MENU
Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:

Políticas de Combate ao Bullying têm funcionado?

11 de março de 2022
E-docente
O combate ao bullying não possui histórico recente e o problema é mais comum do que pensamos. O ano era 1976 quando o cineasta norte-americano Brian de Palma contava ...
Continue lendo

Como trabalhar o carnaval em sala de aula?

25 de fevereiro de 2022
E-docente
As festividades, como o carnaval, são, de uma maneira geral, manifestações culturais enquanto celebrações de crenças, de marcos históricos, religiosos ou sociais, que trazem identidade às comunidades.   Portanto, quando ...
Continue lendo

Literatura no Ensino Médio: Como trabalhar?

24 de fevereiro de 2022
E-docente
Quando se fala em ensino de literatura na escola não é incomum ouvirmos a rápida associação entre esse saber e as práticas do Ensino Médio.  Muitas vezes, é como ...
Continue lendo

Como trabalhar com animações em sala de aula?  Propostas de letramento envolvendo desenhos animados

18 de fevereiro de 2022
E-docente
Um dos principais e mais tradicionais meios de entretenimento infantil, e que transpassa a sala de aula. Também atravessa gerações e continua encantando e divertindo crianças de diferentes faixas ...
Continue lendo

Altas Habilidades e Superdotação: como diagnosticar e lidar com os chamados superdotados

16 de fevereiro de 2022
E-docente
O que dizer sobre altas habilidades e superdotação? Parafraseando Caetano Veloso e Gilberto Gil em Dom de Iludir, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o ...
Continue lendo

Dislexia: O que é e como lidar com o problema na escola?

11 de fevereiro de 2022
E-docente
Será que é dislexia? Lentidão na leitura ou escrita, dificuldade para entender o encadeamento das letras e as palavras que elas formam, além de pouca aptidão para relacionar as ...
Continue lendo

Estratégias pedagógicas para os estudantes que não tiveram acesso ao ensino remoto

8 de fevereiro de 2022
E-docente
Como criar estratégias pedagógicas pós-pandemia depois do fechamento das escolas em todo o mundo. Alguns países reabriram as escolas de forma mais rápida e outros países, como o Brasil, ...
Continue lendo

Participação da família na prevenção e no controle da COVID-19 no ambiente escolar

3 de fevereiro de 2022
E-docente
A síndrome gripal, que se confunde com a COVID-19 muitas vezes, pode ser definida como uma mudança no estado de saúde da pessoa em relação ao seu padrão basal ...
Continue lendo

ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19 NO AMBIENTE ESCOLAR

1 de fevereiro de 2022
E-docente
Apesar de se passarem quase 2 anos da pandemia e do conhecimento sobre a transmissão do coronavírus e de outros vírus respiratórios ter crescido muito, alguns passos básicos no ...
Continue lendo

Uma proposta de produção textual no volta às aulas: diagnosticando o ponto de partida

28 de janeiro de 2022
E-docente
A volta às aulas é um momento cercado de muitas expectativas, seja por parte dos pais dos alunos, dos próprios alunos ou, é claro, dos professores. É um novo ...
Continue lendo