Mais um ano letivo se inicia, trazendo consigo inúmeros desafios. Alguns já antigos conhecidos, como a necessidade de promover qualidade cada vez maior na Educação Básica e busca por melhores condições de estudo aos estudantes e trabalho na formação continuada de professores das redes públicas de ensino.
Outros, mais novos, são característicos do período que vivemos, como a necessidade da remediação aprendizagem e combate à evasão escolar no contexto pós-pandêmico.
Atendendo a essa demanda, mais uma vez, as editoras Ática, Saraiva e Scipione para a rede pública oferecem às escolas parceiras este material. Trata-se de um e-book com um roteiro de formação continuada de professores para ser utilizado pelo gestor durante o planejamento do início do ano letivo.
O e-book contempla o segmento de Ensino Médio. Estão previstas, em cada um, atividades para três dias de formação, considerando um período de 4h por dia.
Com esse apoio, esperamos continuar contribuindo para a formação continuada de professores e para a promoção da aprendizagem dos estudantes de todos os segmentos da Educação Básica.
Os três dias de formação dividem-se por temas: o primeiro dia é dedicado ao acolhimento dos profissionais e reflexões sobre os estudantes e seus processos de aprendizagem.
O segundo dia destina-se às discussões acerca dos objetos de ensino a serem trabalhados no segmento em questão. O terceiro dia, por fim, é dedicado aos estudos das didáticas da área.
Dessa forma, o conjunto do planejamento abarcará uma triangulação didática, contemplando:
i)o estudante e os processos de aprendizagem;
ii)os objetos de conhecimento que se transmutam em objetos de ensino;
iii)o professor e suas didáticas.