O livro Contos da infância e da adolescência, do autor mineiro Luiz Vilela, um dos mais importantes escritores brasileiros de sua geração, reúne treze contos escritos no final dos anos 1960 e início da década de 1970, que têm como ponto central o ser humano, com seus sentimentos e seu cotidiano retratados com simplicidade, intimismo e sensibilidade.
O texto, fluente, leva em si o rigor da escrita de Vilela, capaz de refletir a alma dos personagens, que podem ser crianças, velhos, bichos e até a morte. O vigor dos diálogos, com uma espontaneidade cuidadosamente criada, é outro ponto forte presente em alguns dos contos do livro.
O trabalho apresentado no Material Digital do Professor que acompanha a obra vai além da aprendizagem em Língua Portuguesa, podendo se estender para outros componentes curriculares, como Biologia, História, Geografia e Arte, mostrando que a literatura perpassa tudo o que nos envolve e nos move.
Nesse intento, as atividades e sugestões complementares residem na exploração de objetos de conhecimento desses componentes a partir de alguns contos específicos, como a legislação e a preservação de aves que são criadas em cativeiro, como a exploração do tabaco e dos efeitos do tabagismo, como a doença de Chagas etc.
Além disso, são trabalhados os aspectos constitutivos do gênero conto, as expectativas de leitura, a representação imagética e sonora dos contos, o uso produtivo da adjetivação, entre outros, mas também em atenção às temáticas que são abordadas, como as inquietações da infância e da adolescência.