Mais um ano letivo se inicia, trazendo consigo inúmeros desafios. Alguns já antigos conhecidos, como a necessidade de promover qualidade cada vez maior na Educação Básica e busca por melhores condições de estudo aos estudantes e trabalho na formação continuada de professores das redes públicas de ensino.
Outros, mais novos, são característicos do período que vivemos, como a necessidade da remediação aprendizagem e combate à evasão escolar no contexto pós-pandêmico.
Atendendo a essa demanda, mais uma vez, as editoras Ática, Saraiva e Scipione para a rede pública oferecem às escolas parceiras este material. Trata-se de um e-book com um roteiro de formação continuada de professores para ser utilizado pelo gestor durante o planejamento do início do ano letivo.
O e-book contempla o segmento de Ensino Fundamental Anos Iniciais. Estão previstas, em cada um, atividades para três dias de formação, considerando um período de 4h por dia.
Com esse apoio, esperamos continuar contribuindo para a formação continuada de professores e para a promoção da aprendizagem dos estudantes de todos os segmentos da Educação Básica.
Os três dias de formação dividem-se por temas: o primeiro dia é dedicado ao acolhimento dos profissionais e reflexões sobre os estudantes e seus processos de aprendizagem.
O segundo dia destina-se às discussões acerca dos objetos de ensino a serem trabalhados no segmento em questão. O terceiro dia, por fim, é dedicado aos estudos das didáticas da área.
Dessa forma, o conjunto do planejamento abarcará uma triangulação didática, contemplando:
i)o estudante e os processos de aprendizagem;
ii)os objetos de conhecimento que se transmutam em objetos de ensino;
iii)o professor e suas didáticas.