MENU
Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:

Inteligência de dados: como utilizar na gestão educacional?

3 de dezembro de 2020
E-docente
Inteligência de dados? Para Castells (2007), o ponto inicial para uma análise do complexo processo de formação das sociedades, economia e culturas emergentes passa pela revolução tecnológica da informação. ...
Continue lendo

O protagonismo em tempos de pandemia

1 de dezembro de 2020
E-docente
Alguém duvida de que uma educação mais centrada e o protagonismo no aluno e, portanto, menos nos conteúdos – ou até mesmo nos professores –, é mais eficaz? Possivelmente, ...
Continue lendo

Escola: Produção textual durante a pandemia – os memes

26 de novembro de 2020
E-docente
Não adianta “negar as aparências e disfarçar as evidências”: já há algum tempo a escola tem o confronto da necessidade de incorporar o mundo digital às suas práticas de ...
Continue lendo

O trabalho com o pensamento computacional

24 de novembro de 2020
E-docente
O avanço tecnológico das últimas décadas tem alterado a maneira como socializamos, interagimos e adquirimos informação. A influência da tecnologia tem moldado a maneira como construímos conhecimento, especialmente com ...
Continue lendo

Formas de aproximar a família da educação

19 de novembro de 2020
E-docente
É possível aproximar a família da educação? Muito se fala sobre educação, mas será que sabemos mesmo o que é educar? Constato, sobretudo quando estou em reunião com familiares, ...
Continue lendo

Mapas e uso da linguagem cartográfica

17 de novembro de 2020
E-docente
Todos os dias, uma profusão de “memes” circula pela internet, provocando uma comunicação extremamente direta e instantânea com linguagem única. Entretanto, a ideia de que hoje crianças e jovens ...
Continue lendo

Passeio escolar x Estudo do meio: potencializando a aprendizagem

12 de novembro de 2020
E-docente
Que valor atribuímos aos estudos do meio e às saídas de estudo quando os denominamos como “passeios de escola”? Pode parecer que essa questão se limita a uma simples ...
Continue lendo

Reflexões sobre o ensino remoto de matemática

10 de novembro de 2020
E-docente
Algumas perguntas têm mobilizado muitos de nós, educadores, nos tempos atuais. Uma questão recorrente: é possível ensinar matemática em um contexto remoto? Se sim, como e o que ensinar? ...
Continue lendo

Habilidades e ferramentas para realizar um Projeto Integrador

6 de novembro de 2020
E-docente
Para discutir projeto integrador convém resgatar alguns dos principais estudiosos. Dentre eles, John Dewey compreendia a sala de aula como uma “comunidade em miniatura”, assim os problemas concretos e ...
Continue lendo

Internet: Dicas de atividades para alunos sem acesso

5 de novembro de 2020
E-docente
Sabemos que o ensino remoto se instaurou de forma abrupta no cenário educacional em março deste ano, e ainda enfrentamos as desigualdades relativas ao acesso à internet. Para esses ...
Continue lendo