Manual do Professor: como aproveitar ao máximo esse material
Um material importantíssimo para o professor em sala de aula é o Manual do Professor. Esse material busca oferecer, de forma completa e detalhada, referências fundamentais para o trabalho dos profissionais da educação.
É comum que todos materiais didáticos tenham, além de sua versão direcionada ao aluno, esse volume próprio para o professor.
No Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020, o Manual do Professor será mais eficiente e compreensível. As novidades incluem, principalmente, seu formato em “U”. Nele, o livro do aluno é localizado no centro, em tamanho reduzido, e os direcionamentos aparecerão em volta do conteúdo. O nome “U” é justificado pela diagramação adotada, que forma a aparência da vogal.
Mas afinal, o que os professores podem fazer para aproveitar tudo que esse material tem a oferecer? Neste artigo, veja como o Manual pode melhorar o andamento de suas aulas e confira quais itens compõem um eficaz manual para docentes.
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Benefícios das orientações do manual do professor
Como orientação para as editoras e profissionais da educação, o edital do PNLD 2020 traz a seguinte definição para Manual do Professor:
Aquele utilizado pelo professor, em correspondência com o Livro do Estudante, para aperfeiçoar-se, expandir seus estudos, preparar os planos de aulas e de avaliação formativa e suprir as dificuldades de aprendizagem dos estudantes
Edital PNLD 2020, P.24
Logo, a proposta é que o material seja útil em vários desafios do professor. A definição traz ainda ótimos pontos para auxiliar os professores na seleção dos livros didáticos. Com isso, infere-se que um bom Manual do Professor contém elementos para aprimorar, ampliar, organizar, planejar e completar a prática pedagógica em sala de aula.
A seguir, confira como utilizar cada um desses aspectos do Manual a seu favor, fazendo um bom uso do livro.
Aprimorar dinâmica das aulas
Uma das missões do material apresentada no edital do programa é “ter papel significativo na proposição de práticas inovadoras, estimulantes e eficazes ao processo de ensino-aprendizagem”. Sendo assim, as orientações do Manual do professor incluem dicas para melhorar as aulas e torná-las mais agradáveis tanto para o professor quanto para o aluno.
Uma boa forma de utilizar as indicações é verificando se o direcionamento é aplicável ao contexto da instituição e complacente com o perfil dos estudantes. A inovação na sala de aula pode acontecer de maneira simples.
Um exemplo envolve a mudança de postura por parte do professor, que pode desafiar os alunos com um exercício proposto no manual. Outra sugestão interessante que o material pode indicar é o trabalho indisciplinar, promovendo a união de disciplinas e integração em ambiente escolar.
Por trazer diversas formas de articulação dos conteúdos do livro, o manual permite que o professor utilize as informações apresentadas de diferentes formas. Isso faz com que mais alunos compreendam o que está sendo apresentado, interferindo positivamente na aquisição de conhecimento dos estudantes.
Ampliar conhecimentos do professor
Se o livro do aluno ensina os estudantes, o Manual do Professor ensina os educadores. O material, por sua clareza, representa um ótimo material para estudo.
O material do professor eficaz oferece mecanismos para a formação do professor, facilitando sua forma de adquirir saberes ligados à educação e sua área de conhecimento.
As orientações teóricas e metodológicas presentes nas orientações para o professor podem ser muito enriquecedoras para o crescimento profissional. Embora o professor já seja um profissional apto a ministrar aulas, a atualização promovida pelo Manual renova e amplifica suas capacidades.
Uma sugestão para o professor realizar essa ampliação de conhecimentos é buscar ler os textos de aprofundamento propostos nos direcionamentos do Manual. Assim, com essa fonte aprofundada, o professor potencializa seu papel de líder e referência em sala de aula.
Organizar planos de aula
Ao estar imerso nos direcionamentos específicos do Manual do Professor, os docentes podem montar os planos de aula com mais facilidade. Além do estudo aprofundado e das propostas de inovação, o professor pode consultar o andamento do livro para elaborar o cronograma de conteúdos a serem ensinados.
Segundo o edital do PNLD, o livro do professor deve explicar como a organização da obra é feita, detalhando sua estruturação interna. Além disso, o Manual apresenta formas adequadas de utilizar o livro em sala. A apresentação de estratégias e de recursos de ensino múltiplos fazem parte dos itens presentes no material.
