Ápis - Matemática

Ensino fundamental 1 - Manual do Professor 3º ano | Matemática ● 248 páginas

Sobre a obra:

Informações Livro

Esta coleção incorpora recentes avanços dos estudos e pesquisas em Educação matemática, que inclui o estudo da aprendizagem e do ensino de Matemática. Baseia-se no ensino espiral, segundo o qual um conceito é retomado várias vezes e vai sendo ampliado e aprofundado no mesmo volume ou nos subsequentes. Em cada volume, as atividades e os problemas sempre retomam os assuntos estudados em Unidades anteriores, fazendo uma revisão contínua, por meio da seção Vamos ver de novo?. Os conceitos são, em geral, desencadeados a partir de uma situação-problema. O uso da tecnologia da informação, como calculadoras, também é indicado em várias atividades. As atividades, os desafios, os boxes e as várias seções visam estimular a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas. 

A articulação entre as cinco Unidades temáticas da Matemática – Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística – é uma recomendação dos documentos oficiais, como os PCN e a BNCC. Eles recomendam que se abordem, de modo equilibrado, as cinco Unidades temáticas, buscando uma articulação interna entre os conteúdos de cada uma e de todas elas entre si, bem como a articulação externa entre conteúdos matemáticos e as diversas áreas do conhecimento. Esta coleção procura promover a integração entre as cinco Unidades temáticas, considerando que os conhecimentos dos alunos não estão classificados em campos (numéricos, geométricos, métricos, etc.), mas sim interligados.

Destaques da obra

Mantém as características já consagradas da obra, com destaque para a Resolução de problemas como fio condutor, na qual o autor é Mestre.

Principais impactos com a BNCC

A obra contempla todos os conteúdos preconizados pela BNCC, além de conteúdos adicionais já aprovados pelos professores adotantes.

Manual do Professor

O Manual do Professor impresso apresenta em sua parte inicial orientações gerais (princípios gerais, fundamentos teóricos, avaliação, estrutura geral da coleção, referências para o aprofundamento do professor, indicações para os alunos e bibliografia) e orientações específicas. Na parte em “U” traz comentários, orientações e objetivos de cada Unidade, habilidades da BNCC abordadas na Unidade, comentários e orientações sobre conteúdos, seções, atividades e boxes, sugestões de atividades e sugestões e resenhas de livros indicados para os alunos. O Manual do Professor digital amplia e complementa o impresso.

Capítulos:

  • Matemática - O mundo da Matemática
  • Matemática - Eu e a Matemática
  • Matemática - Unidade 1 - Números até 1000
  • Matemática - Unidade 2 - Geometria
  • Matemática - Unidade 3 - Adição e subtração
  • Matemática - Unidade 4 - Grandezas e medidas: tempo e dinheiro
  • Matemática - Unidade 5 - Multiplicação
  • Matemática - Unidade 6 - Divisão
  • Matemática - Unidade 7 - Grandezas e medidas: comprimento; massa e capacidade
  • Matemática - Unidade 8 - Números maiores do que 1000

Sobre o(a) Autor(a)

Luiz Roberto Dante

Livre-docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-SP), campus de Rio Claro Doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) Licenciado em Matemática pela Unesp-SP, Rio Claro Pesquisador em Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Unesp-SP, Rio Claro Ex-professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na rede pública de ensino Autor de várias obras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio