MENU

Redação Nota 1000 ENEM: o passo a passo nesta reta final

31 de outubro de 2023
E-docente

Em poucos dias, haverá a aplicação das provas do ENEM da edição de 2023. Já no primeiro dia, o estudante terá de elaborar a redação. Nesta reta final, será que ainda há como se preparar para um excelente desempenho na escrita do texto? Venha conosco nesta leitura repleta de boas sugestões, rumo à redação nota 1000 ENEM!

Nos dias 5 e 12 de novembro, serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No primeiro dia, além das 90 questões objetivas (de múltipla escolha) da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, o estudante deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre o tema disponibilizado pelo Exame no caderno de provas.

Todas as informações sobre a prova estão em um texto especial, que abriu a nossa série de textos sobre o ENEM.

O desempenho na redação é muito importante para a nota final do participante; por isso, há tanta expectativa na elaboração desse texto. Mas o desempenho de excelência não é fácil de atingir.

É preciso, pois, antes de tudo, compreender bem a Matriz de Referência do ENEM, cujas orientações sobre a produção escrita estão postas de modo bastante claro no documento “A Redação no ENEM 2023: cartilha do participante”.

A Cartilha do Participante de 2023 só foi publicada no site do Inep no início do mês de outubro. Porém, basicamente, as instruções são as mesmas das cartilhas dos anos anteriores.

O documento fala sobre o que é esperado do participante, como o texto é avaliado, as situações que levam à nota zero e quais são as orientações relativas a cada uma das competências.

Na Cartilha, também está presente a proposta de produção de 2022 (ENEM regular), bem como modelos de redação NOTA 1000 do referido ano.

Já adiantamos: vamos, neste texto, fazer frequentes referências à Cartilha de 2023, além de analisar uma redação NOTA 1000 exposta nesse material.

Nosso objetivo, com este texto, é orientar os participantes do ENEM sobre como investir em uma preparação para a redação nesses poucos dias antes do Exame e sobre como agir no dia da avaliação. Todo esse passo a passo deixará, certamente, o estudante mais próximo da NOTA 1000!

Redação nota 1000 ENEM: Antes da prova

Faltam poucos dias para o ENEM 2023, mas podemos ainda investir nos estudos e buscar um desempenho destacável. Vamos, então, pensar sobre algumas atitudes que o participante pode adotar ainda nesses dias:

  1. Ler a Cartilha do Participante

É apropriado rever as situações que levam à nota zero, as orientações para a escrita do texto e as competências avaliadas. Assim, o estudante poderia fazer anotações sobre suas dúvidas, para, posteriormente, saná-las com um professor (antes do Exame, claro).

  1. Ver a proposta de redação do ano de 2022

O formato da proposta de redação é bastante típico. Portanto, é interessante ver a folha completa da proposta de 2022 para já ter familiaridade com esse material, evitando surpresas e possibilitando uma produção mais consciente.

  1. Analisar redações nota mil de 2022

Seria interessante para o estudante analisar, até a prova, duas ou três redações Nota 1000 (disponíveis na Cartilha do Participante de 2023). Ao ver esses modelos, o estudante compreenderá  melhor como deve ser uma redação – em formato e abordagem conteudística – para tirar a nota 1000.

  1. Revisar anotações

Se o participante vai fazer a prova em poucos dias, certamente já vem se preparando para o ENEM há algum tempo.  O estudo para a Redação envolve a organização de anotações sobre como elaborar o texto e sobre repertório sociocultural de diversos temas.

Então, é preciso revisar essas anotações, principalmente por conta dos repertórios, para ficar mais fácil lembrar de algum exemplo para colocar na prova.

  1. Escrever uma redação

Ainda dá tempo de produzir uma redação, com base em algum tema possível. Mas é imprescindível que algum professor (que entenda da avaliação da redação) possa corrigir e dê um retorno sobre os pontos positivos e os que ainda precisam de algum ajuste.

  1. Cuidar da saúde física e mental

Daqui para o ENEM, é interessante que os estudantes mantenham uma rotina, cuidem da saúde física e das questões emocionais.

Seria importante que pudessem realizar atividades de meditação e relaxamento, pois sentimentos como ansiedade, que são muito comuns e esperados, precisam ser trabalhados para não prejudicar a clareza de ações e o foco dos estudantes nos seus objetivos.

Como se pode observar, as ações sugeridas estão dentro do campo do real, ou seja, podem, de fato, ser aplicadas nesta reta final.

Agora vamos sugerir atitudes que podem ser empregadas no dia da prova, visando a um melhor desempenho.

No dia da prova

Como o ENEM é uma avaliação de grande importância para os estudantes brasileiros que objetivam cursar o ensino superior, há muita expectativa envolvida.

