Ensino Fundamental 2: O que esperar e quais as disciplinas?
O Ensino Fundamental é o segmento mais longo da Educação Básica brasileira, com pelo menos 9 anos de duração. Divide-se em duas etapas: os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 5º ano, e os Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Cada etapa desse segmento possui características bem definidas. Na primeira, por exemplo, os professores são polivalentes e trabalham em uma mesma disciplinas conteúdos de várias áreas do conhecimento. Já na segunda o professor é especialista e aprofunda a introdução da etapa anterior.
Nessa divisão, portanto, o aluno precisa lidar com mudanças bruscas na estrutura curricular de uma etapa para a outra. Mas esse é apenas um dos desafios.
No Ensino Fundamental, o aluno entra ainda criança e sai adolescente, tem acesso mais facilitado à tecnologia e passa por transformações sociais e biológicas importantes.
Neste artigo você sabe mais e se aprofunda nos Anos Finais do Ensino Fundamental, também conhecido como Ensino Fundamental II, e entende o que é, quais seus principais desafios, sua estruturação e a avaliação de aprendizado nesta etapa.
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O que é o Ensino Fundamental 2?
O Ensino Fundamental 2 é a etapa da Educação Básica que vai do 6º ao 9º ano (antigas 5ª a 8ª série), na qual se aprofundam conhecimentos introduzidos no Ensino Fundamental 1 e prepara-se o aluno para o Ensino Médio.
Para isso, o estudante passa a contar com mais disciplinas e professores especialistas em cada uma delas.
Nesse ciclo, além de retomar e ressignificar os conteúdos vistos anteriormente, os professores têm o desafio de apresentar conceitos mais complexos aos alunos, que serão importantes para facilitar a aprendizagem no ciclo seguinte, o Ensino Médio.
É ainda um grande desafio para o corpo docente conseguir interligar os conteúdos de várias disciplinas, para promover um aprendizado interdisciplinar e desenvolver no aluno uma visão holística do seu processo de aprendizado, que será essencial não só para a continuidade dos seus estudos, mas também para a vida em sociedade.
Já o aluno, que, nessa etapa, geralmente está na faixa etária de 11 a 15 anos, precisa aprender a ser mais autônomo e independente, pois não terá mais o apoio de um único professor para orientá-lo, e mais organizado, pois precisará lidar com diferentes tipos de conhecimentos e fontes de informação.
Saiba quais são as disciplinas do Ensino Fundamental 2?
A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, a estrutura dos Anos Finais do Ensino Fundamental passa a se organizar em áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares obrigatórios (chamados antes de matérias ou disciplinas), como mostra a tabela a seguir:
No entanto, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica preveem que, além dos componentes obrigatórios comuns da BNCC, a escola pode complementar a grade curricular com uma parte diversificada para “enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares em face das diferentes realidades”.
Por isso, em algumas escolas é possível encontrar disciplinas de Iniciação Teatral, Música, Robótica, Estudos Amazônicos, Técnicas de Redação, outras línguas estrangeiras etc.
Anos iniciais
Com exceção do ensino de Língua Inglesa, todas as demais disciplinas já foram iniciadas aos alunos nos Anos Iniciais e por isso os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental precisam trabalhar os conteúdos de forma a prever um aprofundamento do que já foi aprendido e um avanço no conhecimento. Por isso, as aulas no Ensino Fundamental II devem ser administradas de forma diferente.
Nas aulas de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, os professores trabalham, principalmente, atividades de oralidade, onde assimilam vocabulário e a construção de discursos.
Os professores, nessa etapa, também ensinam o alfabeto, as palavras, as questões fonéticas e os demais signos linguísticos, com técnicas de leitura e escrita que aumentam progressivamente a complexidade dos textos.
Anos finais
Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental os professores trabalham os objetos de conhecimento em Língua Portuguesa com atividades que visam a aumentar sua criticidade e socialização.
Por isso amplia-se, por exemplo, o contato dos estudantes com gêneros textuais relacionados a vários campos de atuação e a várias disciplinas.
Além disso, as práticas de interpretação de textos passam a ter o objetivo de desenvolver a leitura crítica e interpretativa.
Independente das disciplinas, as escolas possuem grandes responsabilidades nessa fase.
A primeira é garantir que a passagem do Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental ocorra de maneira natural, para que o aluno consiga se adaptar a essa mudança e não se desmotive.
A segunda grande responsabilidade, segundo a Base Nacional Comum Curricular, é “estimular a reflexão e a análise aprofundada e contribuir para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais”. Para isso, a escola deve conectar melhor os conteúdos dessa etapa com as características, os interesses e individualidades dos estudantes.
O que esperar do Ensino Fundamental 2?
O aluno passará pelo menos 4 anos nos Anos Finais do Ensino Fundamental, ao longo do 6º, 7º, 8º e 9º anos.
