MENU

A BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE MUDA NAS AULAS DOS ANOS INICIAIS?

20 de junho de 2022,
E-docente

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui um documento normativo que versa sobre os conhecimentos e habilidades previstas para o trabalho com as diversas áreas do currículo em toda a Educação Básica, também com a língua portuguesa. 

Apesar de ser alvo de muitas polêmicas e discussões desde sua elaboração, na área de Linguagens (Língua Portuguesa, Educação Física Arte e Língua Estrangeira Moderna). E dialoga com os outros documentos que apresentam orientações curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Qual a diferença entre a BNCC e os demais documentos já publicados sobre a temática no Brasil?

Enquanto os PCNs e DCNs estabelecem propostas de caráter mais orientador – e de uso facultativo –, a BNCC possui força de lei e é mais específica em seu texto, apresentando para a comunidade educacional brasileira os objetivos de aprendizagem para cada ano escolar, de modo a ensejar equidade quanto à produção de material didático e encaminhamento didático-pedagógico a partir de uma base curricular comum a todas as escolas do país.

Língua Portuguesa

Em Língua Portuguesa, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

Os usos sociais da leitura e da escrita são, portanto, muito variadas. E é de suma importância que os alunos, no decorrer do processo de aprendizagem do sistema de escrita alfabética, vivenciem o uso da leitura e da escrita em práticas de letramento, uma vez que as diferentes práticas sociais giram em torno do ato de ler e escrever.

Nesse sentido, ganham ênfase, por exemplo, as práticas contextualizadas e significativas, como os nomes dos alunos, que devem sempre estar expostos, sendo a primeira referência escrita. 

Constituem uma lista significativa e deve se utilizar no início da alfabetização. Eles funcionam como modelos estáveis de escrita, fornecendo informações sobre as letras e outras convenções, como o uso das letras maiúsculas e minúsculas. 

Dessa forma, atividades desenvolvidas com os nomes dos alunos facilita o início do processo de reconhecimento da forma e do som das letras, como a BNCC destaca por meio dos diferentes objetos de aprendizagem.

Na BNCC, o componente Língua Portuguesa divide-se em quatro eixos que norteiam a organização pedagógica da área, a saber:

Eixo Leitura no BNCC para Língua Portuguesa

A concepção de leitura vai se estabelecer como construção de sentidos a partir da interação texto e leitor, em uma perspectiva discursiva. Aluno visto como leitor que participa ativamente da construção de sentidos e não apenas decodifica textos.

O centro das atividades de leitura são os gêneros textuais/ discursivos, considerando sua estrutura (macro e micro), conteúdo composicional, interlocutores, contexto de produção, esferas de circulação social e suporte.

As estratégias de leitura são de suma importância para a formação de leitores competentes e autônomos. Constituem-se de operações regulares de abordagens do texto (antecipações, hipóteses, inferências, comparações).

Eixo Produção de Textos BNCC para a Língua Portuguesa

Os diferentes gêneros textuais e discursivos (textos literários, científicos, jornalísticos e outros), na interação com o outro sujeito, ganham destaque nos processos de ensinar e aprender a língua escrita. 

Os discursos orais e escritos ocupam lugar privilegiado nas interações e situações de aprendizagem. Geraldi (2011), no que se refere à importância do trabalho com o texto, nos fundamenta: “considero a produção de textos (orais e escritos) como ponto de partida (e ponto de chegada) de todo o processo de ensino/aprendizagem da língua.” (GERALDI, 2011, P. 135)

A BNCC, neste sentido, apresenta novos formatos para além do texto escrito em verso e prosa. Porém as diferentes ferramentas digitais e suas respectivas edições de áudio, vídeo e diferentes finalidades como vlogs, playlists comentadas, resenhas de games e aplicativos, fotografias, entre outros.

Eixo Oralidade na Língua Portuguesa

Consideramos, neste eixo, as práticas de linguagem decorrentes de situações orais, com ou sem interação face a face, sendo as habilidades foco relacionadas à fala e à escuta. 

Dessa forma, a BNCC amplia a abordagem pedagógica do eixo por meio da intertextualidade e as práticas digitais e multimodais. E como escuta e produção de podcats, webinários, stories de redes sociais, resenhas de livros em vídeos entre outros.

Eixo Análise Linguística/ Semiótica

O ensino de gramática se impõe como objeto de discussão e polêmica. Ao invés de fundamentar-se em exercícios que favoreçam o estabelecimento e a memorização dos padrões linguísticos, o ensino de Gramática, sendo definido como “Análise Linguística”.

Ele refere-se à prática de ensino da língua cujo foco se dá através das necessidades apresentadas pelos alunos nas atividades de produção, leitura e escuta de textos, em uma perspectiva integrada.

A Análise Linguística reafirma uma posição reflexiva sobre os fatos gramaticais, a LP em uso. Os alunos devem entender os fatos gramaticais como recursos da língua, a serviço do projeto de dizer que o texto oral/ escrito/multimodal concretiza na leitura, escrita, e atividades de oralidade.

O termo “semiótica” aponta para a necessidade de abordagens analíticas e integradas para os diversos tipos de linguagem. Logo, a análise linguística/semiótica abrange memes, vídeos, games e qualquer relação discursiva entre texto, imagem e som, por exemplo.

