PNLD Literário 2020: Tudo sobre o programa

27 de julho, 2020 - Por e-docente

Compartilhar

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione. Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é responsável pela aquisição e distribuição de materiais para as escolas públicas brasileiras. Parte do programa, o PNLD Literário envolve a entrega de obras literárias para composição do acervo literário da sala de aula.

Neste artigo, confira os detalhes do PNLD Literário e compreenda o andamento do Programa para 2020.

Distribuição de obras literárias pelo PNLD

O livro literário, quando presente em ambiente escolar, representa um recurso importantíssimo para a prática de leitura, sobretudo literária. Esse material possibilita a ampliação do capital cultural dos estudantes, que, por meio dos livros, ampliam seus repertórios. Quando se trata do ensino de Literatura, o contato com diferentes pontos de vista é unido à transformação, o que faz com que os alunos compreendam o mundo de múltiplas formas.

O PNLD, antes atribuído a Programa Nacional do Livro Didático, sempre objetivou a distribuição de livros didáticos para as escolas de Educação Básica da rede pública. Porém, pela expansão do universo escolar promovido pela Literatura, o Programa passou a distribuir livros literários. Essas obras passaram a ser distribuídas a partir da edição do ano de 2018, quando a sigla passou a significar Programa Nacional do Livro e do Material Didático.

Os alunos de escola pública, portanto, passam a receber obras literárias que compõem os materiais didáticos escolares, junto às obras didáticas. A partir dessa distribuição, os livros literários em ambiente escolar não são limitados apenas à biblioteca. Uma outra questão envolve o fácil acesso aos livros, uma vez que os estudantes têm o livro a disposição o ano inteiro, além da possibilidade de incluir suas famílias na prática de leitura.

Quer conferir alguns direcionamentos para utilizar o livro didático de forma mais efetiva em sala de aula? Baixe nosso material gratuito e veja formas de planejar a aula com base em aspectos do recurso didático.

A escolha das obras literárias no PNLD 2020

A escolha das obras de Literatura do PNLD Literário 2020 será baseada na análise feita pelas escolas a partir das informações disponibilizadas no Guia Digital do PNLD e pelas editoras. Devem ser selecionadas as obras literárias que melhor dialogam com os propósitos educacionais da escola, além da relação com as informações contidas no Projeto Político Pedagógico da instituição.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), um dos órgãos responsáveis pelo PNLD, apresentará algumas informações uteis para a etapa de análise e seleção. Estarão disponíveis para os profissionais da educação:

  • Resenha das obras, para contextualização do livro literário;
  • Critérios da avaliação pedagógica, garantindo a transparência do Programa;
  • Modelos de fichas de análise, para nortear os responsáveis pela avaliação;
  • Acesso integral ao livro literário, para que a escola veja o material por completo.

PNLD Literário – conheça o edital 2020

O PNLD Literário de 2020 distribuirá obras literárias para as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, isto é, 6º, 7º, 8º e 9º anos. Para cada ano, serão escolhidas duas obras literárias diferentes. Logo, se ofertados os quatro anos, a escola receberá oito títulos diferentes ao todo.

Assim como as obras disciplinares, as obras literárias serão utilizadas por 4 anos consecutivos. O aluno, portanto, deve devolver o livro no final do ano letivo.

De acordo com as informações do Edital, “as obras literárias serão compostas pelo livro impresso e manual do professor, este último composto pelo livro impresso e material digital”. O professor receberá, além do livro impresso, o material digital com alguns recursos para o trabalho com a obra em sala e propostas interdisciplinares.

O Edital, ainda, apresenta algumas características especificas das obras:

  • Idioma da obra (que pode ser tanto escrito em língua portuguesa quanto língua inglesa);
  • Categoria;
  • Tema;
  • Gênero literário.

A seguir, veja detalhes acerca de cada uma dessas características e entenda a divisão proposta pelo PNLD 2020.

As categorias das obras literárias do PNLD

Há dois tipos de categoria: Categoria 1 e Categoria 2. A primeira diz respeito às obras literárias voltadas para os estudantes do 6º e 7º anos, enquanto a segunda representa as obras mais apropriadas para 8º e 9º anos.

Essa divisão proposta pelo Programa envolve a adequação da linguagem e das temáticas dos livros literários distribuídos para as escolas. Os temas e as divisões entre os anos contribuem para desenvolvimento do aluno enquanto leitor. De acordo com o teórico literário Rildo Cosson,

[…] a diversidade é fundamental quando se compreende que o leitor não nasce feito ou que o simples fato de saber ler não transforma o indivíduo em leitor maduro. Ao contrário, crescemos como leitores quando somos desafiados por leituras progressivamente mais complexas. Portanto, é papel do professor partir daquilo que o aluno já conhece para aquilo que ele desconhece, a fim de se proporcionar o crescimento do leitor por meio da ampliação dos seus horizontes de leitura.

Temas propostos pelo PNLD

O PNLD, em seu edital, apresenta algumas sugestões dos livros a serem escolhidos pelas escolas:

Temas da Categoria 1 (6º e 7º anos)

  • Autoconhecimento, sentimentos e emoções;
  • Família, amigos e escola;
  • O mundo natural e social;
  • Encontros com a diferença;
  • Diálogos com a história e a filosofia;
  • Aventura, mistério e fantasia.

Temas da Categoria 2 (8º e 9º anos)

  • Cultura digital no cotidiano do adolescente;
  • Conflitos da adolescência;
  • Encontros com a diferença;
  • Sociedade, política e cidadania;
  • Diálogos com a história e a filosofia;
  • Ficção científica, mistério e fantasia.

Válido pontuar que esses temas são as sugestões apresentadas pelo PNLD, logo, há livros literários que representam outros temas.

As obras literárias aprovadas motivam “a leitura e a exploração artística dos temas, bem como o potencial para ampliar as referências estéticas, culturais e éticas do leitor”. Assim como as obras disciplinares, na avaliação pedagógica dos livros de Literatura, foram desconsideradas obras que apresentavam qualquer tipo de preconceito, estereótipos ou discriminação de ordem racial, regional, social, sexual e de gênero.

Consonância dos livros literários com a BNCC

As obras literárias são recursos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas instituições públicas. Considerando os elementos da Base, o livro literário permite, sobretudo, a prática de Leitura para os anos finais dos respectivos idiomas.

Adentrando-se mais nos elementos da BNCC, o documento prevê que, nos anos finais do Ensino Médio, sejam formados leitores-fruidores. Esses leitores são caracterizados pela capacidade de analisar o mundo e suas relações com criticidade, o que está diretamente ligado com o exercício da cidadania e desenvolvimento socioemocional.

A BNCC ainda apregoa a importância de o estudante entrar em contato com múltiplos gêneros, estilos, autores e autoras. Em relação aos elementos locais e temporais, as obras literárias trabalhadas na escola devem ser variadas. Portanto, é ideal que o aluno leia livros literários contemporâneos, de outras épocas e de outros países.

O Manual do Professor da obra literária apresenta os elementos da BNCC promovidos pelo livro e por suas atividades com maior clareza.

Conclusão

O PNLD Literário surgiu da importância da leitura em sala de aula. Para expandir o universo literário dos estudantes e permitir aulas de Literatura mais complexas, o PNLD passa a distribuir obras literárias para os alunos.

Na edição de 2020, o PNLD Literário distribuirá obras literárias para os anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras. Cada escola seleciona duas obras literárias para cada ano do segmento que oferta. As obras chegarão nas instituições em 2020 e serão utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa até 2023, porém a escola pode desenvolver atividades interdisciplinares.

A inserção do adolescente na cultura letrada permite a reflexão do aluno quanto a si próprio, aos outros e ao mundo como um todo. O contato com a diversidade humana ainda contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o que marca o potencial da Literatura na contemporaneidade.

Assim como o livro didático das disciplinas, o livro literário distribuído pelo PNLD 2020 será de relevante aplicação dos conceitos da BNCC dentro das escolas. Quer conferir outras formas de inserir a Base na sala de aula? Baixe nosso e-book gratuito e confira propostas de implementação da BNCC.

cta-como-trazer-a-bncc-para-a-sala-de-aula

Compartilhar


Deixe seu comentário