Dia Nacional das Artes – 12 de agosto
Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
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No dia 12 de agosto, celebra-se, no Brasil, o Dia Nacional das Artes. A comemoração da data em ambiente escolar pode trazer inúmeros benefícios para as práticas de aprendizagem.
Além de funcionar como um estímulo à criatividade, o ensino da Arte está fortemente envolvido com o desenvolvimento da capacidade de interpretação e do senso crítico.
Neste artigo, veja por que o Dia Nacional das Artes é comemorado no dia 12 de agosto.
Confira também quando a Arte passou a integrar o currículo escolar no Brasil e algumas ideias de atividades para promover as múltiplas manifestações artísticas na escola.
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História do Dia Nacional das Artes
O Dia Nacional das Artes foi definido a partir de duas leis que dizem respeito à regulamentação da profissão Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões:
- Lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978
- Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978
A definição do caráter profissional dos artistas representa um avanço na forma que o trabalho artístico é apreciado e valorizado. Além disso, essas diretrizes asseguram a proteção física e moral de profissionais das artes.
As leis, inclusive, moldam questões muito importantes sobre a circulação e direitos autorais das obras criadas por artistas brasileiros.
Por conta dessas realizações legais, foi definido que o décimo segundo dia de agosto marca o Dia Nacional das Artes.
A arte, de modo geral, diz respeito à expressão de sentimentos e emoções. As produções artísticas são representações e reinvenções de períodos históricos, e, somado ao valor cultural, são fundamentais para a formação humana.
A data, portanto, simboliza uma ótima oportunidade para destacar os valores das artes, que são manifestadas das mais variadas formas. Pintura plástica, escultura, cinema, teatro, dança, música e arquitetura são exemplos de manifestações artísticas.
O Dia Nacional das Artes pode ser comemorado por meio da realização de diversas ações dentro e fora da escola.
Ensino da Arte no Brasil
Por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Arte passa a compor o leque das disciplinas do Ensino Básico. Um dos princípios expostos pela LDB envolve a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”.
Esse propósito acentua a necessidade de definir as Artes como um objeto de estudo, funcionando como uma direção para a instrução cultural dos estudantes.
A produção e distribuição de livros didáticos para o ensino de Arte ganhou maior foco a partir da década de 80. Para promover maior participação dos alunos, os materiais passaram a trazer propostas de ensino práticas, perdendo parte do teor puramente teórico atribuído às artes até então.
Os livros didáticos de Arte, então, permitiram que o professor possuísse um recurso material para a elaboração de suas aulas.
Mais à frente, em 1997, houve a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacional de Arte, os PCNs/Arte. Para tornar o ensino da arte mais metodológico, o documento ofereceu orientações para o professor de Arte.
Como é o ensino na atualidade
Hoje, há várias faculdades e universidades com cursos focados na formação profissional do educador das artes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento essencial para a educação atualmente, define quais são as competências e habilidades fundamentais para a formação do indivíduo na escola.
Com professores capacitados e objetivos educacionais claros, o ensino da Arte está relacionado à área das Linguagens, envolvendo práticas diversas.
Há várias justificativas para a permanência da Arte na educação. A Arte, enquanto disciplina, é muito significativa para a formação e expressão dos estudantes. Segundo Ana Mae Barbosa, referência para o ensino da Arte na escola:
Sabemos que a arte na escola não tem como objetivo formar artistas, como a matemática não tem como objetivo formar matemático, embora artistas, matemáticos e escritores devam ser igualmente bem-vindos numa sociedade desenvolvida. O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, fruidor, decodificador da obra de arte.
Em seus estudos, Ana Mae Barbosa organizou a chamada Abordagem Triangular, que envolve três atos: apreciar, fazer e contextualizar. Portanto, o aluno torna-se capaz de analisar obras artísticas, ser o artista e compreender onde as artes e suas histórias se localizam no tempo e espaço.
A coleção aprovada no PNLD 2020 Teláris Arte é elaborada conforme essa tradição do ensino da Arte na escola. Os livros didáticos dessa coleção propõem reflexões da arte enquanto linguagem, além de promover experimentações das mais variadas manifestações.
Entenda melhor a proposta da coleção Teláris Arte no vídeo abaixo:
Atividades para comemorar o Dia Nacional das Artes
De acordo com a BNCC o ensino de Arte contribui “para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania.”
O Dia Nacional das Artes, logo, pode ser um momento oportuno para o exercer a prática cidadã nas práticas escolares.
A seguir, veja duas sugestões de atividades para a celebração do Dia Nacional das Artes. Ambas possuem caráter pedagógico e não exigem altos investimentos financeiros, sendo facilmente realizáveis em vários contextos escolares.
Escola Ateliê e Escola Museu
Para a realização dessa atividade, a escola pode transformar uma sala de aula em um ambiente próprio para produções artísticas.
Além de instrumentos de confecção comuns, o ateliê da escola pode dispor de objetos aleatórios para ativar os mecanismos cerebrais voltados à criatividade.
Durante a produção, é importante que o tutor encoraje os alunos a pensarem fora da caixa, despertando o lado mais artístico e sincero dos estudantes.
Depois de prontas, as obras podem ser espalhadas pelos ambientes da escola com placas indicando o título da produção e o artista.
Assim, vão explorar as dimensões relacionadas à criação e reflexão da Arte, previstas, inclusive, na Base. Os alunos terão, portanto, a oportunidade de fazer arte e compartilhá-la com os colegas de escola e de apreciar a arte feita por outros alunos.
Divisor
Inspirado em um dos trabalhos mais célebres de Lygia Pape, a escola pode reproduzir e reinventar a performance Divisor no Dia Nacional das Artes. A performance não exige grande investimento, uma vez que é necessário apenas alguns metros de tecido.
Por meio de recortes feitos no pano, alunos, professores e demais funcionários enfiam suas cabeças e passam a compor uma obra de arte.
A obra, apesar de simples, pode gerar reflexões bastante complexas. Os participantes formam um elemento único, em que a movimentação e significado dependem unicamente da coletividade.
Há, portanto, uma celebração do corpo humano. Uma pessoa de fora da obra pode instigar movimentos, dizendo para a peça realizar algumas ações como caminhar, correr, dançar e girar.
De acordo com a própria Pape, a proposta é bastante humana e envolve uma arte pública em que qualquer pessoa pode participar.
A coleção Mosaico Arte, aprovada no PNLD 2020, traz o ensino da arte por meio de temas transdisciplinares, como o corpo. A abordagem dos livros didáticos envolve a participação ativa dos alunos, que são despertados tanto para o fazer quando o pesquisar artístico.
Veja mais sobre a coleção Mosaico Arte abaixo:
Conclusão
O Dia Nacional das Artes é uma ótima data a ser comemorada na escola. A data definida para marcar o reconhecimento da profissão Artista envolve a valorização da arte enquanto representação necessária para a formação da cultura nacional.
Nas escolas, professores e professoras de Linguagens podem se juntar para a elaboração de dinâmicas envolventes. A inspiração em obras famosas e a consideração da BNCC são excelentes pontos de partidas para o planejamento de atividades para o Dia Nacional das Artes.
É possível colocar em prática ações conceituadas pedagogicamente mesmo investindo pouco.
O livro didático, além de auxiliar professores em sua prática na sala de aula, traz ótimas propostas de atividades.
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