Em A outra face – História de uma garota afegã, da escritora canadense Deborah Ellis, são abordados temas fundamentais para a construção de um mundo melhor neste milênio, especialmente para crianças e jovens.
O interesse em dialogar com esse público pode explicar a opção pelo gênero literário novela, texto de extensão média, ideal para leitoras e leitores em formação, sobretudo porque concentra espaços e ações.
Estas, em geral, são desenvolvidas em ordem linear, ou seja, obedecendo a uma lógica similar ao tempo vivido, como um dia após o outro, ou a evolução da idade dos personagens.
As potencialidades de mediação dessa leitura são exploradas no Material Digital do Professor por meio do qual são apresentadas atividades discriminadas em três etapas distintas – pré-leitura, leitura e pós-leitura –, que objetivam, dentre outros aspectos, mobilizar e ampliar o repertório sociocultural da turma, estimular a pesquisa sobre costumes e culturas diferentes e a consequente análise dos achados, realizar considerações sobre gêneros literários, como o diário e a biografia (em diálogo com Malala e Anne Frank), salientar as inter-relações com a história em quadrinho (no caso, de Persépolis, que também se passa em contexto afegão e é protagonizado por uma jovem), com a música (como o disco As mil e uma aldeias, do cantor de origem libanesa, João Bosco, que nos apresenta músicas que enfatizam a origem e a cultura do Oriente Médio) e com a produção audiovisual (como é o caso da adaptação de A outra face para a animação A ganha-pão, de 2017).
Ainda é possível contar com atividades de aprofundamento e com sugestões de referências para tornar o trabalho pedagógico ainda mais rico.