Em nosso país, sobretudo no Ensino Básico, em se tratando de escolas públicas, há muito ainda a melhorar, no entanto, não devemos deixar de olhar que evoluímos, ainda que a passos largos, quando o assunto é aproximar livro, autor, leitor, família, professor, em suma, uma comunidade de leitores.
Evoluímos no sentido de presenciarmos muitas práticas pedagógicas de sucesso que trabalham a leitura, principalmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Se pensarmos em
épocas mais remotas, a leitura e a escrita eram vistas como privilégio de esferas “sociais” mais abastadas. Devido a tantas mudanças sociopolíticas e culturais, com o
decorrer dos séculos e das civilizações, eis que presenciamos a democratização do ensino e, com isso, o acesso à leitura e, consequentemente, às práticas de leituras.
Ao longo deste e-book, a ideia é pensarmos sobre o que tem sido feito e o que ainda pode acontecer quando o assunto é a formação do Leitor Literário nos Anos Iniciais, cujas reflexões,
insights e ações serão compartilhados a partir de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com os seus estudantes.
Temas como curadoria e leitura literária também terão nosso olhar atento com vistas a apoiar o seu fazer pedagógico nos mais diversificados espaços de aprendizagem, assim como uma seção especial intitulada “Inspiração” que, como o próprio nome diz, tem o intuito de lhe inspirar a sempre buscar por mais, por meio de obras, vídeos, artigos e afins.