Monte
sua
prova

Selecione as melhores questões em nosso banco de atividades

Começar
Entendi! Quero começar!

Filtrar

Organize sua prova

Arraste suas questões e solte-as aqui.

Arraste
e solte aqui

Escolha suas questões abaixo

Vem voar - Língua Portuguesa - 3º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto e responda ao que se pede.

Combate ao Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti tem sido o inimigo público número 1 de todo o país. Responsável pela transmissão de doenças como a dengue e as febres chikungunya e zika, o inseto tem sido combatido por toda a população.

Texto elaborado pelos autores.

No trecho o inseto tem sido combatido por toda a população, identifique o sujeito e o predicado da seguinte forma: de quem se fala nessa frase? O que se informa a respeito de quem se fala?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Funções sintáticas do substantivo e do verbo

Habilidade (BNCC) (EF03LP30) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na frase: sujeito, predicado, objeto direto.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno conseguiu identificar como sujeito o inseto e como predicado tem sido combatido por toda a população.

80% O aluno conseguiu responder às perguntas, mas, ao, ao incluir o predicado, citou apenas parte dele.

50% O aluno conseguiu identificar o sujeito, mas não o predicado, por exemplo.

0% O aluno não conseguiu identificar nem sujeito nem predicado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário

Há no texto outras formas de predicados mais complexas e mais um sujeito. É possível solicitar aos alunos que identifiquem essas outras formas. A identificação de sujeito e predicado a partir da localização de verbos é fundamental também para a fixação dos conceitos.

Vem voar - Língua Portuguesa - 5º ano - BY NC 3.0BR

Observe a imagem e faça o que se pede.

Elabore um conto de mistério, considerando que o ambiente retratado nessa imagem será o cenário da sua narrativa.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Processos de criação

Habilidade BNCC (EF05LP42) Criar narrativas ficcionais que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O aluno elaborou um conto de mistérios, valendo-se da imagem retratada para construir o cenário da sua narrativa. O texto está bem estruturado, de acordo com o gênero e com a norma-padrão.

80% O aluno criou um conto de mistério baseando-se na imagem para a construção do cenário. O texto está bem estruturado no que diz respeito ao gênero conto; porém, há entre cinco e dez erros de grafia e pontuação.

50% O aluno criou um conto de mistério e o cenário retratado assemelha-se ao da imagem. Todavia, há problemas em relação à estrutura narrativa, como a não determinação do tempo, erros na construção da fala das personagens, incoerências ou falta de conexão entre a apresentação, o desenvolvimento e a conclusão da história. Ademais, há mais de dez erros de grafia e pontuação.

0% O aluno não elaborou um conto de mistério nem se apropriou da imagem para ambientar a história. Em vez de criar uma narrativa ficcional, elaborou, por exemplo, uma descrição ou uma legenda para a imagem.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Para auxiliar na construção de uma narrativa, o professor pode escrever, na lousa, os principais elementos que devem constar nas histórias criadas pelos alunos, como: personagens, enredo, tempo, espaço, narrador etc.

Vem voar - Língua Portuguesa - 2º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto abaixo e responda à questão a seguir.

Esse texto é um cordel ou uma campanha? Que elementos nele comprovam sua resposta?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Planejamento do texto

Habilidade (BNCC) (EF02LP15) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esferas da vida social, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno conseguiu identificar o texto como uma campanha e exemplificou apontando elementos da imagem e argumentando que o texto não está na forma de versos.

80% O aluno conseguiu identificar o texto como uma campanha, mas apresentou apenas uma explicação para isso.

50% O aluno apenas identificou o texto como uma campanha sem explicar por quê.

0% O aluno não respondeu ou respondeu que se trata de um cordel.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode ler com os alunos o texto, explorando os elementos nele presentes. Depois, pode ler um cordel, mostrando as diferenças entre ambos os gêneros.

Vem voar - Língua Portuguesa - 5º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e identifique os advérbios. Classifique-os de acordo com a circunstância que eles expressam: lugar, tempo e dúvida.

Pedro foi passear hoje. Por isso, ele tomou café da manhã cedo e já saiu. Se for procurá-lo na casa do Rafael, talvez ainda o encontre, pois eles pensavam em ir juntos ao parque.

Elaborado pelos autores.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Procedimentos estilístico-enunciativos

Habilidade BNCC (EF05LP26) Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de Correção

100% O aluno sublinhou os advérbios na canção e os classificou adequadamente. Resposta esperada: “Pedro foi passear hoje. Por isso, ele tomou café da manhã cedo e já saiu. Se você procurá-lo ali na casa do Rafael, talvez você ainda o encontre, pois eles pensavam em ir juntos ao parque.” Hoje, cedo, já, ainda: expressam circunstância de tempo. Ali: expressa circunstância de lugar. Talvez: expressa circunstância de dúvida.

80% O aluno sublinhou os advérbios e os classificou adequadamente; porém, elaborou uma resposta com erros de grafia e/ou de pontuação.

