Quarentena COVID-19: Como trabalhar com os estudantes a distância?
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Com as situações de confinamento provocadas pela pandemia do COVID-19, muitas redes e secretarias de educação suspenderam suas aulas para evitar a propagação do vírus.
Uma pergunta tem ecoado no mundo da educação: Como nós, professores, podemos atuar e ajudar nossos estudantes?
Felizmente, a transformação digital em andamento oferece múltiplas oportunidades para ampliar as abordagens na educação. Existem diversas soluções gratuitas que podemos utilizar para gerenciar a sala de aula, auxiliar na aprendizagem dos estudantes e estimular o desenvolvimento que tanto almejamos com todas as turmas. Mas qual delas devemos escolher?
É fundamental que nós, professores em conjunto com a rede/secretaria, definamos o que será ensinado e qual será o material de apoio. Na educação a distância, não se usa todos os conteúdos. Por isso, é muito importante que usemos objetos educacionais digitais que já foram pré-selecionados e já passaram por uma curadoria pedagógica.
Preparar para a mudança por conta da COVID-19
Incorporar experiências de aprendizagem centradas no estudante é um desafio para todos os professores. A tarefa é difícil, nós sabemos, mas a resistência à mudança e a quebra de paradigmas só acontece por meio de ações graduais e engajadoras.
Com o cenário emergencial de confinamento atual, podemos fazer uso de recursos digitais para manter o desenvolvimento planejado para os estudantes no ano letivo. Sabemos que nem todos os estudantes contam com acesso à internet e que a equidade na educação pública continuará sendo uma barreira nesse momento.
Porém, é preciso tomar atitudes no intuito de diminuir os impactos da crise. Nesse momento é muito importante contar com o apoio da família (e da comunidade escolar) para garantir que o maior número possível de estudantes consiga acessar os recursos digitais.
Nesse sentido, soluções criativas, como videoconferências, projetos orientados, apresentação de seminários, entre outros, são muito bem-vindas. Mas, alguns métodos tradicionais continuam surtindo efeito e sendo ótimos suportes para os processos de ensino e de aprendizagem.
Um aspecto importante nesse momento é trabalhar com fontes confiáveis e que abordem o tema de acordo com o que está previsto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, permitindo que o planejamento curricular da rede seja seguido e que o impacto possível.
E-DOCENTE: EXERCÍCIOS E OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
Pensando nesse cenário, o e-docente oferece algumas ferramentas que prometem ajudar a montar uma estratégia para esse momento e tornar essa rotina mais alinhada com os objetivos de aprendizagem, articuladas à BNCC.
Banco de questões
Que tal contar com uma lista de exercícios, alinhados aos principais critérios de avaliação do MEC e à BNCC? Na página inicial do e-docente, na parte inferior você encontrará o menu “Monte sua prova”. Nele você pode poder escolher uma diversidade de questões, selecionando por nível (anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio), por componente curricular (disciplina) e por ano(série).
Por exemplo:
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Logo abaixo você encontra todas as questões disponíveis, de acordo com os filtros disponíveis:
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Em seguida, basta selecionar as questões que você julgar mais relevantes, clicando no ícone com símbolo de positivo (+), ao final de cada enunciado.
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A cada seleção de questão realizada, a atividade avaliativa vai sendo montada na parte inferior da página. Você pode editar, excluindo alguma questão, clicando no símbolo de negativo (-) ou no ícone da lixeira, localizado no final de cada enunciado.
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Selecione as questões desejadas e clique no ícone “Prévia da Prova”, para ir até a página com a atividade montada.
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Na tela com a atividade montada, você terá opção de “editar” o documento, caso tenha percebido a necessidade de incluir ou retirar alguma questão, ou “finalizar” e, então será gerado um arquivo em Word, para que você possa compartilhar com os estudantes por e-mail, whatsapp, ambiente virtual de aprendizagem ou outro recurso à sua escolha.
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Clique na opção finalizar, e no final da página, complete um rápido registro.
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Após as informações de cadastro, automaticamente, duas opções serão apresentadas: “Prova Final”, com as questões montadas, e “Gabarito”, com as respostas para agilizar as correções
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Ao selecionar as opções, o arquivo será baixado em formato Word, permitindo eventuais adequações e personalização
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Objetos Educacionais Digitais (OEDs)
Que tal propor uma abordagem diferente para os estudantes? Os objetos educacionais digitais são excelentes recursos de apoio aos processos de ensino e de aprendizagem. Com diversos formatos, eles abordam diferentes temas com dinâmicas atrativas e ao mesmo tempo focadas no objetivo de aprendizagem.
Eles estão disponíveis por segmento e componente curricular.
Portanto, o primeiro passo é selecionar o segmento: Anos iniciais/Anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, na página inicial do e-docente.
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Após selecionar o segmento, você será encaminhado para uma página que está repleta de recursos que tornam o dia-a-dia mais fácil, como planos bimestrais, sequências didáticas (planos de aula), avaliações, gabaritos, livros do professor digitais, entre outros.
Você irá clicar no menu “OEDs”.
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Uma vez na página, você terá opções de escolher os OEDs por “editora” ou por “componente curricular”.
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Selecione a opção desejada e navegue pelos conteúdos para selecionar o que esteja de acordo com o seu planejamento.
Ao clicar sobre uma das opções no nome do arquivo, você será direcionado para outra página que abrirá o recurso. Ele pode estar em formato de gráficos interativos, videoaula, áudio, entre outros formatos.
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Para enviar para os estudantes, basta copiar o endereço na barra superior do navegador ou clicando com o botão direito do mouse, selecionando a opção “copiar endereço do vídeo”. Outra opção é seguir o mesmo processo, clicando o botão direito do mouse e selecionar a opção “salvar vídeo como”. O arquivo será salvo no seu dispositivo.
Pronto! Agora é só enviar para a turma e complementar com uma atividade do banco de questões.
Compartilhando saberes na pandemia da COVID-19
Todas essas dicas podem ser combinadas e adequadas ao seu contexto de pandemia da COVID-19. É preciso avaliar com quais você se identifica e convidar os colegas professores para entrar nessa jornada de transformação.
Sabemos que um processo de mudança sempre exige um grande esforço inicial. Além de uma análise prévia minuciosa para garantir a escolha certa. Essa mudança paradigmática dos currículos e dos processos de ensino e de aprendizagem são temas que têm se destacado nas últimas décadas. Esse é um bom momento para incluir a cultura digital na prática educativa!
Se você conhece alguma iniciativa de sucesso ou já participa de uma, compartilhe conosco sua experiência! Deixe o seu comentário abaixo e ajude os colegas!
Lembre-se:
“Se você continuar a fazer o que sempre fez, vai continuar a conseguir o que sempre conseguiu.” – Anthony Robbins
Kamil Giglio
Assessor Pedagógico das Editoras Ática, Scipione e Saraiva na Rede pública.
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC.