MENU

A importância do ensino socioemocional para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

22 de maio de 2019,
E-docente

Competências Socioemocionais? A escola sempre foi vista como o principal espaço de transmissão de conteúdos e conhecimentos de caráter mais técnico.

Por muito tempo, as práticas pedagógicas que traziam uma abordagem não diretamente relacionada ao vestibular perdiam força e tendiam a ficar em
segundo plano, como é o caso da educação socioemocional.


Tudo isso mudou com a chegada da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.

A partir de uma estrutura pedagógica moderna e alinhada a novos estudos, a Base traz um
enfoque muito maior ao que pode ser chamado de competências socioemocionais.

Mas, afinal, o que são essas competências? De que forma elas auxiliam na formação dos estudantes? Qual seu propósito dentro do ambiente escolar? Veremos mais adiante.

Leia a nossa Política de Privacidade

Quais são as competências socioemocionais segundo a BNCC?


As competências socioemocionais envolvem habilidades como pensamento crítico, imaginação, estabilidade emocional, empatia, disciplina, curiosidade, responsabilidade, entre muitas outras.


A BNCC busca a formação integral dos alunos brasileiros, baseando-se no desenvolvimento de habilidades e competências diversas em prol do estabelecimento de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e inclusiva, a partir de cidadãos engajados, críticos e independentes.


Assim, a educação tem um fim bastante completo, deixando de concluir-se no acúmulo de conhecimentos cognitivos. As competências socioemocionais assumem o papel relacionado à formação ampla enquanto seres humanos e cidadãos, tendo como enfoque a habilidade de
educar as emoções.


Essa aprendizagem leva em conta que
estudantes capazes de assimilar e administrar as próprias emoções tendem a ter um desempenho melhor tanto no âmbito acadêmico quanto na vida como um todo — reduzindo, por exemplo, a indisciplina escolar e maus comportamentos, e também potencializando a aprendizagem das disciplinas.

O que são as habilidades não cognitivas?


As habilidades não cognitivas são as que não exigem uma bagagem de conhecimento teórico e acadêmico para serem trabalhadas — por exemplo, habilidades motoras e orais. Não há necessidade de que uma pessoa saiba ler e escrever para andar e se equilibrar em uma bicicleta, por exemplo.


Por muito tempo, essas habilidades estavam em uma esfera diferente das cognitivas. Entretanto, muitos estudos destacam a importância de unir os dois tipos de habilidades, uma vez que aquelas que não são puramente cognitivas contribuem para o aperfeiçoamento dos níveis de aprendizado.

Alguns exemplos de habilidades que não são unicamente cognitivas são o
foco, a atenção, o autocontrole e a perseverança.


Assim, dá para entender por que
desenvolver essa formação é tão importante para todo o processo de ensino. Uma pessoa que saiba manter o foco, seja perseverante e consiga dividir bem o próprio tempo certamente obterá melhores resultados seguindo uma rotina de estudo do que outro estudante que não tenha trabalhado essas habilidades.

O que a BNCC diz sobre o ensino socioemocional?


A educação socioemocional permeia a BNCC de forma transversal, percorrendo todo o planejamento da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Dentre os referenciais usados para formulação da Base e de outros projetos de educação socioemocional, destaca-se a teoria da psicologia sobre o Big Five, ou
“Cinco Grandes Fatores de Personalidade”, que compreendem a abertura a novas experiências, a extroversão, a amabilidade, a consciência e a estabilidade emocional.


A BNCC utiliza as premissas socioemocionais para trabalhar as habilidades dentro de todas as disciplinas com base nos conteúdos a serem trabalhados, não em aulas direcionadas para o tema da educação emocional.


Dentre as 10 competências gerais da Base é possível verificar o desenvolvimento socioemocional em todas elas, sendo que as três últimas têm esse enfoque mais específico: 


  • Competência 8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

  • Competência 9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

  • Competência 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

PNLD 2021 – Objeto 1: Acesse a obra “Novo Ensino Médio – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas“.


