de etapa e da adaptação à nova estrutura curricular, os alunos estão passando por importantes transformações biológicas e psicológicas.
Lidar com todas as questões que surgem a partir disso é um desafio gigante para o coordenador pedagógico, já que o professor não conseguirá acompanhar todos os alunos individualmente.
Para superar esse desafio, o coordenador pedagógico deve atuar de modo a estreitar a relação aluno-professor, criando um ambiente de confiança entre esses dois atores.
Para isso, é importante inserir o tema nas capacitações pedagógicas e prever ações extracurriculares de apoio aos alunos com a ajuda dos professores.
Conclusão
Podemos perceber que as funções principais do coordenador pedagógico passam por três grandes desafios: trabalhar a formação e capacitação continuada de professores para promover uma integração teórico-prática, promover a transformação da realidade escolar e das práticas pedagógicas e garantir a articulação e acompanhamento dos diversos atores que compõem o ambiente escolar.
Essas funções, assim como todas as demais atribuições do coordenador pedagógico, têm o objetivo de garantir as condições ideais de aprendizagem dos alunos, que vão receber aferimento nas avaliações internas e externas.
Para isso, o desafio é superar todos os desafios mencionados.
Um bom começo é repensar a rotina do coordenador pedagógico para que atividades realmente importantes tenham maior relevância, como as reuniões e capacitações pedagógicas, o atendimento individual aos professores, o acompanhamento da evolução dos alunos e o planejamento e acompanhamento da execução das ações previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP).
Além disso, o coordenador escolar também deve atuar junto aos professores e à direção na escolha do livro didático.
Esse é um momento fundamental para toda a equipe escolar e por isso deve ser pensado e conduzido com cuidado, a fim de que todo o processo seja harmônico e democrático. Preparamos um e-book em que discutimos como a coordenação e a direção podem ajudar na escolha do livro: