Conheça a história do ensino de literatura no Brasil
O ensino de Literatura é fundamental para a formação dos alunos. De acordo com a escritora e Mestra em Educação Cyana Leahy-Dios, a Literatura apoia-se num significado triangular, que envolve arte, estudos socioculturais e estudos da língua. Por essa complexidade, os textos literários são muito apropriados para o ensino.
Porém, a função da Literatura em contexto escolar de hoje se difere bastante da atribuída nos tempos de Brasil Colônia. Neste artigo, confira a história do ensino de Literatura em nosso país e entenda como o amadurecimento da educação brasileira refletiu em mudanças no trabalho da área.
Linha do tempo do ensino de Literatura no Brasil
Assim como em muitas outras áreas, o ensino da Literatura no Brasil passou por várias mudanças ao longo dos anos. A seguir, confira uma linha do tempo que traça como a Literatura se insere na história da educação brasileira.
Literatura no ensino jesuíta, século XVI
A questão de conhecimento por meio de obras literárias começou com os jesuítas. O objetivo do estudo da Literatura no Brasil colonial estava fortemente ligado à arte da eloquência. Ou seja, o texto na escola não era visto como um objeto de pesquisa histórico-social, mas um mero elemento para aprender a língua-padrão.
Reforma do ensino e nacionalismo literário, século XVIII
Com a expulsão da Companhia de Jesus em 1759, o ensino público passou a ser responsabilidade do Estado. Isso resultou em algumas mudanças na formação dos alunos, antes formados para a Igreja. Nesse sentido, o ensino de Literatura no Brasil passou a ser direcionado à contemplação do nacional, favorecendo os escritores brasileiros acima dos portugueses.
Função da Literatura no preparo para as universidades, século XIX
No século XIX, o ensino de Literatura no Brasil acontecia nas escolas secundárias (que incluem colégios, liceus, ginásios etc) brasileiras — tem-se o Colégio Pedro II como um importante nome.
Por conta disso, a função dessas instituições era principalmente preparar as elites da época para os exames de admissão em universidades de Direito e Medicina. Sendo assim, o currículo das escolas era baseado no que os alunos precisavam para os chamados preparatórios.
Caminho até a primeira LDB, 1850–1860
Na história da educação brasileira, há vários marcos que envolvem ajustes e reformas no ensino, como:
- Reforma de Couto Ferraz, 1854
- Reforma Leôncio de Carvalho, 1879
- Reforma Benjamin Constant, 1891
- Reforma Rivadália Correia, 1911
- Reforma Carlos Maximiliano, 1915
- Reforma Rocha Vaz, 1925
- Reforma Francisco Campos, 1931
- Plano Nacional de Educação, 1936
- Reforma Gustavo Capanema, 1942
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 1961
No que diz respeito ao ensino de Literatura, essas diferentes mudanças ocasionaram alterações no foco dos estudos literários e linguísticos — que, por sinal, sempre caminharam juntos na educação brasileira.
Segunda LDB
Literatura e comunicação, 1971
As definições da Segunda Lei de Diretrizes e Bases, Lei 5692/71, objetivaram um alinhamento da formação dos não-membros das camadas mais privilegiadas do país. Nesse período de regime militar, o ensino de Literatura no Brasil passa a relacionar-se mais fortemente com o desenvolvimento com foco na comunicabilidade. Comunicação e Expressão era nome da disciplina que contemplava esses aspectos.
Universalização da educação e o estudo literário, 1996
Com a Constituição de 1988, a LDB de 1971 passou a ser vista como antiquada. Após anos de discussão, a nova Lei de Diretrizes e Bases, promulgada em 1996, baseava-se no direito universal à educação para todos. Os estudos da Literatura, aqui, estavam ligados ao pragmatismo de habilidades discursivas.
Literatura no ensino por competências, 2013
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNs) representaram um marco para a educação brasileira, uma vez que trouxeram à tona a pedagogia das competências em documentos oficiais. Na perspectiva de competências, a Literatura está inserida na prática discursiva de Leitura. Nesse contexto, a leitura de textos literários está voltada à capacidade de pensamento crítico e à percepção estética, afastando-se da função gramatical tradicionalmente concebida.
Aprendizagens essenciais da Literatura, atualmente
Nas reformas educacionais ocorridas mundialmente, a questão curricular ganha destaque. No Brasil, o currículo passou a ser visto como um ponto de suma importância com a homologação da Base Nacional Comum Curricular. O documento não representa um currículo único, mas uma definição do que é essencial em cada currículo escolar. A Literatura na BNCC aparece de modo transversal, com foco na formação de leitores-fruidores.
Saiba como surgiu a literatura no Brasil
A Literatura no Brasil possui sua origem logo no momento de descobrimento do nosso país. Como o Brasil foi colonizado por um país consolidado, com uma rica cultura de língua, muito da Literatura Portuguesa veio junto dos portugueses. Ainda no Brasil Colônia, a atividade literária produzida aqui era fruto das tradições jesuíticas.
Portanto, tem-se no Brasil um desdobramento da Literatura em língua portuguesa, assim como ocorre em outros países lusófonos. O começo da Literatura genuinamente brasileira — isto é, produzida por nascidos em solo nacional — foi fortemente influenciado pela arte produzida em Portugal.
Século XX
Porém, a clara emancipação da cultura literária brasileira se deu a partir da metade do século XX. O movimento do Modernismo Brasileiro, o ressurgimento da Literatura Brasileira, foi inspirado sobretudo nas vanguardas europeias e modificou a arte de modo geral.
Já na contemporaneidade, a Literatura Brasileira é uma mescla de inovação e de seus vários anos de tradição, possuindo características de todas as escolas literárias antecessoras.
A Literatura no Brasil, portanto, surgiu logo após o descobrimento da terra brasílica e vive em constante alteração desde sua manifestação. Ela ressurge a cada novo pensamento e a cada novo escritor iniciado à arte da palavra.
Conheça os principais autores da Literatura Brasileira
Dos muitos escritores de Literatura no Brasil, citam-se alguns célebres. Abaixo, confira quatro nomes fundamentais para o estudo de Literatura na escola.
Machado de Assis
O carioca Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos o maior nome da Literatura no Brasil. Membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor assinou contos, crônicas, poemas e peças teatrais. Por ser negro, levar Machado de Assis para a sala de aula é uma forma de incentivar novos escritores negros. Toda obra de Machado de Assis pode ser conferida gratuitamente na internet.
Clarice Lispector
Clarice Lispector, apesar de nascida ucraniana, foi naturalizada brasileira. Além de um dos maiores nomes do século XX, Clarice é considerada mundialmente a maior escritora judia desde Kafka. De escrita inovadora, é impossível não falar de Macabéa (A Hora da Estrela) e dos Laços de família em ambiente escolar.
Carlos Drummond de Andrade
Mineiro da cidade de Itabira, Drummond é o poeta brasileiro mais reconhecido até hoje. Um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo Brasileiro, o poeta abordou a vida em amplo modo em seus escritos, refletindo acerca do sujeito e da modernidade. Seus poemas são muito indicados para a fase gauche dos alunos (referência ao poema Sete Faces) e ideais para o estudo do Modernismo.
Martha Batalha
Natural de Recife, a escritora Martha Batalha representa perfeitamente a Literatura Contemporânea. Seus romances são estudos profundos sobre a sociedade e a cultura, sendo muito indicados para as turmas de Ensino Médio. A adaptação de primeiro romance, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, será o representante do Brasil no Oscar 2020, o que pode ser bastante atrativo para os jovens leitores.
Conclusão
Ao longo dos anos, muito se alterou na Literatura no Brasil. Assim, não faltam obras nacionais para o trabalho na escola, obras essas altamente apropriadas para a formação dos estudantes.
Ao ter contato com a Literatura, o aluno, além de estudar a língua portuguesa, passa a ocupar um lugar propício para discussões socioculturais. O contato com a arte, ainda, permite o aluno reconhecer suas impressões acerca de si e do outro.
O estudo da Literatura no Brasil hoje é o resultado de muita evolução. Atualmente, as obras literárias são vistas de forma mais complexa, não se limitando aos estudos gramaticais e priorizando a formação de leitores capazes de fruir a partir da Literatura.
É papel da escola selecionar muito bem os títulos literários que os alunos terão contato ao longo do ano. Quer conferir um guia gratuito para facilitar a escolha do livro ideal? Baixe e confira um passo a passo para a seleção de livros de Literatura para o ambiente escolar.
Referência: CABRAL, Ana Beatriz. O texto, o contexto e o pretexto: ensino de literatura, após a reforma do ensino médio. 2008. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.