50% O aluno apenas sublinhou os advérbios, esquecendo-se de classificá-los ou os classificou incorretamente.

0% O aluno não sublinhou os advérbios nem os classificou.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Os advérbios trabalhados e as circunstâncias que eles expressam podem ser escritos no quadro. O professor pode trabalhar outros textos com os alunos e pedir que identifiquem e classifiquem alguns advérbios.

Vem voar - Língua Portuguesa - 3º ano - BY NC 3.0BR

Todas as palavras do quadro a seguir foram formadas pelo acréscimo de sufixo ou prefixo.

Carteiro (carta) Ator (ato) Percorrer (correr) Dormitório (dormir) Incapaz (capaz) Ilegal (legal) Antebraço (braço) Banheiro (banho)

Reescreva as palavras separando-as nas colunas correspondentes

Formadas pelo acréscimo de sufixo Formadas pelo acréscimo de prefixo            

 

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Derivação prefixal e sufixal

Habilidade (BNCC) (EF03LP33) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno conseguiu identificar os casos de derivação prefixal e sufixal e preencheu a tabela da seguinte forma:

Formadas pelo acréscimo de sufixo: Dormitório / Banheiro / Carteiro / Ator

Formadas pelo acréscimo de prefixo: Ilegal / Antebraço / Incapaz / Percorrer

80% O aluno conseguiu identificar os casos de derivação prefixal e sufixal, mas trocou duas palavras das colunas correspondentes.

50% O aluno apresentou dificuldades para identificar os casos de derivação prefixal e sufixal e trocou quatro palavras das colunas correspondentes.

0% O aluno apresentou dificuldades significativas para identificar os casos de derivação prefixal e sufixal e não preencheu a tabela de modo adequado.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário

É importante trabalhar bastante o assunto com os alunos para que eles aprimorem o reconhecimento do tema. Uma estratégia é solicitar que recortem de jornais e/ou revistas palavras que apresentem derivação prefixal e sufixal. As palavras devem ser coladas no caderno e os alunos devem identificar a palavra primitiva de cada uma delas.

Vem voar - Língua Portuguesa - 4º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e depois faça o que se pede.

[...] para que a história dessas comunidades não se perca e também para preservar os hábitos e os costumes que os escravos africanos trouxeram e foram sendo passados de geração em geração, as pessoas hoje devem ter conhecimento de tudo isso, certo? Esta é a razão pela qual surgiu a escola quilombola! [...]

Na escola quilombola. Disponível em:<http://chc.org.br/na-escola-quilombola>. Acesso em: 19 jan. 2018. (Fragmento.)

Observe as palavras destacadas no texto e identifique se estão no masculino ou no feminino. Em seguida, faça o mesmo com os artigos que as acompanham.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Concordância nominal

Habilidade (BNCC) (EF04LP33) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (grupo nominal).

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O aluno citou história, pessoas, razão e escola como palavras no feminino e hábitos, costumes e escravos como palavras no masculino. Além disso, respondeu que os artigos que as acompanham – a, as, a, a; os, os, os – apresentam o mesmo gênero delas.

80% O aluno citou corretamente as palavras no feminino e no masculino, assim como os artigos que as acompanham, mas se esqueceu de citar uma palavra ou um artigo.

50% o aluno citou corretamente as palavras no masculino e no feminino, mas não citou o fato de os artigos apresentarem o mesmo gênero das palavras que acompanham, por exemplo.

0% O aluno não compreendeu a questão ou não atentou para o fato de que há palavras no feminino e no masculino.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor pode apresentar atividades que trabalhem a concordância nominal, demonstrando que o artigo que acompanha o substantivo concorda com ele em gênero e número.

Vem voar - Língua Portuguesa - 2º ano - BY NC 3.0BR

Identifique neste trecho os adjetivos que caracterizam as personagens pavãorapaz e conde.

Eu vou contar uma história de um Pavão Misterioso que levantou voo na Grécia com um rapaz corajoso raptando uma condessa filha dum conde orgulhoso. [...]

João Melquíades Ferreira. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2017.

pavão: ________________________________________.

rapaz: ________________________________________.

conde: ________________________________________.

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Localização de informações em textos

Habilidade (BNCC) (EF02LP12) Localizar, em textos curtos, informações pontuais.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 8

Grade de correção

100% O aluno identificou todos os adjetivos corretos para as três personagens: pavão: misterioso; rapaz: corajoso; conde: orgulhoso.

80% O aluno identificou dois adjetivos corretos para os três personagens.

50% O aluno não identificou dois adjetivos ou inverteu os adjetivos de dois personagens.

0% O aluno não soube identificar os adjetivos das personagens no texto lido.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário A localização de informações pontuais nesse texto pode ser reforçada com a criação de um questionário complementar. Possibilidades de questionamentos: “Qual personagem não foi caracterizada no texto?”; “Onde se passou a história?”.

Vem voar - Língua Portuguesa - 4º ano - BY NC 3.0BR

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Clínicas e pet shops fazem prevenção ao câncer de mama em cães e gatos

Na campanha chamada Outubro Rosa Pet, clínicas de todo o Brasil oferecem exames preventivos gratuitos para cães e gatos.

Alex Barbosa. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2017. (Fragmento.)

O texto que você leu é uma notícia. A qual tipo de leitor as informações presentes nessa notícia interessam? Por quê?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

Habilidade (BNCC) (EF04LP11) Inferir o público-alvo do texto.

Tipo de questão Aberta

Capítulo 7

Grade de correção

100% O aluno conseguiu identificar o público-alvo desse texto, a saber, donos ou interessados em assuntos relacionados a cães. Não houve erros de ortografia nem de pontuação.

80% O aluno conseguiu identificar o público-alvo desse texto, a saber, donos ou interessados em assuntos relacionados a cães. Houve poucos erros de ortografia e de pontuação.

50% O aluno conseguiu identificar o público-alvo desse texto, a saber, donos ou interessados em assuntos relacionados a cães, contudo não organizou a resposta em uma estrutura completa (sujeito e predicado).

0% O aluno não soube associar as informações presentes no texto a um público específico. Houve muitos erros de ortografia e de pontuação.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário O professor deve levar textos de variados gêneros para a sala de aula e discutir com os alunos a que tipo de leitor se destina cada um deles. Além disso, pode-se dividir a sala em grupos em que cada um escreverá um texto de acordo com o público-alvo sugerido pelo professor.

Vem voar - Língua Portuguesa - 1º ano - BY NC 3.0BR

ACOMPANHE A LEITURA DESTA MÚSICA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

[...]

E NO TAL DIA MARCADO OS BICHO TOMARAM BANHO FORAM PRO CÉU ALINHADO TUDO EM ORDEM POR TAMANHO.

[...]

ZUNINDO QUAL UMA SETA, FOI O PINGUIM DO POLO; O PEIXE DE BICICLETA COMO O TAMANDUÁ NO COLO; O SIRI CHEGOU ATRASADO NO BICO DE UM PASSARINHO, POIS MUITO TINHA CUSTADO PRA BOTA SEU COLARINHO

E O GATO FOI DE LUVA PRA ASSISTI O CASÓRIO; JACARÉ DE GUARDA-CHUVA E A COBRA DE SUSPENSÓRIO, O PORCO DE TERNO BRANCO COM UM SAPATO DE SOLA; E O TIGRE DE TAMANCO DE CASACO E DE CARTOLA.

[...]

NOEL ROSA. FESTA NO CÉU. DISPONÍVEL EM: . ACESSO EM: 14 DEZ. 2017. (FRAGMENTO.)

OS ANIMAIS FORAM A UMA FESTA. QUE TIPO DE FESTA?

A) ONDE ESSA FESTA ACONTECEU?

B) COPIE A PALAVRA DO TEXTO QUE INDICA O TIPO DE FESTA A QUE OS ANIMAIS COMPARECERAM.

C) ALÉM DO PINGUIM E DO TIGRE, QUE OUTROS ANIMAIS FORAM À FESTA?

Resposta:

Objeto de conhecimento (BNCC) Reflexão sobre o conteúdo temático do texto

Habilidade (BNCC) (EF01LP14) Associar os temas de textos lidos pelo professor ao seu conhecimento prévio ou conhecimento de mundo.

Tipo de questão Aberta Capítulo 11

Grade de correção

100%. O aluno conclui que a festa era um casamento no céu. Os versos foram pro céu alinhado e pra assisti o casório justificam a conclusão, demonstrando que a criança acessou corretamente seu conhecimento de mundo para responder, pois a palavra casório é um termo utilizado popularmente para se referir a esse tipo de festa. Além disso, o aluno pode citar que as roupas dos animais são roupas utilizadas em casamentos, como terno, suspensório e colarinho. O aluno também identifica todos os animais citados no texto, além dos indicados: percevejo, barata, peixe, tamanduá, siri, passarinho, gato, jacaré, cobra e porco.

80%. A criança chega às três respostas corretas, mas comete deslizes na transcrição dos nomes dos animais.

50%. Apenas duas questões apresentam respostas corretas, mas com deslizes na identificação dos elementos justificativos e na transcrição dos nomes dos animais.

0%. As três questões estão incorretas ou não há legibilidade suficiente para a leitura das respostas.

Orientação para pautar o planejamento de retomada do objeto de conhecimento e da habilidade relacionada, se necessário Retomando a questão, indica-se que sejam exploradas situações em que os alunos já tenham comparecido a festas de casamento ou de qualquer outro tipo. Sugere-se uma atividade oral para que as crianças relatem suas experiências em eventos sociais e desenvolvam seu conhecimento de mundo.

Estes materiais são parte integrante das coleções da editora Saraiva. Eles poderão ser reproduzidos desde que o título das obras e suas respectivas autorias sejam sempre citadas