Planejar métodos de avaliação
Parte fundamental do ensino, o material feito para os docentes exibe formas de avaliar os alunos. Um direcionamento comum diz respeito aos exercícios mais complexos, que envolvem análise, síntese e resolução de problemas.
É comum que exercícios desses tipos sejam mostrados no manual, cabendo ao professor aplicá-los. Os manuais geralmente expõem diferentes recursos e instrumentos de avaliação aplicáveis na escola.
Avaliar os alunos com base nas avaliações propostas pelo Manual do Professor representa um bom uso do livro didático aderido pela escola. Essas avaliações foram elaboradas especialmente para a obra, portanto, dialogam perfeitamente com os conteúdos nela abordados.
Outro ponto ligado à avaliação implica na chamada reflexão da prática docente. O manual faz com que o professor reflita sobre sua posição de educador, levantando alguns pontos de análise. Os profissionais devem sempre fazer uma autoavaliação sobre sua postura tanto no contexto de sala quanto no ambiente escolar. O livro do professor pode propiciar e direcionar esse exame.
Completar aprendizagem dos alunos
O Manual do Professor apresenta também a solução das atividades do livro do aluno. Portanto, os educadores têm acesso às respostas dos exercícios e podem passá-las para os alunos da melhor forma possível. O professor pode também passar trechos dos materiais complementares indicados no manual, fazendo assim com que a aprendizagem seja mais profunda e complexa.
Caso os alunos não estejam familiarizados com alguma palavra ou termo utilizado no livro, o professor pode consultar no manual a explicação dada para tal. O significado exposto do material do professor é direto e apropriado para a faixa etária dos alunos que utilizam a obra didática na escola. Desse modo, os alunos ampliam seu léxico.
Leia também: O professor do presente e o ambiente virtual.
Dicas para organizar o manual do professor
O material do professor apresenta várias propostas auxiliares para os educadores. Veja agora algumas ações que esses profissionais podem adotar para potencializar o Manual e fazer com que ele seja ainda mais proveitoso.
Destaque com marcadores
As cores são ótimas para orientar a visão e marcar pontos importantes de materiais. O professor pode utilizar post its coloridos, ou adesivos não permanentemente colantes, para marcar alguns pontos em comum, por exemplo:
- Post its azuis para marcar pontos interessantes sobre a Base Nacional Comum Curricular;
- Post its amarelos para sinalar os textos complementares indicados no manual;
- Post its rosas para indicar formas interessantes de avaliação promovidas pelo material.
Assim, sempre que precisar, o professor terá um guia para encontrar os conteúdos no Manual do Professor.
Grupos para discutir pontos do manual
Os professores podem organizar reuniões para trocar experiências sobre os direcionamentos apresentados no Manual. Assim, além de promover a integração em ambiente escolar, os professores compartilham bons usos do material. Além disso, os professores de disciplinas diferentes podem ver as propostas interdisciplinares do material e planejar as atividades.
As reuniões podem acontecer quinzenalmente ou mensalmente. Assim, os professores conseguem se planejar e apresentar as opiniões sobre o manual de maneira esporádica e mais especifica para os conteúdos trabalhados. A participação do coordenador nessas reuniões faz-se essencial.
Conclusão
O Manual do Professor é um rico material que não apenas contribui para o andamento das aulas, mas também para outros aspectos da prática pedagógica.
Os direcionamentos que buscam a formação dos professores e realces de elementos da BNCC fazem com que os profissionais da educação estejam em uma constante atualização.
Já os direcionamentos voltados à sala de aula ajudam na criação de um ambiente agradável e adequado à troca de conhecimentos.
Os professores devem buscar conhecer todos os pontos do manual para assim usá-lo da melhor forma possível. Esses profissionais podem também tomar algumas atitudes para potencializar os benefícios do material. Com o uso fortalecido, tanto professores quanto alunos saem ganhando.
É comum ter algumas dúvidas sobre os materiais distribuídos e o próprio Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Aprenda mais sobre esses pontos no nosso vídeo de Perguntas e respostas sobre a PNLD e interrompa suas dúvidas sobre o programa.