MENU
Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:

Aula Remota: aprendizado, desafio e a valorização de profissionais da Educação

31 de agosto de 2021
E-docente
Aula remota, híbrido. Palavras que, até antes de março de 2020, estavam quase que totalmente associadas à Modalidade de Ensino EAD para jovens e adultos. Algo bastante distanciado da ...
Continue lendo

Para que praticar leituras femininas a partir de escritas pretas?

26 de agosto de 2021
E-docente
A questão título desta reflexão nos coloca diante de outras: quem está autorizado a falar? A quem permite-se o espaço de escuta? São questionamentos de extrema complexidade, sobretudo porque, ...
Continue lendo

Trabalho científico: Como orientar em distintas modalidades?

24 de agosto de 2021
E-docente
Orientar trabalho científico. Esta conversa que se inicia e que demanda outros desdobramentos mais interativos, permeados pelas trocas colaborativas entre docentes, é sobre as aprendizagens conquistadas desde 2007, na ...
Continue lendo

VOZES DAS MULHERES NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

17 de agosto de 2021
E-docente
Por muito tempo, e de forma estrutural, as literaturas escritas por mulheres têm sido silenciadas pelas instituições de veiculação discursiva, tais como as Academias de Letras, as escolas, as ...
Continue lendo

Educação integral: caminhos, descaminhos e possibilidades

12 de agosto de 2021
E-docente
Educação integral (doravante EI) é uma expressão polissêmica e com longa história em nosso país. Esse conceito pode se referir tanto a políticas públicas, quanto a questões metodológicas. A ...
Continue lendo

Leitura: O arranjo visual como fator essencial

10 de agosto de 2021
E-docente
As discussões sobre o ensino de leitura não são recentes. Na verdade, temos um número considerável de trabalhos produzidos por estudiosos de diversas áreas, que se dedicam a investigar ...
Continue lendo

Como praticar o protagonismo juvenil refletindo sobre identidades e vivências?

5 de agosto de 2021
E-docente
O sujeito pós-moderno é constituído de modo instável e provisório, como nos explica Stuart Hall. A identidade se constrói, portanto, no cotidiano, sendo oportuno não apenas repensar as práticas ...
Continue lendo

Por que as fake news são tão disseminadas? Quais as ferramentas para detectá-las?

3 de agosto de 2021
E-docente
Estamos, mais do que nunca, na era das Fake news (notícias falsas, na tradução do inglês) e não são poucos os estragos e desgastes que elas podem provocar em ...
Continue lendo

Literatura: geração plural de novos autores e espaços na mídia

29 de julho de 2021
E-docente
Para muitos dos representantes da chamada nova geração da literatura, o papel em branco pode até ser, ainda, o símbolo do desafio de qualquer escritor. A tela dos principais ...
Continue lendo

Será que é “cringe” não saber o que significa essa expressão?

27 de julho de 2021
E-docente
O que é cringe? Em um momento em que o acesso à internet é bastante disseminado, embora longe do ideal e considerando-se apenas países com Índices de Desenvolvimento Humano ...
Continue lendo