Em casa com a criançada – Quarta Semana

07 de Maio, 2020 - Por e-docente

Compartilhar

Sabemos que não deve estar sendo fácil manter o equilíbrio emocional frente a tantas mudanças em nossas vidas. Não é só o fato do isolamento social, há inseguranças no aspecto econômico  além da ameaça à vida que muito nos sensibiliza. Como adultos, precisamos tentar manter o equilíbrio. Que tal uma prática nova, que nos ajude a relaxar e manter a atenção plena, de forma mais serena?

Segunda-feira:

Mindfulness: de onde saiu esse bicho? Mindfulness, não é um bicho nem é um alienígena, é uma prática de atenção ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, a prática de mindfulness melhora o foco, a concentração e proporciona calma. Para entender melhor como os exercícios são simples visite o site  https://youtu.be/-RQo8kreAy8

Terça-feira:

Mímica e dança: escolha uma música conhecida e que vocês gostem, pode ser cantigas infantis ou música popular. Coloque a música para tocar e vocês devem dançar e imitar os movimentos que a música sugere. Pode também imitar o cantor, improvisar um microfone e através da mímica fingir cantar, ao mesmo tempo em que dramatizam a música.

Quarta-feira:

Revirando o baú: há quanto tempo você não vê aquelas fotos antigas de família ou mesmo as fotos das crianças em várias fases da vida? Então aproveite esse momento e reviva a história da vida de vocês. Convide-o a sentar no chão, nas almofadas, da forma mais descontraída possível e revirem o baú em busca das memórias de vocês. Caso não tenha fotos reveladas, use as que tem em digital (no celular ou nas redes sociais). Deem boas gargalhadas e matem a saudade de quem, nesse momento, está longe.

Quinta-feira:

Fita crepe e muita imaginação: basta um rolo de fita crepe e um espaço da casa para montar caminhos e estimular a coordenação motora, a criança deve andar sobre a linha. Pode ainda, montar mini cidades onde ele vai usar os seus brinquedos para dar vida à cidade ou fazer circuitos para que os carrinhos, bonecos ou bonecas percorram.

Sexta-feira:

Festa de aniversário: há tempos vocês não se reúnem em festinhas de amigos ou familiares. O que você acha de convidá-lo a cantar parabéns para um dos brinquedos? Nesse dia façam um bolo bem gostoso e o estimule a eleger um brinquedo que fará aniversário. Durante o dia a criança deve se preocupar em desenhar os convites ou escrever, se já está na fase de alfabetização, e convidar os demais brinquedos. Crie um ambiente de festa, com música, brincadeiras e o parabéns!!!

 

Karla Berbat

Pedagoga e mestre em Educação Escolar

Assessora Pedagógica das Editoras Ática, Scipione e Saraiva – Rede Pública

Compartilhar


Deixe seu comentário