Menu

Falando da Amazônia na sala de aula – por Wagner Ribeiro

10 de setembro de 2019,
E-docente

Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.

A Amazônia tem sido muito discutida atualmente. Afinal, como levar esse assunto para as aulas? Convidamos o Doutor Wagner Ribeiro, autor da coleção Por dentro da Geografia, para explicar um pouco sobre a situação da Amazônia e propor algumas atividades a serem desenvolvidas com os alunos.

A coleção Por dentro da Geografia é totalmente alinhada à BNCC e foi aprovada no PNLD 2020. No vídeo a seguir, confira algumas características da coleção:

Amazônia: desmatamento ameaça serviços ecossistêmicos e ambientais

A Amazônia combina diversos ambientes que estão articulados. Ao romper algum dos elementos do sistema verificam-se graves consequências que podem afetar a dinâmica dos processos naturais, com enormes implicações sociais em diferentes escalas.

No Brasil, define-se a Amazônia Legal como uma área de cerca de 5 217 423 km², cerca de 61% do território do país. Nela estão incluídos os seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, além dos municípios do Maranhão que estão a oeste do Meridiano 44.

Nessa área, na qual vivem cerca de 20 milhões de habitantes, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia procura desenvolver ações coordenadas para promover o desenvolvimento sem afetar a conservação ambiental.

Mas a Amazônia, enquanto sistema natural, envolve mais 8 países: Bolívia, Colômbia, Equador, França (Guiana Francesa, território além mar francês), Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Aproveite para conferir uma conversa com o autor sobre sua coleção aprovada no PNLD 2020:

Floresta: serviços ecossistêmicos e ambientais

Estudos mostram que o solo amazônico é pobre em nutrientes, que são repostos pela decomposição natural das árvores.

A evapotranspiração das plantas permite que um volume extraordinário de água circule pela Amazônia. Parte dessa umidade é transferida a outras partes do país, levando chuvas até o Sul e Sudeste.

O vento transporta a massa de ar que, ao chocar-se com a Cordilheira dos Andes, volta-se ao sul e sudeste do Brasil.

Na Amazônia estão armazenadas mega toneladas de carbono nas árvores, que ajudam a manter as condições climáticas da Terra. Com a queima desse material, o CO2 vai para a atmosfera e agrava o efeito-estufa, ampliando o aquecimento global.

Esse conjunto de fatores têm o nome de serviço ecossistêmico e ambiental. Ecossistêmico por fornecer elementos para a manutenção dos ciclos biogeoquímicos que ocorrem na Amazônia. E ambiental por afetar a sociedade em diferentes escalas.

Desmatamento na Amazônia: consequências em diferentes escalas

Na escala local, o desmatamento leva à diminuição de chuvas e perda da biodiversidade, dizimando fontes de alimentos e estoques de água que prejudicam os povos da floresta (indígenas, ribeirinhos, caboclos).

No nacional, a diminuição da floresta altera a oferta de chuvas em uma faixa que chega aos estados do Paraná e de São Paulo, o que pode afetar a produção agrícola.

Internacionalmente, por levar à atmosfera um gás de efeito-estufa, o que agrava o aquecimento global, que pode gerar eventos climáticos extremos com maior frequência, entre outros problemas.

Por isso a conservação das diversas feições vegetais da Amazônia é muito importante. Saber aproveitar a riqueza que as matas oferecem exige estudos e diálogo com as populações que vivem nelas, em alguns casos, a séculos.

Desse modo, pode-se explorar com inteligência os recursos naturais sem ameaçar os serviços ecossistêmicos e ambientais fundamentais para a população amazônica, para a sociedade brasileira e para a população mundial.

Sugestões de atividades

A Amazônia sempre desperta o interesse dos estudantes. Diversos aspectos podem ser abordados para estudar essa parte tão importante do território brasileiro. Confira duas sugestões:

  1. O desmatamento pode ser acompanhado em diversas plataformas eletrônicas, como o mapbiomas, o terrabrasilis, além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que mantém dois sistemas de monitoramento. O Deter, que oferece um mapeamento praticamente em tempo real de focos de incêndio e desmatamento; e o Prodes, que consolida dados de desmatamento anualmente. Você, professor, pode sugerir o acompanhamento do desmatamento a partir de informações oferecidas gratuitamente nessas páginas.
  2. Outra possibilidade de mobilizar os estudantes é convidá-los a conhecer com mais detalhes o estilo de vida de povos que vivem na Amazônia. Povos originários, mas também ribeirinhos e caboclos podem ser foco de uma pesquisa que indique como vivem dos recursos da floresta, sem afetar seus serviços ecossistêmicos e ambientais.

O estudo da biodiversidade do Brasil é um tema muito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quer conferir algumas ações para implementar a Base em suas aulas? Baixe o e-book gratuitamente.

cta-como-trazer-a-bncc-para-a-sala-de-aula

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
14 de novembro de 2025

A celebração de datas comemorativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Celebrar algumas datas comemorativas na escola, sobretudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é uma prática que já faz parte,...
Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica
13 de novembro de 2025

Aulas de música na Educação Infantil: especificidades e possibilidades de ação pedagógica

Música, educação musical e a pluralidade das infâncias 🎶 Para aprofundar o debate sobre as práticas pedagógico-musicais na Educação Infantil,...
A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 
12 de novembro de 2025

A luta e a persistência: a desvalorização do professor na sociedade brasileira 

Introdução: o discurso recorrente sobre a importância do professor É recorrente, na sociedade, a disseminação do discurso sobre a importância...
Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura
11 de novembro de 2025

Possibilidades de valorização da herança africana no Brasil através da literatura

No ano de 2024, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por milhões de pessoas em todo o país,...
Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso
10 de novembro de 2025

Estresse e adoecimento mental nas escolas: precisamos falar sobre isso

Dados Alarmantes sobre o Adoecimento Mental na Sociedade Segundo o levantamento do projeto Global Burden of Disease (Carga Global das...