Para além dos Eixos de trabalho com a língua, a Base apresenta os campos de atuação, que são os contextos discursivos por meio dos quais os gêneros são lidos e produzidos. São cinco eixos que orientam para a seleção dos gêneros, práticas, atividades e procedimentos:

Campo da Vida Cotidiana

É o campo específico para os Anos Iniciais. Abarca situações discursivas de leitura, escrita e interação da realidade social dos estudantes desse segmento, referindo-se à interação necessária nos movimentos de comunicação e interlocução no mundo social (na escola, na família e demais locais de convivência).

São exemplos de gêneros que podem ser explorados nesse campo: bilhetes, listas, agendas, listas, convites, diários regras de jogos e brincadeiras etc.

Campo artístico-literário

Esse campo promove o contato constante dos estudantes à linguagem artística e literária, de modo a fomentar o gosto pela leitura e pela apreciação estética, favorecendo a diversidade cultural.

São exemplos de gêneros que podem ser explorados nesse campo: lendas, fábulas, poemas visuais, pinturas etc.

Campo de Estudo e Pesquisa BNCC

O campo de estudo e pesquisa propõe contextualizar a leitura e a escrita para as práticas investigativas e analíticas tendo a leitura e a escrita como ferramentas para aprendizagem em todas as áreas. 

Dessa forma, o campo atua de maneira global no aprendizado dos diferentes saberes dos componentes curriculares. Evidencia ao estudante que existem termos técnicos e diversas linguagens, percebendo que cada uma delas possui coerência ao serem utilizadas nos contextos discursivos específicos de cada área.

São exemplos de gêneros que podem ser explorados nesse campo: quadros, gráficos, tabelas, infográficos, diagramas, verbetes etc.

Campo de atuação na vida pública

O campo destaca a leitura, escuta, análise e produção de gêneros que versam sobre vida e sociedade e cidadania, por meio do entendimento dos direitos e deveres, leis, estatutos e demais registros regulamentares. Ensejando que os estudantes, desde os primeiros anos do ensino fundamental, desenvolvam a postura crítica, ativa e propositiva em meio a temáticas de relevância social.

São exemplos de gêneros que podem ser explorados nesse campo: regras, regulamentos, estatutos, leis, cartas do leitor, textos de campanhas de conscientização etc.

No tocante à Língua Portuguesa, a BNCC de Língua Portuguesa evidencia a construção da competência comunicativa do aluno (capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação).

O que envolve a competência linguística, a textual e a discursiva, materializada por meio das competências gerais e específicas, os objetos de aprendizagem e habilidades, os eixos de trabalho com a língua e os campos de atuação.

No geral, o documento advoga pela concepção de língua marcada pela contextualização, tendo caráter dialógico (BAHKTIN, 2003); a linguagem como atividade discursiva, o texto como unidade de ensino e a noção de gramática como relativa ao conhecimento que o falante tem de sua linguagem.

Referências

GERALDI, J, W. O texto na sala de aula. 3 ed. Cascavel: ASSOESTE, 2011 [1984].

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.359-362.

Mario Sergio Mangabeira Junior é Mestre em Letras pela UFRRJ. Professor de Língua Portuguesa e Inglês da SME/RJ. Elaborador de material didático Rioeduca de Língua Portuguesa da SME/RJ. Atua na formação continuada na área de Metodologia de Ensino de LP e Organi

Crie sua conta e desbloqueie materiais exclusivos

Voltar
Complete o cadastro para receber seu e-book
Já possui uma conta?Acessar conta
ACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINSACREALAGOASAMAPÁAMAZONASBAHIACEARÁDISTRITO FEDERALESPÍRITO SANTOGOIÁSMARANHÃOMATO GROSSOMATO GROSSO DO SULMINAS GERAISPARÁPARAÍBAPARANÁPERNAMBUCOPIAUÍRIO DE JANEIRORIO GRANDE DO NORTERIO GRANDE DO SULRONDÔNIARORAIMASANTA CATARINASÃO PAULOSERGIPETOCANTINS

Veja mais

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história
23 de maio de 2025

Como é a Educação Pública no Brasil? Dados, importância e história

A Educação pública no Brasil avançou nas últimas décadas, mas ainda enfrenta desafios estruturais que comprometem sua qualidade.  Dados recentes...
PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione
22 de maio de 2025

PNLD 2026: Obras Aprovadas do Ensino Médio da Saraiva, Ática e Scipione

No PNLD 2026, as obras aprovadas já foram divulgadas, marcando um novo ciclo de escolha de materiais didáticos para o...
Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio
21 de maio de 2025

Novas formas de empregabilidade para estudantes do Ensino Médio

Embora a empregabilidade seja vital para os jovens, a maioria conclui o Ensino Médio despreparada para o mercado, com anos...
5 critérios essenciais para a coerência na produção textual
20 de maio de 2025

5 critérios essenciais para a coerência na produção textual

A produção textual é uma habilidade indispensável ao longo da vida escolar e acadêmica. No entanto, muitos alunos só passam...
8 curiosidades sobre educação no Brasil
16 de maio de 2025

8 curiosidades sobre educação no Brasil

A educação no Brasil é um dos temas mais debatidos no país, dada sua importância estratégica para o desenvolvimento social,...