Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:
Educação Inclusiva: como atender a todos os alunos.
“Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças.” Mantoan Inicio pensando no conceito de “Utopia” de Thomas More, um dos grandes humanistas do Renascimento, ...
Continue lendoO ensino de Língua Inglesa pelo viés da BNCC
A linguagem tem um impacto direto na forma como vemos o mundo. A hipótese levantada por Sapir-Whorf e popularizada em filmes como “A chegada” demonstra que, o nosso repertório ...
Continue lendoO financiamento da educação pública brasileira
Educação é um direito, mas também é um investimento. Por essa razão, a Constituição Federal/1988 estabelece, como condição indispensável, a disponibilidade de recursos para que os entes federados possam ...
Continue lendoO ensino de Língua Portuguesa pelo viés da BNCC
Quando pensamos nas pesquisas e estudos que trazem para o centro da discussão o tratamento dado ao ensino de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras nas últimas três décadas, é ...
Continue lendoComo utilizar as novas tecnologias educacionais?
Novas tecnologias? Na área educacional estamos sempre atrás do ‘como’: como ensinar? Como promover debates instigantes na sala de aula que estejam afinados com as demandas sociais de nosso ...
Continue lendoO que são Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, segundo Anísio Teixeira?
Como professor e formador, faz realmente diferença que tipo de formação e os ideais que o(s) egresso(s) tem(terão) ao deixar a Universidade? Essa pergunta é importante visto que, nas ...
Continue lendoOnde está a matemática?
Toda vez que recebo um sexto ano, é um momento empolgante. Identifico sempre aquela energia explosiva, numa mistura muita específica entre o tempo de “criançar” e o tempo de ...
Continue lendoO protagonismo do estudante no processo de aprendizagem
Promover o protagonismo do estudante vai muito além de possibilitar um sujeito ativo sobre sua própria aprendizagem, requer outras condições tais como: transformar o problema em um objeto de ...
Continue lendoNegacionismo científico e Educação em Ciências na escola
No momento cuja quantidade de informações em que estamos expostos é imensa, selecionar aquilo que é confiável é uma habilidade necessária. Essa dificuldade analítica é resultado do ensino que ...
Continue lendoConsciência cidadã civilizatória ou instinto de preservação individual?
Na aurora dos seres humanos sobre a Terra, quando a claridade da consciência anunciava os primeiros raios de civilização, os sonhos possuíam enorme valor simbólico e deles eram extraídos ...
Continue lendo