Veredas da Palavra

Ensino médio - Volume 3 | Língua Portuguesa ● 416 páginas

Sobre a obra:

Informações Livro

Organização clássica dos eixos- trabalhados de forma separada- com foco na formação do leitor literário, em textos africanos, afro-brasileiros e de temática indígena.

Destaques da obra

- O livro apresenta uma grande quantidade e diversidade de textos literários, incluindo textos africanos, afro-brasileiros e de temática indígena, que são abordados de maneira bastante contextualizada e de fácil compreensão.

- Trabalha com a formação de alunos que estabelecem suas próprias redes de relações, criando, fazendo analogias, comparando informações e analisando dados.

- Ênfase na formação do leitor literário – no volume do primeiro ano, há capítulos específicos para isso, como “Literatura em diálogo”, “Leitura de Poemas”, “Leitura de Narrativas ficcionais”.

- Esta obra insere-se numa perspectiva sociointeracionista e discursiva de trabalho com a linguagem.

Enem/Vestibulares

O livro apresenta questões e atividades de autoria própria e algumas retiradas de vestibulares e Enem.

Manual do Professor

O livro apresenta questões e atividades de autoria própria e algumas retiradas de vestibulares e Enem.

Capítulos:

  • Português - Unidade 1 - Capítulo 1 - Parnasianismo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 2 - Simbolismo
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 3 - Vanguardas europeias e Modernismo português
  • Português - Unidade 1 - Capítulo 4 - Produção de texto: seminário
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 5 - Literatura brasileira do início do século XX
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 6 - A Semana de 22 e a primeira geração modernista
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 7 - Concordância nominal e verbal
  • Português - Unidade 2 - Capítulo 8 - Produção de texto: conto
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 9 - Segunda geração modernista: a poesia de 1930
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 10 - Segunda geração modernista: o romance social de 1930
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 11 - Regência verbal; regência nominal e crase
  • Português - Unidade 3 - Capítulo 12 - Produção de texto: currículo
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 13 - A literatura brasileira e a formação das literaturas africanas de língua portuguesa
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 14 - Prosa e poesia do pós-guerra
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 15 - Período composto por coordenação
  • Português - Unidade 4 - Capítulo 16 - Produção de texto: ensaio
  • Português - Unidade 5 - Capítulo 17 - Caminhos da poesia contemporânea em língua portuguesa
  • Português - Unidade 5 - Capítulo 18 - Caminhos da ficção contemporânea em língua portuguesa
  • Português - Unidade 5 - Capítulo 19 - Período composto por subordinação
  • Português - Unidade 5 - Capítulo 20 - Produção de texto: dissertação escolar

Sobre o(a) Autor(a)

Roberta Hernandes

- Bacharela e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) - Mestra e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) - Professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino

Vima Lia Martin

Licenciada, bacharela e mestra em Letras. Doutora em Letras (área de concentração em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Por dez anos, foi professora de Língua Portuguesa na Educação Básica. Atualmente é professora do curso de Letras da USP.