A obra Crescer é perigoso narra a história de um adolescente de 16 anos no Ensino Médio por meio da escrita de um diário, o que promove a oportunidade de os estudantes desenvolverem uma visão de mundo que lhes é próxima, mas difícil de compartilhar, pois também é íntima e pode causar desconforto.
Sendo assim, eles podem, pela narrativa de Gustavo, o protagonista, se colocar nas situações narradas e (re)elaborar a própria realidade. Por isso, temas delicados como bullying ou cyberbullying podem ser explorados, a partir de uma possível identificação, principalmente, por aqueles estudantes que apresentem uma personalidade que não condiz com o que uma sociedade do espetáculo espera (mais tímida, introspectiva, por exemplo).
Por outro lado, estudantes mais extrovertidos ou que cometem violências podem, por empatia e a partir da discussão em sala, reverem suas atitudes.
A obra também acompanha Material Digital do Professor, que, além de estar afinado às recomendações da BNCC e indicar quais são as habilidades e competências que estão sendo exploradas, apresenta uma série de atividades para condução do pré-leitura, da leitura e do pós-leitura e para aprofundamento dos assuntos abordados no livro, como configurações familiares e costumes diversos, anseios quanto à aparência física, uso de drogas, estigmas quanto a culturas de outros lugares, como as do Leste Asiático, amor e sexualidade e preconceito com afrodescendentes e outros grupos étnico-raciais.
Ainda é possível refletir sobre o diário e outros gêneros textuais que com ele se associam, como aqueles em que é preciso falar de si, demonstrar fragilidades etc., como uma consulta com o profissional de saúde física e/ou mental.