Território e sociedade no mundo globalizado

Ensino médio - Volume 2 | Geografia ● 384 páginas

Sobre a obra:

Informações Livro

Apresenta os conteúdos por meio de múltiplas linguagens, com destaque para os textos de circulação social, promovendo assim reflexões a partir de diferentes perspectivas  e aproximando-se do universo do aluno. Propõe uma sequência clássica dos conteúdos abordando temas atuais.

Destaques da obra

- A obra utiliza recursos diversos e múltiplas linguagens que ampliam a capacidade interpretativa dos estudantes: textos jornalísticos e teóricos, histórias em quadrinhos, charges, letras de músicas, poemas, obras de arte, mapas e gráficos, além do texto autoral, o que dá uma rejuvenescida na obra.

- Trabalho destacado com a linguagem cartográfica, especialmente na seção Olho no espaço.

- Explora discussões atuais com abordagem equilibrada, abordando temas como diversidade cultural e etnocentrismo, consumismo, o papel da publicidade e dos meios de comunicação hoje, questão indígena, políticas afirmativas, nacionalismo na atualidade, conflitos étnicos, terrorismo e suas vertentes, xenofobia, planejamento urbano, migrações, questão dos refugiados, crise hídrica, questões ambientais, igualdade de direitos, entre outros.

- Traz propostas interdisciplinares (seção Conexão) e de formação cidadã (Agentes da sociedade).

Enem/Vestibulares

- Seção Compreensão e análise 1 e 2: Finaliza cada parte do capítulo com um conjunto de atividades variadas, incluindo algumas questões de Enem e dos principais vestibulares.

- Seção Respostas de Enem e vestibulares: respostas das questões de Enem e vestibulares que aparecem ao longo do livro, sempre acompanhadas de comentários, o que auxilia na compreensão da resolução das questões.

Manual do Professor

- Nas orientações específicas de cada volume, há informações sobre a utilização dos livros, com síntese de cada unidade e capítulo, assim como seus objetivos, atividades e textos complementares, sugestões de livros, sites e filmes, e respostas e comentários referentes às atividades propostas na seção Compreensão e análise.

- No início de cada unidade há um quadro com o mapeamento das atividades interdisciplinares apontando as disciplinas envolvidas e as principais conexões exploradas.

- Ao final de cada unidade, o item Leituras complementares para o professor apresenta textos acadêmicos de importantes autores da Geografia e da Educação, abordando diversos temas como a formação do professor de Geografia, a interdisciplinaridade, a transversalidade, o ensino de Geografia e a diversidade, além de textos jornalísticos e de atualização de temas relevantes abordados ao longo da obra.

Capítulos:

  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 1 - Mundo na Guerra Fria
  • Geografia - Unidade 1 - Capítulo 2 - Grandes atores da geopolítica no mundo atual
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 3 - Globalização e redes da economia mundial
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 4 - Globalização; comércio mundial e blocos econômicos
  • Geografia - Unidade 2 - Capítulo 5 - Questões do desenvolvimento e Brasil no mundo globalizado
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 6 - Transportes
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 7 - Energia no mundo atual
  • Geografia - Unidade 3 - Capítulo 8 - Energias alternativas e questão energética no Brasil
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 9 - Indústria no mundo atual
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 10 - Indústria no Brasil
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 11 - Agropecuária no mundo atual e as políticas agrícolas nos países desenvolvidos
  • Geografia - Unidade 4 - Capítulo 12 - Espaço agrário no mundo em desenvolvimento e no Brasil

Sobre o(a) Autor(a)

Elian Alabi Lucci

Bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor em escolas particulares do estado de São Paulo; Diretor da Associação dos Geógrafos Brasileiros; (AGB) – seção local Bauru-SP

Anselmo Lazaro Branco

Licenciado em Geografia pelas Faculdades Associadas Ipiranga (FAI-SP); Professor em escolas particulares do estado de São Paulo; Ex-professor da rede estadual de ensino de São Paulo

Cláudio Mendonça

Bacharel e licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professor em escolas particulares.