A obra traz assuntos pertinentes ao universo da Dança e dos processos educativos nessa linguagem, explicita abordagens teórico-metodológicas, propõe questões para fomentar a reflexão sobre as abordagens utilizadas em sala de aula e a constante reelaboração de projetos pessoais de vida, além de sugestões de experiências práticas acompanhadas de reflexão.
Podem ser encontrados, neste livro, conceitos e elementos considerados fundamentais para a aprendizagem da Dança, bem como possibilidades e procedimentos que podem ser desenvolvidos com os alunos de maneira dialógica. Há, ainda, a contextualização dos processos educativos em Dança no Brasil, incluindo seus aspectos históricos, sociais, culturais, estéticos, entre outros.
A obra propõe, de modo geral, a compreensão da Dança como área do conhecimento, de modo a considerar sua pluralidade, seus processos formativos e os aspectos particulares de sua relação com o mundo do trabalho, bem como a reflexão sobre discursos e práticas docentes nos processos educativos em Dança.