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Livro didático e livro paradidático: qual a diferença?

15 de outubro de 2019,
E-docente
Educação

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

O livro didático é o principal recurso utilizado nas salas de aula no processo de ensino-aprendizagem.

As políticas educacionais nacionais permitem o acesso universal a essa ferramenta, extremamente útil, principalmente em regiões em que a aproximação a outros recursos didáticos ainda encontra dificuldades.

O livro didático deve estar de acordo com o projeto político-pedagógico da escola, ser uma fonte de informação atualizada e ajudar a relacionar o conteúdo com os conhecimentos dos alunos.

A questão é que os livros didáticos sempre devem dar conta de uma grande quantidade de conteúdos. Por isso, alguns temas não tem abordagem em sua totalidade. É nesse contexto que surgem os livros paradidáticos.

Você sabe qual a diferença entre o livro didático e o livro paradidático? Muita gente ainda tem essa dúvida, e isso é normal, já que até mesmo os nomes podem confundir. Neste artigo, entenda de uma vez por todas a diferença entre esses materiais e a importância deles no Ensino Básico.

 

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Diferença entre livro didático e livro paradidático

A principal diferença entre o livro didático e o livro paradidático diz respeito aos seus objetivos e suas funções no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o livro didático pretende trabalhar vários conteúdos de uma disciplina, o paradidático é responsável pelo aprofundamento desses conteúdos.

De forma geral, o livro didático orienta tanto o aluno quanto o professor com relação ao conteúdo do vasto campo de conhecimento na qual a disciplina do corrente ano escolar se insere.

Ele ainda sugere ações que permitem colocar esse conteúdo em prática, seja com exercícios e trabalhos ou com a realização de atividades práticas.

Já o livro paradidático é um recurso utilizado para enriquecer o conhecimento dos alunos. Ele promove o aprofundamento e/ou de especialização dos conteúdos que o livro didático pode não dar conta de alcançar.

O que é livro didático

O livro didático é uma ferramenta amplamente utilizada nas escolas do ensino básico no Brasil para dar apoio no processo de ensino-aprendizagem.

Ainda assim, em várias escolas, ele é o único recurso disponível e muitas vezes um dos únicos livros que grande parte dos estudantes possui contato durante toda a vida.

O livro didático aborda diversos conteúdos de uma disciplina, ou componente curricular, e possui diversas funções. Serve, por exemplo, para orientar o planejamento anual da escola, a preparação de aulas dos professores e as atividades que devem ser realizadas pelos alunos.

No Brasil, o livro didático institui-se oficialmente em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), órgão especifico para legislar sobre políticas do livro didático.

Mas a distribuição dos livros só foi concretizada em 1976, com a criação da Fundação Nacional do Material Escolar (FENAME). Desde então, aumentaram consideravelmente as pesquisas sobre o uso desse recurso na prática pedagógica.

Para os pesquisadores da área educacional Wildson Luiz Santos e Maria Helena da Silva Carneiro, o livro didático

assume essencialmente três grandes funções: de informação, de estruturação e organização da aprendizagem e, finalmente, a função de guia do aluno no processo de apreensão do mundo exterior. Deste modo, a última função depende de o livro permitir que aconteça uma interação da experiência do aluno e atividades que instiguem o estudante desenvolver seu próprio conhecimento, ou ao contrário, induzi-lo á repetições ou imitações do real.

Exemplos de livros didáticos

Separamos abaixo, alguns exemplos de volumes de livros didáticos, para que fique mais claro e visual a diferença entre eles:

Matemática Essencial

A coleção organizada e desenvolvida por Patrícia Rosana Moreno Pataro e Rodrigo Dias Balestri e publicada pelo Editora Scipione, atende, por meio de uma linguagem clara e acessível a alunos e docentes.

Isso permite que todos utilizem o material oferecido e ensinado com relações de proximidade ao cotidiano de cada um.

Os conteúdos são assimilados de forma gradativa, além de despertar o interesse e capacidade de desenvolvimento de pensamento crítico. 

Por Dentro da Geografia

Por Dentro da Geografia, coleção publicada pela Editora Saraiva, coloca aos alunos e docentes provocações e problematizações em relação à vivência do aluno, de forma a promover a construção de conceitos com base em aspectos geográficos, políticos e sociais.

Além disso, as obras privilegiam a formação do desenvolvimento da cidadania, como principal fonte de aprendizado para os conhecimentos do mundo atual.

Português: conexão e uso 

Auxiliar o aluno a ler e compreender o mundo em que vive, por meio do aprendizado da língua portuguesa é o que se propõe a coleção “Português: conexão e uso”.

De forma participativa e transformadora, a coleção visa a fazer com que docentes e estudantes reflitam sobre o funcionamento da língua dentro da realidade em que estão inseridos.

Desta forma, usa-se:

  • gêneros textuais,
  • produção de textos,
  • notícias,
  • resenhas,
  • críticas e artigos de opinião, prática de leitura e escrita a fim de criar uma ponte entre esta reflexão e aprendizado.

Além disso, insere o aluno e o professor no propósito de torná-los leitores críticos e ativos. Os livros didáticos são publicados pela Editora Saraiva. 

Way to English for a Brazilian Learners 

Em conformidade com o BNCC, a coleção da Editora Ática “Way to English for a Brazilian Learners articula de forma interessante a amigável o ensino da língua inglesa, convidando aos alunos a entender e complementar outras disciplinas e situações de seus cotidianos, com temas atuais, de forma bem contextualizada e significativa às práticas sociais. 

Teláris História

Em substituição e complementar à coleção Mosaico, a coleção “Teláris História”, organizada e desenvolvida por Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino, induz alunos e professores ao desenvolvimento do pensamento crítico, por meio dos recursos de ensino-aprendizagem, dentro dos parâmetros curriculares do BNCC.

Novas seções como infográficos, mapas, imagens corroboram para o aprendizado de forma mais leve, dos maiores processos históricos já vivenciados, facilitando a compreensão e complementaridade aos textos dispostos nos volumes. A coleção é publicada pela Editora Ática. 

 

O que é livro paradidático

O livro paradidático aborda com mais detalhes e profundidade conteúdos vistos de forma superficial no livro didático e apoia a realização de atividades curriculares e extracurriculares.

Vale ressaltar que esse recurso não é novo nas salas de aula. Desde a década de 1970, por exemplo, a Editora Ática já produz livros paradidáticos, sendo pioneira nesse mercado.

Geralmente, o livro paradidático é temático, isto é, trata sobre um tema específico que o professor deseja aprofundar.  Na hora de escolher com qual livro paradidático trabalhar, é preciso levar em conta diversos fatores.

O primeiro fator a ser considerado é a sua adequação ao currículo escolar e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, é necessário observar se ele é adequado à faixa etária de cada turma e também à realidade escolar.

Geralmente, o livro paradidático tem formatação diferenciada e os conteúdos são trabalhados em forma de narrativa na maior parte deles.

Na maioria das vezes, são menores e mais ilustrados do que os livros didáticos, além de terem uma diagramação mais atraente. Apesar disso, a preocupação ainda é com o conteúdo e sua aplicação pedagógica, mais do que com sua estética.

Para exemplificar, livros literários são ótimos exemplos de livros paradidáticos. Da mesma forma, um atlas pode ser um recurso paradidático interessante em várias aulas, visto que o livro paradidático apresenta possibilidades interdisciplinares.

Aproveite para conferir as obras aprovadas no PNLD Literário 2020, programa que mais distribui materiais paradidáticos atualmente.

Exemplos de livros paradidáticos

Ampliar a conscientização, relação interpessoal, confiança e essencialmente complementar o ensino por meio dos livros didáticos, são as principais missões dos livros paradidáticos.

Afinal, é por meio deles que a introdução ao gosto pela leitura muitas vezes acontece, além de tratar, de forma diferenciada e mais saborosa o aprendizado por meio da leitura.

Por isso, separamos para seu conhecimento algumas obras, dentro das normatizações do BNCC, indicadas principalmente para o Ensino Fundamental II. Veja abaixo:

As aventuras de Mark Twain e Tom Sawyer

Escrito por Eduardo Vetillo em parceria com seu irmão Walter Vetillo – criador do roteiro, “As aventuras de Mark Twain e Tom Sawyer” leva o aluno às passagens da criação literária de Twain.

Por meio de uma narrativa original e particular, os irmãos Vetillo interagem com os personagens, contando suas histórias e aventuras, dentro da vivência do meio-oeste americano.

Assim, estão presentes na obra figuras folclóricas, amigos e traquinagens, presentes nos séculos XIX e XX, além de abordar o processo criativo de Twain, enquanto o autor escrevia “As aventuras de Tom Sawyer”. Parte da coleção HQ Saraiva, esse volume vai impressionar alunos do Ensino Fundamental II. 

Meu nome é Parvana

Colocar os alunos e até mesmo docentes diante de diferenças culturais é o que se propõe o livro “Meu nome é Parvana”.

Trata-se da história de uma garota afegã que, juntamente com sua mãe e os irmãos, têm de recomeçar a vida, após a perda do pai e a queda do Talibã.

A história, com grande apelo emocional, mostra a construção de uma escola criada somente para moças, em uma cultura em que não é aceitável que mulheres estudem e se desenvolvam.

Escrito por Deborah Ellis e traduzido por Luciano Vieira Machado, o livro foi publicado pela Editora Ática. 

Macapacarana

Um grande choque de cultura e inovação em uma vida totalmente diferente da sua é o que vive Gerson, personagem principal da obra “Macapacarana”.

Escrita por Giselda Laporta Nicolelis e publicada pela Editora Somos, o livro aborda a descoberta sob o olhar do menino de rios, matas, animais e incita o aluno a entender mais sobre diversidade e respeito, dentro de um novo Brasil, até então nunca imaginado pelo menino. 

Um anarquista no sótão

Diante da convivência com um anarquista e ex-combatente da Guerra Civil Espanhola na pensão de seus avós, Tadeu, um menino de 9 anos, aprende sobre o universo adulto e as complexidades existenciais da vida.

Donato, o ex-combatente, o ensina, por meio de sua visão irreverente da existência humana, uma série de fábulas que ilustram e alimentam a imaginação e o posicionamento questionador de Tadeu.

O livro é ambientado na cidade do Rio de Janeiro, diante das mudanças culturais e políticas das décadas de 1960 e 1970. O volume foi escrito por Ivan Jaf e publicado pela Editora Joaquim. 

Um time muito especial

Uma garota rebelde, um jovem grandalhão e desengonçado que não fala, um goleiro de óculos e um jogador asmático compõem um time que está longe de ser o dos sonhos de qualquer treinador.

No entanto, para essa turminha, o importante não é ganhar nenhum campeonato e sim se divertir, mostrar que são capazes, além de construir e edificar a amizade, o carinho e o companheirismo de todos. O livro foi escrito por Jane Tutikian e publicado pela Editora Anglo.

Importância dos materiais

Apesar de diferentes em seus objetivos e funções, ficou claro que os dois recursos podem e devem ser utilizados de forma integrada durante as aulas e as práticas pedagógicas propostas pelo currículo da escola. Eles se complementam e ajudam o aluno a compreender melhor o que está sendo ensinado.

Assim, enquanto o livro didático guia o raciocínio do professor para a elaboração do plano de aula e para o ensino do conteúdo teórico, o livro paradidático cria a relação entre o que é ensinado e a prática, e, às vezes, até com a vida cotidiana do aluno.

Visto sob outra ótica, o livro didático apresenta o conteúdo. O livro paradidático aprofunda esse conteúdo, mostrando como pode ser aplicado, quais outros conceitos existem sobre ele, como é trabalhado em outros contextos etc.

Conclusão

É importante que a escola planeje como utilizar ambos recursos para que eles funcionem de forma integrada. Nesse momento, a ajuda do coordenador pedagógico pode valer muito a pena. Escolher matérias adequados à escola, portanto, é uma prioridade de todos os envolvidos no contexto escolar.

Além dos materiais com foco na formação dos estudantes, é essencial que a escola promova ações para a formação docente.

Por meio de materiais atuais, o trabalho do professor pode ser melhorado a cada dia. Que tal iniciar com o Caderno Pedagógico 2019, que orienta os profissionais da educação na implementação de práticas presentes na BNCC? Baixe-o gratuitamente!

PNLD 2021: Confira as obras aprovadas para o Ensino Médio e faça o download dos materiais!

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