Em casa com a criançada – Segunda Semana

23 de abril, 2020 - Por e-docente

Compartilhar

Na semana passada, conversamos sobre a importância de estabelecer rotinas com a criançada. A rotina escolar e os combinados fazem parte das estratégias de trabalho dos professores, para que consigam conduzir as suas aulas num processo de construção e aprendizagem de todos, garantindo assim um ambiente harmonioso e de brincadeira. Desta forma, sugerimos que mantenha o varal da rotina (vide a primeira semana).  Para essa semana trazemos algumas dicas:

  1. Combine com as crianças que se seguirem os combinados do varal, terão uma brincadeira surpresa na sexta feira;
  2. Para que eles cumpram os acordos, sugerimos fazer um quadro dos combinados. Em uma folha comum faça tipo um calendário semanal. Nele registre os combinados principais (fazer a higiene, refeições, obedecer ao horário sono…) e os dias da semana. No final do dia, faça com que ele desenhe estrelinhas ou bolinhas (o que for mais fácil) onde realmente cumpriu o estabelecido sem choro ou birras.
  3. Junte todas as embalagens de caixinhas, copos, latas etc. (caixa de pasta de dente, ovos, farinhas, iogurte…) lave e guarde você vai precisar.

Segunda-feira:

Massinha de modelar: a massa pode ser feita em casa pois é de simples confecção e pode ser uma ótima brincadeira. Faça uma goma com água, trigo, um pouquinho de sal e óleo. Misture tudo e leve ao fogo, quando a goma estiver quase pronta misture tinta guache, corante comestível ou pó de refresco (o sabor vai definir a cor). Depois que esfriar, amasse bem e mãos à obra, podem se divertir inventando uma série de construções.

Terça-feira:

Meu pequeno artista: proponha que desenhe usando pincel ou o dedinho e faça uma obra artística para presentear, pós isolamento social, pessoas que ele goste muito e que esteja com saudade. Caso não tenha tinta guache ou aquarela, pode fazer a mesma receita da goma mais rala.  Pode também retirar da beterraba, couve, ou outros alimentos de pigmentação forte o extrato para usar como tinta (basta bater no liquidificador com pouca água e coar). Uma outra possibilidade que a criançada gosta muito é desenhar com a borra do café. Então,  após o café é só não jogar a borra fora.

Quarta-feira:

Contação de história: combine que vai contar uma história de uma família fantástica , “O Pequeno Polegar” e não esqueça de dizer que é de autoria dos Irmãos Grimm, acesse a história completa no portal https://www.coletivoleitor.com.br/criancas-em-casa-o-que-fazer/. Antes de contar a história leia para se inteirar do conteúdo (e se preparar), porque o texto é grande e se for lido antes pode ficar desinteressante para a criança. Após a leitura converse com a criança sobre a história fazendo alguns questionamentos O que achou da atitude do lenhador? O que ele(a) faria se estivesse no lugar dele? Qual o tamanho do menor filho? Pergunte se ele sabe o que é um polegar? Explique a ele que os dedos têm nome. Brinque com essa ideia, dos dedos terem nome e se ele(a) daria outros nomes para os seus dedos.

Quinta-feira

Construindo um robô: as sucatas que você veio juntando durante a semana servirão para construir o robô, que também pode ser substituído por outro objeto. Para tal construção precisará de cola, durex, tesoura, canetas coloridas… Caso não tenha esse material a disposição pode propor montar uma cidade de sucata ou um mercadinho,  assim  poderá usar as peças isoladas sem necessidade de recortar, colar…

Sexta-feira

Master Chef: nesse dia, se ele cumpriu todos os combinados e se houve resistência, mas você conseguiu contornar, promova a brincadeira surpresa: faça um bolo com a participação das crianças, ou um brigadeiro ou biscoitinhos. Se puder faça, de papel mesmo, um avental, um chapéu ou customize um boné, enfim crie uma roupa que caracterize seu master chef. Seja criativo e mãos a obra!

 

Karla Berbat

Pedagoga e mestre em Educação Escolar

Assessora Pedagógica das Editoras Ática, Scipione e Saraiva – Rede Pública

Compartilhar


Deixe seu comentário