Como utilizar o material digital do professor
Material de divulgação das editoras Ática, Saraiva e Scipione.
Não constitui documento oficial a respeito do PNLD.
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A cultura digital promove, diariamente, transformações muito significativas na contemporaneidade. Na escola, os alunos estão cada vez mais inseridos nessa cultura.
A disponibilidade de computadores, celulares e tablets e o acesso à internet torna os estudantes protagonistas deste novo mundo no qual todos estamos.
Pensando nisso, as escolas possuem a tarefa de formar a nova geração de estudantes, que está conectada a todo momento e não se engaja facilmente.
A escola, portanto, precisa incorporar novidades à prática de ensino, educando os jovens para a participação mais consciente na cultura digital.
Mas e o professor? Onde fica nessas transformações? Para promover uma atualização e enriquecer o trabalho do educador, o PNLD 2020 distribuirá materiais digitais.
Neste artigo, veja quais são os recursos integrantes do material digital e boas utilizações para se fazer dele. Confira!
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O uso do material digital do professor
O material digital do PNLD, além de garantir um avanço tecnológico das práticas docentes, busca auxiliar o professor na organização e planejamento de suas aulas.
Ao todo, para cada livro adotado pela instituição, são enviados quatro materiais para os professores:
- Plano de desenvolvimento, com o objetivo de explicitar o que deve ser trabalhado por bimestre em relação ao material;
- Sequências didáticas, que abordam objetos de conhecimento
se habilidades do período de acordo com o Plano de Desenvolvimento do livro didático; - Propostas de acompanhamento de aprendizagem, que fornecem atividades avaliativas para averiguar os conhecimentos desenvolvidos;
- Material audiovisual, que complementa o livro didático com áudios, vídeos e videoaulas.
Todos esses meios são elaborados para beneficiar a dinâmica das aulas do professor, bem como permitir novidades e aperfeiçoamento de suas práticas.
Disciplinas que possuem material digital para o professor
Todas as disciplinas atendidas pelo programa possuem material digital. Além do Manual do Professor impresso, que traz o livro do aluno somado a direcionamentos para os educadores, o PNLD 2020 enviará material digital em DVD para os professores.
Logo, os professores de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia e História das escolas públicas de Anos Finais do Ensino Fundamental receberão o material digital.
Não apenas as obras disciplinares possuem material digital: as obras de Projetos Integradores, com foco na aplicação dos conteúdos aprendidos na escola e BNCC, também detêm desse recurso.
Material digital: boas práticas com esse recurso
Como o material é planejado para a prática docente, é necessário que os professores façam uso dos recursos digitais enviados pelo PNLD.
A boa utilização do material digital colabora para a formação do professor, acrescentando aspectos fundamentais ao seu dia a dia.
A seguir, confira algumas sugestões para um uso adequado do material digital.
Formas de desenvolver
Organizado bimestralmente, o plano de desenvolvimento presente no material digital oferece apoios gerais e específicos para a formação dos estudantes.
Uma vez que a proposta envolve explicitar a relação entre conteúdo e a BNCC, os profissionais da educação conseguem enxergar a proposta da Base de forma clara e aplicada.
Seguir as sugestões de atividades presentes no plano de desenvolvimento favorece a compreensão dos conteúdos do livro didático e desenvolvimento de habilidades.
O material, ainda, apresenta sugestões de fontes de pesquisas aplicáveis em sala de aula, permitindo que o professor se aprofunde em determinados assuntos e conteúdos.
Dar ênfase às orientações voltadas à gestão da sala de aula também representa uma boa prática. Algumas habilidades a serem desenvolvidas exigem do professor ações e atos particulares.
Esse comportamento é traçado no plano de desenvolvimento, portanto os professores têm um direcionamento bem definido para seguir, alcançando, assim, a formação completa das habilidades essências em seus alunos.
Materiais para o planejamento
Cada material é acompanhado de 12 ou mais sequências didáticas. Elas auxiliam, principalmente, num desafio comum entre os professores: o planejamento de aulas.
Nas sequências didáticas presentes no material digital, há uma opção de aula completa, mostrando como o professor pode organizar os alunos, o espaço e o tempo para cada atividade proposta.
O material ainda oferece atividades complementares às do livro didático, permitindo que o professor tenha mais opções de questões. Sendo assim, o docente pode sempre complementar o ensino com essas atividades, desenvolvendo até mesmo trabalhos com elas.
Dessa maneira, propor trabalhos em grupo, apresentações e atividades que envolvam tecnologia — como a produção de um vídeo — é uma ótima maneira de explorar o objetivo de aprendizagem da sequência didática.
Avaliações completas
Com a homologação da BNCC, ocorrida totalmente no final de 2018, aplicar exames elaborados com base nas habilidades do documento faz-se essencial. O material digital do PNLD 2020 oferece ao professor uma avaliação de 10 questões por bimestre.
Essa avaliação, além de apresentar uma completa grade de correção, certifica o desenvolvimento dos alunos quanto às competências e habilidades apresentadas no bimestre.
O professor pode ter o hábito de aplicar essas avaliações, ou questões dela, em sala de aula. Assim, é possível aferir como os alunos estão em relação aos conteúdos ensinados em classe.
Seguir as orientações referentes ao planejamento das aulas a partir dos resultados obtidos é uma boa opção para que os estudantes com dificuldade desenvolvam as competências pretendidas.
Audiovisual para o engajamento
O material audiovisual que acompanha os livros didáticos podem ser um ótimo instrumento para o engajamento dos alunos.
De acordo com o Edital do PNLD 2020 “o material digital audiovisual é direcionado ao estudante e tem por objetivo favorecer sua compreensão sobre relações, processos, conceitos e princípios”.
Além disso, soma-se a ideia de permitir a visualização de situações e experiências da realidade.
Os vídeos, áudios e imagens que compõem o material digital do professor servem como ferramenta para o aperfeiçoamento de conceitos.
Ele permite também a construção de sínteses dos conteúdos vistos em sala e contextualização da cultura vivida pelos estudantes.
Dessa forma, elementos da cultura digital são inseridas nas aulas. O aluno, logo, se identifica com a informação e passa a recebê-la mais abertamente.
Recursos digitais e a realidade na sala de aula
De acordo com as considerações para a avaliação das obras didáticas do PNLD:
Ao aproveitar o potencial de comunicação do universo digital, a escola pode instituir novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes.
Ou seja, além da vantagem relacionada ao engajamento dos alunos, a consideração da cultura digital e atualização de práticas aproxima o professor dos seus alunos.
Mesmo em contexto em que a tecnologia não é muito forte, o desenvolvimento de uma cultura digital na escola é muito válido para a formação do aluno enquanto cidadão do século XXI.
O professor pode utilizar os materiais audiovisuais e propor outras atividades. Por exemplo, fazer um blog em um cartaz e colar os posts (artigos no estilo para web) que os alunos escreverem.
Ou ainda demonstrar como funciona o e-mail, muito importante hoje no mercado de trabalho, ensinado os alunos a escreverem uma boa mensagem.
Conclusão
Os recursos digitais são fundamentais nos dias de hoje. Professores de todas as disciplinas e anos devem buscar por atualizações em sua didática para propiciar o desenvolvimento de seus alunos. O material digital do professor do PNLD canaliza recursos nos docentes, permitindo que suas aulas sejam modernizadas e mais adequadas para os jovens.
Garantir que o livro didático escolhido pela instituição contém um bom material digital é muito importante. Os profissionais da educação, à vista disso, devem analisar as obras aprovadas com muito cuidado para, então, de fato escolherem qual será utilizada em sala.
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