Mas, se os participantes adotam uma postura adequada no dia da prova, têm mais chances de obter êxito, sobretudo na produção da redação.

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo que pode ajudar no tão esperado dia, primeiramente de modo mais geral, para depois destinar o foco para a escrita do texto.

Porém, frisamos desde já: cada pessoa tem uma metodologia que encaixa melhor na sua personalidade, no seu modo de agir no mundo, e o que apresentamos abaixo são sugestões que devem ser adaptadas às necessidades/características de cada um.

  1. Estar descansado(a)

É importante que o estudante tenha dormido bem no dia anterior e que o cansaço não seja um fator que prejudique na sua concentração.

  1. Programar-se em relação à hora e ao deslocamento até o local

Uma atitude de extrema necessidade no dia do Exame é ter cuidado com os horários e com o deslocamento até o local de provas, para não perder a prova ou não chegar no local muito agitado(a) e estressado(a), prejudicando no foco que deve ser dado à avaliação.

  1. Concentrar-se

Ao receber a prova, é importante que o participante evite distrações, que não se preocupe mais com a movimentação da sala ou com algum barulho.

  1. Compreender o que está sentindo e ressignificar

É muito normal que o participante se sinta ansioso ou com medo. Por isso, é fundamental que compreenda esse sentimento e o ressignifique como foco ou concentração.

Com a calma restaurada, será mais difícil que os sentimentos atrapalhem na hora de ter discernimento para responder às questões e elaborar a redação.

Sobre a elaboração da redação:

  1. Fazer, primeiramente, a redação

Esse é um conselho muito específico e, talvez, o participante ache melhor adotar uma outra estratégia. O importante é que faça sentido na sua dinâmica de elaboração da prova. Mas, damos esse conselho para destacar que a prova de redação tem um peso muito grande e pode ser colocada como prioridade.

Nesse caso, quando o estudante receber o caderno de provas, irá procurar imediatamente a proposta de redação.

  1. Ler o tema

Ir, diretamente, para o encaminhamento à produção e ver qual o tema, para começar a pensar sobre ele.

  1. Seguir a sequência de leitura

Após ler o tema, voltar para o início da página e ler, concentradamente, tudo, todas as instruções para a elaboração da redação, na sequência.

  1. Destacar trechos dos textos motivadores

Ler com muita atenção os textos motivadores, para ter certeza de que compreendeu o tema. Destacar alguns trechos mais importantes e refletir sobre eles. Porém, é preciso lembrar-se de que nenhuma parte desses textos deve estar na redação.

Os textos motivadores servem apenas para dar um norte ao estudante, situá-lo na temática proposta pelo Exame.

  1. Elaborar projeto de texto

Antes de começar a elaborar a primeira versão do texto, fazer um projeto de texto considerando todas as palavras do tema. Por exemplo, se no tema há a palavra “desafios”, não esquecer que esse é um termo importante, pois remete ao fato de que a redação deverá levantar problemas atinentes à temática.

Um projeto de texto é um esquema que utiliza poucas palavras e visa a uma maior organização da redação. Uma boa ideia é desenvolver no seguinte formato:

Introdução: repertório sociocultural + tese + 2 ideias referentes à tese

1º parágrafo de desenvolvimento: ideia 1 (apresentada na introdução) + repertório

2º parágrafo de desenvolvimento:  ideia 2 (apresentada na introdução) + repertório

Conclusão: Proposta de Intervenção (Agente – Ação – Modo – Finalidade – Detalhamento)

  1. Escrever a redação

Elaborar a primeira versão da redação na folha de rascunho. Antes de passar a limpo na folha definitiva, revisar todo o texto e fazer as correções necessárias.

Depois, transcrever a redação na folha própria. Nesse movimento, não fazer grandes mudanças. Se tiver que mudar algo maior (um exemplo de um parágrafo, uma ideia central etc.), fazer isso na folha mesmo de rascunho, antes de escrever a versão definitiva, para não correr o risco de cometer mais erros e perder mais tempo.

Após a escrita definitiva, ainda fazer uma última revisão, para corrigir possíveis erros/esquecimentos de vírgula, acentuação, grafia etc.

Todo esse processo deve durar entre 1h e 1h30, pois é preciso ter um tempo de dedicação e, por outro lado, não há como se estender muito, para não faltar tempo para a elaboração das questões objetivas.

A Redação nota 1000 ENEM

Para falarmos sobre a redação NOTA 1000 e trazermos nossas orientações sobre como buscar esse desempenho de excelência, primeiramente, vamos expor abaixo uma redação NOTA 1000 do ENEM 2022, a qual está presente na Cartilha do Participante 2023 e nos servirá como modelo.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a parceria para a garantia do desenvolvimento sustentável é uma das dezessete metas do programa “Agenda 2030”. Nesse viés, urge a problemática dos desafios para a valorização de comunidades tradicionais no Brasil, visto que estas são fundamentais para a manutenção benéfica dos ecossistemas e promovem a sua conservação e preservação. Desse modo, é válido afirmar que a fiscalização inadequada de práticas ambientais ilegais e a baixa efetividade de políticas públicas destinadas aos povos supracitados são responsáveis pela perpetuação do problema.

