MENU
VOLTAR
COMPARTILHAR
Plano de aula para professor do Ensino Médio de Educação Física

Planos de aula para professores do Ensino Médio de Educação Física

Plano de aula para professor do Ensino Médio de Educação Física
Feito por:
O que você irá encontrar neste material

A Educação Física, com seus grandes eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, desperta paixões e une pessoas. Essa energia é fundamental para criar aulas mais engajadoras e significativas.

Nossa proposta é utilizar a lutas como tema para três aulas sequenciais, explorando a dimensão lúdica e competitiva, mas também a importância do respeito, da igualdade e da solidariedade.

Objetivos:

  • Desenvolver habilidades motoras e sociais através da prática das lutas.
  • Promover a reflexão sobre temas como inclusão, respeito às diferenças e superação de desafios.
  • Contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.

Habilidades da BNCC:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca desenvolver nos estudantes habilidades relacionadas a diversas linguagens e práticas corporais. As principais habilidades destacadas são:

  • Linguagens: Usar diferentes formas de expressão (arte, corpo, fala) de maneira crítica e consciente, entendendo como elas são usadas e influenciam a sociedade.
  • Análise crítica: Analisar as mensagens por trás das diferentes linguagens, identificando interesses, poder e diferentes perspectivas de mundo.
  • Interação social: Usar o corpo de forma intencional para se relacionar com os outros de maneira construtiva, respeitosa e empática.
  • Crítico-social: Identificar e combater preconceitos e desigualdades presentes nas práticas corporais, promovendo a justiça e os direitos humanos.
  • Bem-estar: Utilizar as práticas corporais para se conhecer melhor, cuidar da saúde e se divertir, integrando-as ao seu estilo de vida.

Metodologia:

  • Gamificação: Transformar o aprendizado em uma experiência divertida e desafiadora.
  • Cooperação: Promover o trabalho em equipe e a construção de relações positivas.
  • Reflexão: Estimular a análise crítica das práticas corporais e de seus significados sociais.