PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos Geografia
Olá, professoras e professores! É com grande satisfação que compartilhamos com vocês as principais novidades da Coleção do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos Geografia.
Essa coleção, das autoras Ana Muniz, Ana Lúcia Guerrero e Maíra Fernandes, oferece um conjunto de recursos didáticos inovadores e atualizados para auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular Geografia.
Neste texto, vamos explorar as principais características dessa coleção, levando em consideração alguns princípios fundamentais que orientam a proposta desse material.
Destaques da Coleção Jornadas Novos Caminhos – Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental
Temáticas Diversificadas e Contextualizadas
A Coleção Jornadas Novos Caminhos – Geografia destaca-se por sua abordagem que permite aos estudantes ler, interpretar e agir no mundo, tomando por base um conjunto de saberes específicos do componente curricular Geografia.
As aberturas de unidades colaboram para mobilizar, por meio de recursos multimodais, as primeiras ideias sobre o tema proposto, promovendo sondagem de conhecimentos prévios dos estudantes, oportunizando debates e formulação de hipóteses.
Interdisciplinaridade
O intercâmbio entre as diferentes disciplinas está presente ao longo da coleção, mas a seção “Conhecimento Interligado” apresenta oportunidade de diálogos mais sistematizados, importantes para a construção do conhecimento de maneira autônoma.
As tarefas propõem interpretação de informações apresentadas e favorecem a ampliação de abordagens, comparando processos, fenômenos e argumentos, oportunamente por meio de linguagens diferenciadas dentro do contexto geográfico (imagens, gráficos e mapas).
Procedimentos Científicos
A coleção Jornadas Novos Caminhos – Geografia apresenta aos estudantes uma visão mais ampla e aprofundada dos conceitos geográficos.
No geral, são ideias para ir além dos conceitos trabalhados no livro didático, elevando aos estudantes a postura investigativa – importante para o protagonismo e desenvolvimento de habilidades dentro do componente curricular. O boxe “Fica a Dica” aparece em diferentes momentos e oportuniza situações reais de ampliação de estudos.
Alfabetização Cartográfica
Em Geografia, leitura e interpretação de mapas, dados e gráficos estão listados como ponto focal de trabalho. O destaque da seção “Linguagem Cartográfica” é o trabalho com produtos que envolvem croquis, plantas, imagens de satélite, acessos a sites de geolocalização etc.
Ao estudante, a clareza sobre como tais informações são veiculadas auxiliam na experiência de comparar e elaborar essas representações de modo adequado.
Desenvolvimento de Habilidades
Ao falar em trilhas, linkamos diretamente com as habilidades da BNCC. É neste momento que se desenvolve boa parte das habilidades e competências do documento mais contemporâneo.
As “Trilhas” contém o texto-base para a apresentação da temática e as atividades apresentam-se em linguagem adequada à faixa etária, facilitando a compreensão. Totalizam quatro por unidade e cada “Trilha” tem duração (em média) de duas aulas, algo que fica confortável ao planejamento pedagógico do professor.
Conclusão
A coleção do PNLD 2024 Jornadas Novos Caminhos Geografia oferece aos estudantes e professores diversas temáticas contextualizadas e aborda ideias sobre o espaço geográfico, além de conceitos sobre território, localização, pertencimento, espaço. Uma obra completa.
Juntos, podemos proporcionar uma conexão mais profunda e complexa entre os saberes escolares e a experiência social dos estudantes.
Conheça essa e as demais obras aprovadas no PNLD 2024 Saraiva no site do E-docente. O E-docente é a plataforma de Conteúdo do PNLD no Brasil, das Editoras Ática, Saraiva e Scipione.