Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:
Regionalismo em Jogos e Brincadeiras: encontro de múltiplas culturas
No conjunto das práticas corporais que, como produções humanas dotadas de significação interindividual e coletiva, integram a Cultura Corporal de Movimento, os jogos e brincadeiras concentram a relevância da ...
Continue lendoPNLD 2023, Objeto 1: como será o processo de escolha dos livros?
A escolha dos livros didáticos do PNLD 2023, Objeto 1, já está em curso. E, para esse objeto em específico, a novidade é a realização da escolha do material ...
Continue lendoProdução escrita em avaliação: concepções e estratégias avaliativas
A produção escrita no âmbito da reflexão dentro na escola, diversas perguntas logo vêm à tona. Que textos são produzidos no espaço escolar? Eles respondem a quais situações de ...
Continue lendoEscolhas linguísticas e produção de sentidos: reflexões a serviço da leitura
Quando falamos ou escrevemos, nossas escolhas linguísticas são determinadas pelo contexto de produção, ou seja, pelo gênero a ser produzido, pelo nosso interlocutor, pelo suporte onde esse texto irá ...
Continue lendoIndependência do Brasil: como desenvolver práticas educativas?
O período em que se aproxima o marco histórico dos 200 anos da Independência do Brasil é marcado por duas vertentes de reflexão. Uma em que temos um país ...
Continue lendoInclusão escolar e saúde mental no processo de aprendizagem
Quando pensamos em inclusão escolar, logo vem a nossa mente: estudantes com algum tipo de deficiência ou com autismo. De fato, historicamente, a inclusão escolar sempre foi atrelada a ...
Continue lendoQual o papel de uma sequência didática nas aulas de Língua Portuguesa?
Desde a década de 90, com o advento dos estudos acerca da organização pedagógica para o trabalho com os gêneros textuais/discursivos, a expressão “sequência didática” está frequentemente em uso ...
Continue lendoRecomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa: o que é? Como se faz?
A defasagem de aprendizagem é algo que nos acompanha há muitas décadas, para além de toda situação atípica educacional provocada pela pandemia de COVID-19. A oferta de aulas de ...
Continue lendoAvaliação em Língua Portuguesa: refletindo sobre instrumentos e critérios avaliativos
É comum nos depararmos com situações nas quais precisamos ponderar sobre determinados fatos e fazer escolhas, selecionar, ou seja, avaliar e, qualquer que seja o contexto, essas tarefas não ...
Continue lendoData Comemorativa: Dia dos Pais
Para evidenciarmos o papel paterno para as crianças, é importante que, inicialmente, o professor procure compreender como se constituem os familiares de sua turma e os tipos de vivência ...
Continue lendo