Destaque


Nas competências, é possível observar, em destaque, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na medida que priorizam uma formação ética e empática, visando à resolução de conflitos, à cooperação e ao posicionamento enquanto agente de transformação.

O mesmo princípio é visto nas competências específicas de cada área do conhecimento. Vejamos um exemplo de Ciências, no Ensino Fundamental:


  • Competência específica 5: Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Porque é importante a educação integral para o aluno?


Além de uma boa administração das emoções ser essencial para a aprendizagem no âmbito escolar, uma educação voltada para as exigências do século XXI leva em conta também a formação de pensamento crítico, da autonomia, da criatividade, entre outros.


É cada vez mais exigido dos novos profissionais características como dinamismo e flexibilidade, aprendizados que uma educação unicamente voltada às habilidades cognitivas dificilmente saberá suprir.


É a isso que se propõe a formação integral de cada aluno. Muito além de um ensino conteudista, uma formação ampla pode ser a chave para o futuro de uma sociedade melhor.


Ao educar as crianças e adolescentes de forma a aprenderem a lidar com as próprias emoções, a respeitar o próximo, a ter responsabilidade, consciência crítica e empatia, a saber desenvolver a criatividade e a imaginação, poderemos também combater uma série de problemas sociais em suas “raízes”.


A curto prazo, a formação integral com base na educação socioemocional pode ser fundamental para o combate ao bullying, ao preconceito de qualquer natureza e aos maus comportamentos escolares.


Já a longo prazo, é possível formar futuros adultos que saberão administrar os próprios sentimentos, serão mais conscientes e críticos em relação às injustiças sociais e às demandas de grupos marginalizados.

Levarão de forma mais séria as responsabilidades cotidianas da vida e possivelmente terão mais familiaridade com a criação de soluções e melhorias para a sociedade como um todo.

Conclusão

A proposta da Base Nacional Comum Curricular de incluir uma formação integral pode ser a chave para uma transformação concreta e ampla na educação brasileira.

A união do desenvolvimento socioemocional e cognitivo ao projeto da Base tem grande potencial de transformação das próximas gerações.

Espera-se que, dessa forma, elas sejam compostas, em maioria, de cidadãos críticos e conscientes, e que saibam lidar com as próprias emoções e as usem a seu favor para as mudanças sociais necessárias.

Ainda que as mudanças sejam desafiadoras e nem sempre facilmente implementadas, o currículo comum, requalificado com base nos estudos pedagógicos mais recentes e definido a partir das necessidades da contemporaneidade, pode representar uma grande conquista para a formação e o desenvolvimento dos estudantes.

Com devido estudo e planejamento, a inovação proposta pela BNCC pode ser uma grande aliada da escola.

Para entender melhor a elaboração da BNCC, leia nosso material gratuito sobre as mudanças que a Base passou até sua homologação:

edo_cta_como-as-habilidades-evoluem

Quais atividades sua escola tem desenvolvido para promover a educação socioemocional? Conta pra gente nos comentários!

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história
23 de maio de 2025

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história

A Educação pública no Brasil avançou nas últimas décadas, mas ainda enfrenta desafios estruturais que comprometem sua qualidade.  Dados recentes...
PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione
22 de maio de 2025

PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione

No PNLD 2026, as obras aprovadas já foram divulgadas, marcando um novo ciclo de escolha de materiais didáticos para o...
Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio
21 de maio de 2025

Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio

Embora a empregabilidade seja vital para os jovens, a maioria conclui o Ensino Médio despreparada para o mercado, com anos...
5 critérios essenciais para a coerência na produção textual
20 de maio de 2025

5 critérios essenciais para a coerência na produção textual

A produção textual é uma habilidade indispensável ao longo da vida escolar e acadêmica. No entanto, muitos alunos só passam...
8 curiosidades sobre educação no Brasil
16 de maio de 2025

8 curiosidades sobre educação no Brasil

A educação no Brasil é um dos temas mais debatidos no país, dada sua importância estratégica para o desenvolvimento social,...