Convém ressaltar, mormente, que o monitoramento insuficiente de ações ilícitas prejudiciais ao meio ambiente, como o desmatamento e as queimadas, interfere negativamente no cotidiano de populações tradicionais. Nesse sentido, a série “Aruanas” aborda as dificuldades enfrentadas por mulheres que lutam contra esquemas criminosos na Amazônia e que tentam assegurar a segurança e a sobrevida das comunidades inseridas nesse meio. Fora da ficção, esse cenário retratado reflete uma realidade marcada pela impunidade e insegurança, reforçadas pela inércia estatal no combate e na punição dos criminosos. Logo, os diversos povos ligados à natureza ficam vulneráveis, o que reverbera o descaso governamental com as suas garantias individuais e coletivas.

Ademais, as políticas promovidas pelo poder público para sanar problemas que ameaçam a segurança e a permanência de saberes culturais tradicionais carecem de plena eficiência. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu a demarcação de terras para os quilombolas, representando um marco institucional na consolidação dos seus direitos. No entanto, as ações previstas encontram barreiras na sua execução relacionadas aos interesses financeiros, à corrupção no sistema e aos métodos obsoletos de promoção da proteção social coletiva. Em suma, é imprescindível que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para solucionar a problemática.

Portanto, a valorização de populações tradicionais brasileiras é dificultada por fatores administrativos e sociais. Então, o Ministério do Meio Ambiente deve criar um programa de combate às práticas ilegais nos ecossistemas, mediante o enrijecimento de punições e o fortalecimento da fiscalização, visando reduzir a impunidade. Além disso, o Ministério da Cidadania deve realizar ações que promovam a segurança das comunidades, através de incentivo à demarcação dos territórios e à atualização da legislação vigente, com o objetivo de diminuir a violência e garantir a continuidade dos conhecimentos socioculturais. Assim, com essas atitudes, os povos tradicionais serão valorizados no Brasil.

(Texto de Luiz Henrique Nogueira dos Santos, divulgado na Cartilha do Participante de 2023)

Avaliação da redação nota 1000 ENEM

Como se pode perceber, essa redação corresponde a todos os critérios de avaliação pelo Exame, e atende a todos os requisitos nas 5 Competências, através das quais o texto passa pela avaliação. Vamos apontar, abaixo, as suas características.

  1. É um texto em prosa, escrito em forma de parágrafos, e que utiliza até 30 linhas;
  1. Apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão;
  1. Mantém-se no tema, que era “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”;
  1. Apresenta informações e reflexões críticas, ou seja, é dissertativo-argumentativo;
  1. É todo escrito em norma padrão Língua Portuguesa;
  1. Não desrespeita os direitos humanos;
  1. Não apresenta nenhum elemento que leve à atribuição da nota zero, como impropérios e parte deliberadamente desconectada do tema;
  1. Sobre a Competência 1, que diz respeito ao atendimento às regras da norma padrão da Língua Portuguesa e à adequação linguística, o texto é perfeito, pois não apresenta nenhum desvio;
  1. Sobre a Competência 2, que diz respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, à correspondência à temática e ao emprego de repertório sociocultural, pode-se afirmar que o texto tem ótima estrutura, atende muito bem ao tema e utiliza repertório sociocultural de modo bastante produtivo;
  1. Sobre a Competência 3, que diz respeito à argumentação, sua organização no texto e sobre autoria, é possível identificar uma tese com boa defesa, argumentos bem organizados e explanados, além de construções e posicionamentos autorais, que fogem do senso comum;
  1. Sobre a Competência 4, que diz respeito à coesão textual, é possível perceber palavras e ideias que fazem parte de um mesmo campo semântico, uso produtivo da coesão referencial e emprego preciso e diversificado de conectores;
  1. Sobre a Competência 5, que diz respeito à proposta de intervenção, reconhecemos os elementos essenciais para a elaboração de uma proposta consistente: agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.

Portanto, com base no modelo acima, podemos identificar que é esse tipo de desempenho que o ENEM busca para atribuir a NOTA 1000 a uma redação. Sendo assim, é válido seguir esse exemplo, sempre tendo em mente os critérios e as competências de avaliação pelo Exame.

Conclusão

Com concentração e boa gestão das questões emocionais, o desempenho destacável virá como resultado de um processo de estudo e de preparação.

Desejamos uma ótima prova!

Compartilhar: