Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:
O professor do presente e o ambiente virtual
As regras impostas pelo distanciamento social trouxeram um personagem que não aparecia com frequência nas manchetes: o professor do presente. O educador do futuro fica para depois. A urgência ...
Continue lendoCiências Humanas na Educação Básica: desafios e possibilidades
Para começar, vamos pensar sobre os dois termos apresentados no título: desafio e possibilidade. Quando a prática pedagógica não é desafiadora para professores e alunos? Todo desafio pode se ...
Continue lendoA construção do conhecimento científico na Educação Básica
No mundo contemporâneo, as marcas da Ciência estão presentes em quase todos os espaços da vida cotidiana, seja no campo, seja nas cidades, o conhecimento científico está implícito e ...
Continue lendoPandemia: Reflexões sobre a formação docente no contexto atual: desafios da prática
Sabemos que as nossas relações sociais, o nosso estar no mundo, de maneira geral, modificou-se em função da emergência do coronavírus e da consequente pandemia ocasionada pelo COVID 2019, ...
Continue lendoA educação inclusiva chega ao Ensino Médio
“A inclusão chega ao Ensino Médio?”. Virou pergunta, pois há dúvidas: por que “a inclusão” está personificada? Ela chega? Ela não estava lá? Como ela chegou ao Ensino Médio? ...
Continue lendoBNCC: Habilidades e desafios na educação remota
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e ...
Continue lendoQuarentena e as competências socioemocionais
Desde a quarentena e a interrupção das aulas presenciais, vários alertas têm surgido dos mais diversos setores da sociedade. Os desafios são muitos – e a preocupação com o ...
Continue lendoAlfabetização: O que é consciência fonológica e como ela afeta o processo
Alfabetização requer o desenvolvimento de competências e habilidades muito antes de saber ler e escrever. As várias informações que a criança recebe no dia a dia, no convívio familiar, ...
Continue lendoComo nosso cérebro aprende: neurociência, aprendizagem e BNCC
A neurociência pode contribuir de inúmeras formas para a educação. Conhecer e entender o processo de aprendizagem tornou-se um grande desafio para os educadores. Desvendar os estudos do cérebro, ...
Continue lendoTrabalho em grupo: 7 dicas para incorporar a aprendizagem por pares à sua aula
“Ensinar é aprender duas vezes”. E que tal utilizar esse pressuposto para tornar o estudante mais ativo na construção do conhecimento? Que tal incentivar a aprendizagem por meio do ...
Continue lendo