A Política Nacional de Alfabetização (PNA) estabelece a Numeracia como a habilidade de aplicar o conhecimento dos números e suas relações aos usos práticos do dia a dia, em diferentes situações comunicativas. Sendo assim, a Numeracia evidencia o domínio das habilidades matemáticas as quais os estudantes necessitam para relacionarem-se com o mundo.

Pesquisadores como Ubiratan D’Ambrosio (no Brasil), Vince Geiger (na Austrália), João Pedro da Ponte (em Portugal) e Lynn Steen (nos EUA) embasam discussões e investigam cientificamente o termo “Numeracia”, suas acepções a partir de diferentes perspectivas de estudo e a relação com a didática da matemática para a compreensão didático-pedagógica dessa forma de estruturação do trabalho com a área do conhecimento da matemática pelas famílias e os sistemas de ensino.

O que é numeracia?

Em sentido estrito, a Numeracia é o conjunto dos conhecimentos tácitos dos números. E, tendo relação com o desenvolvimento dos estudantes, suas etapas de aprendizagem de conceitos e fatos que o cérebro consegue processar sobre números.

Quais são os quatro aspectos da numeracia?

De acordo com os estudos das Neurociências, para a aprendizagem da Numeracia são requeridos dos estudantes quatro aspectos neurocognitivos em funcionamento. Elas são as bases para a aprendizagem da matemática: consciência numérica, linguagem numérica, funções executivas e espacialidade.

Consciência numérica

A consciência numérica é a habilidade de entender o que os números significam no dia a dia, na escola. E em situações as quais envolvam números, ver o número e compreender a noção de quantidade.

Linguagem numérica

A linguagem numérica é a compreensão dos símbolos utilizados no universo matemático, como por exemplo os sinais das operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Funções executivas

Funções executivas referem-se à habilidade de organizar, planejar e decidir cognitivamente ações envolvendo raciocínio matemático. Quando há um contexto de raciocínio de divisão de números; por exemplo, saber compor uma estratégia para operacionalizar esse cálculo é necessário que se utilize a função executiva – decidir qual operação deverá ser realizada.

Espacialidade

A espacialidade envolve as noções de tempo, espaço e posição. Como por exemplo: noções de perto, longe, direita, esquerda são algumas das operações espaciais que a matemática exige. 

Em suma, esses quatro elementos funcionais da aprendizagem da matemática são a base da Numeracia. Desde muito cedo, os pais e professores e professoras devem estimular a apresentação e função dos números envolvendo a linguagem numérica.

Quais são os princípios básicos para aprendizagem de matemática?

A construção das habilidades de Numeracia depende de fatores genéticos, de aprendizagem do ambiente escolar e familiar, a partir dos princípios básicos que estruturam a aprendizagem matemática:

  1. Entender, identificar e conhecer os números: conhecer os números visualmente e suas mais diversas representações.
  2. Saber interrelacionar os números: contar sequencialmente e progressivamente, realizar operações básicas, compreender o valor posicional dos números no sistema de numeração decimal.
  3. Usar os números para resolver problemas do dia a dia: ações matemáticas de adicionar, multiplicar, diminuir e dividir quantidades
  4. Utilizar números para expressar noções de medida, ordem e padrão: noções de proporção e estimativas em relação ao estabelecimento de tempo, espaço, ordenação e medição envolvendo os números como linguagem matemática.
  5. Usar números em algoritmos matemáticos: compreender os mecanismos matemáticos de realização de cálculos formais envolvendo as operações básicas, como a estrutura de cálculo da adição, subtração, multiplicação e divisão, por exemplo.
  6. Identificar o sentido de palavras ou expressões matemáticas em contextos de comunicação cotidiana que criam diferentes noções linguísticas: “Estou meio cansada”, “Ele é todo organizado”.

É importante ressaltar que, em muitos estudos feitos por pesquisadores em relação ao tema, a Numeracia envolve não só o uso dos números para representar quantidades de diversas ordens, mas também a forma de representação e tratamento das informações em que os números são indispensáveis – gráficos, tabelas, por exemplo – além da utilização crítica dos números a partir da veiculação dessas informações.

Ademais, a Numeracia se estabelece, no contexto de ensino e aprendizagem, em uma dimensão interdisciplinar. De modo que todas as áreas do conhecimento se valem das noções de números e sua aplicabilidade para a construção de conceitos específicos do domínio cognitivo também das ciências humanas e sociais.

Como trabalhar a numeracia?

No período da Educação Infantil, o desenvolvimento social, cognitivo, psicomotor está em franca expansão. Em relação à Numeracia, a aprendizagem por experimentação utilizando o corpo da criança de zero a 5 anos favorece esse tipo de aprendizagem.

Sendo a primeira forma estimulação de contagem e percepção de números – contagem das partes do corpo (dentes, dedos, e as formas corporais e seus respectivos tamanhos).

Outras formas de estimulação da Numeracia no estágio inicial da escolarização é a rotina de provocações críticas a partir de problematizações capazes de estabelecer pensamentos matemáticos de forma lúdica, por meio de jogos de blocos:

  • separação por cor, tamanhos, formato, peso e trilhas para completar com números,
  • identificar a casa sorteada ao número referente,
  • avançar e recuar no jogo um determinado número de casas da trilha,
  • estimar quanto tempo (ou quantas casas) faltam para que o jogo termine, por exemplo.

No Ensino Fundamental, a prática de jogos de estimulação do raciocínio matemático em diferentes dimensões também são interessantes propostas para práticas pedagógicas que estimulem a Numeracia em diferentes aspectos.

Ferramentas para professores

O site Mentalidades Matemáticas é uma iniciativa digital e gratuita que fornece subsídios aos professores para práticas lúdicas que envolvem a Numeracia. Com foco na promoção da aprendizagem da matemática de maneira mais aberta, criativa, visual e equitativa, as propostas de atividades do site evidenciam que a matemática é uma área conectada, que se dá em diferentes contextos socioculturais, envolvendo diferentes camadas, setores, dimensões e interesses da sociedade.

As atividades do site, explora e incentiva a investigação matemática e diferentes resoluções, acolhendo e valorizando diferentes saberes e fazeres, de modo a ativar diferentes partes do cérebro, incluindo o campo visual – uma das premissas da Numeracia.

Tendo em vista a situação alarmante quanto ao ensino de matemática no país, evidenciado pelas provas que medem a proficiência da área, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, é imprescindível, a partir de evidências científicas, estabelecer acerca da forma de avaliação dos possíveis níveis de Numeracia, a causa das deficiências em relação a essa aprendizagem e a elaboração de proposta metodológica e materiais didáticos que sejam, de fato, favoráveis à aquisição dos aspectos e habilidades inerentes à aprendizagem dos números, operações, raciocínio lógico e sua aplicação contextual, ressignificando o ensino da matemática.

Mario Sergio Mangabeira Junior é mestre em Letras pela UFRRJ. Professor de Língua Portuguesa e Inglês da SME/RJ. Elaborador de material didático Rioeduca de Língua Portuguesa da SME/RJ. Atuação em formação continuada na área de Metodologia de Ensino de LP e Organização do Trabalho Pedagógico. Atualmente, é Assistente da Coordenadoria de Gestão Escolar d