A cada ano, a escola deve garantir que o aluno tenha evoluído seu aprendizado e esteja preparado para seguir para o próximo ciclo da Educação Básica, o Ensino Médio.
No entanto, cada ano tem desafios diferentes e a escola precisa estar preparada para superá-los.
O que esperar do 6º ano?
O 6º ano é o mais crítico, pois é quando o aluno mais vai precisar de ajuda para se adaptar à nova fase do Ensino Fundamental.
Nesse ano, o aluno será apresentado a uma nova estrutura curricular e a novos professores, especializados em uma disciplina.
A escola, portanto, precisa de estratégias diferentes para lidar com essa situação.
Uma dica é planejar um momento de explicação dessa nova fase no início do ano. Outra possibilidade é disponibilizar um tempo com a coordenação pedagógica para que os alunos possam tirar dúvidas ao longo do ano.
O que esperar do 7º ano?
Já no 7º ano os desafios aumentam, principalmente por que o estudante já está entrando na adolescência e essa transição precisa ser acompanhada e, se possível, trabalhada a partir de temas transversais na sala de aula.
Também é o momento de aumentar a complexidade dos conteúdos, como em Matemática, em que se espera que o aluno resolva problematizações cada vez mais complexas e compreenda o referencial cartesiano.
O que esperar do 8º ano?
No ano seguinte, o foco deve ser ajudar o aluno a dominar as habilidades de leitura e produção de texto, com incentivo principalmente da Literatura.
Com relação às Ciências Humanas, o aluno deve começar a estudar temas contemporâneos de História, Geografia e Artes.
Na área de Ciências da Natureza, o aluno deve ser capaz de comparar teorias científicas, por exemplo, enquanto em Matemática ele deve estar preparado para compreender escalas e resolver equações matemáticas.
O que esperar do 9º ano?
Relacionar todos os conhecimentos desenvolvidos é o principal desafio do 9º do Ensino Fundamental 2.
Além disso, o aluno deve ser capaz de estabelecer novas relações entre as disciplinas, pois elas serão a base do ciclo seguinte.
Uma dica é priorizar nessa etapa a realização de atividades e trabalhos interdisciplinares, em que os alunos possam explorar conhecimentos de várias áreas do conhecimento para resolver situações-problemas do cotidiano.
Com relação aos conteúdos desse último ano do Ensino Fundamental, o aluno deve ser estimulado a ler e analisar obras literárias, refletir sobre a situação social, econômica e política do país, representar a evolução das espécies e indicar probabilidades, por exemplo.
Educação socioemocional e uso da tecnologia
Nesse ciclo, a escola deve compreender o aluno como “sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social”, como orienta a BNCC.
Essas práticas podem vir em forma de atividades de envolvam e fomentem a sociabilidade, empatia, respeito e inclusão social, para formar o estudante com competências fundamentais para a vida.
Espera-se, ainda, que a escola compreenda que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades e, por isso, incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, trazendo novas possibilidades de comunicação, e que eduque para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente no mundo digital.
Saeb 2019 e os testes para o Ensino Fundamental 2
A escola deve estar atenta a todos os desafios que são impostos por essa etapa da Educação Básica, uma vez que, a cada dois anos, todos os alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e, de forma voluntária, de escolas privadas, são avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Essa avaliação é muito relevante, pois seu resultado faz parte da base de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Até 2018, os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental eram avaliados apenas em Língua Portuguesa e Matemática, mas em junho daquele ano o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças importantes para a avaliação.
Uma delas é que, a partir de 2019, a avaliação também contemplará perguntas das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, já de acordo com as competências e habilidades previstas pela BNCC.
A avaliação dessas duas novas áreas, no entanto, será feita por amostragem. Isso significa que somente um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental responderá às perguntas dessas áreas. O restante continuará sendo avaliado apenas em Língua Portuguesa e Matemática.
Os resultados da avaliação dessas duas áreas não serão considerados para fins de cálculo do Ideb, para não interferir na série histórica do índice.
Conclusão
A etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental é muito importante na vida escolar do estudante brasileiro, porque ela representa uma transição, não apenas de ciclos, mas também de vida. O aluno passa da infância para a adolescência e precisa desenvolver competências e habilidades mais complexas.
Essa etapa traz grandes desafios para as escolas, que devem ajudar o aluno a lidar com o acréscimo de novas disciplinas e a interdisciplinaridade, professores especializados e uso mais intensivo de tecnologias em sala de aula.
Além disso, é papel da escola estimular atitudes e comportamentos compatíveis com seu novo papel na sociedade contemporânea.
Além disso, a escola precisa compreender que cada ano dessa etapa apresenta desafios distintos e deve se preparar para superar cada um deles na formação integral de um aluno cidadão.
Ao final desse ciclo os alunos serão avaliados e esse resultado será utilizado para calcular o principal índice da educação brasileira.
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