18 dicas para o ensino da Matemática
Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
Autor da coleção Teláris Matemática, aprovada no PNLD 2020, Luiz Roberto Dante dá algumas dicas para tornar o ensino da Matemática mais significativo para os estudantes. O Doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de autor de vários materiais didáticos para o Ensino Básico, atuou durante anos como professor da rede pública brasileira.
Dicas para um ensino da Matemática mais significativo
- Trabalhar as ideias e os conceitos matemáticos intuitivamente, antes da simbologia, antes da linguagem matemática.
- Criar oportunidades para o aluno aprender por compreensão e não por mecanização, apresentando a ele os porquês.
- Estimular o aluno a pensar, raciocinar, criar, relacionar ideias e ter iniciativa e autonomia de pensamento.
- Substituir nas aulas a frase “É assim que se faz” por outra, como “Pense um pouco sobre isso”.
- Trabalhar os conceitos e os procedimentos matemáticos via resolução de problemas que envolvam o aluno de modo significativo.
- Aproveitar a experiência acumulada pelo aluno, partindo dos seus conhecimentos prévios e produzindo aprendizagem significativa.
- Estimular o aluno a fazer estimativas, cálculo mental e arredondamentos, obtendo resultados aproximados.
- Fazer conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento: interdisciplinaridade.
- Considerar mais o processo do que o produto final, mais as estratégias utilizadas do que resultados prontos e acabados.
- Encarar a aprendizagem da Matemática como um processo ativo e não passivo.
- Utilizar a História da Matemática como um importante recurso didático.
- Os jogos e as brincadeiras também podem ser importantes recursos didáticos.
- Utilizar a calculadora e o computador adequadamente, sabendo quando e como fazê-lo.
- Enfatizar igualmente as Unidades temáticas da Matemática: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Trabalhá-las de forma integrada.
- Equilibrar conceituação, habilidade de cálculo e aplicações.
- Sempre que possível, desencadear novos conteúdos via situações-problema contextualizadas.
- Desenvolver as competências: representação e comunicação; investigação e compreensão; percepção sociocultural e histórica da Matemática.
- Desenvolver no aluno uma atitude positiva em relação à Matemática.