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Inteligência Artificial na Educação: Demandas e otimização de tempo

20 de setembro de 2023
E-docente

Educadores, quais são as suas maiores angústias profissionais em relação à Inteligência Artificial na Educação? Se uma delas for a absoluta falta de tempo para vocês, este texto poderá ajudar!

“Um estudo da consultoria McKinsey & Company, feito com mais de 2000 profissionais da educação sugeriu que de 20% a 40% das horas de trabalho de uso dos professores atuais estão em atividades que poderiam ser automatizadas usando a tecnologia atual.

Aproximadamente 13 horas por semana poderiam ser realocadas para outras atividades que apoiem a aprendizagem dos alunos. ”(O uso da inteligência artificial na educação – Khan Academy Blog – junho de 2023).

Quem atua na Educação sabe que uma boa parte do tempo dos educadores está em uso com:

  • burocracias,
  • planejamento de novos itinerários e disciplinas eletivas,
  • elaboração e correção de avaliações e reuniões pouco proveitosas, entre outras demandas.

Entretanto, confesso que me surpreendi com a quantidade de horas que podem ser poupadas por semana, em média, a partir de recursos já disponíveis. Se isso realmente é possível, poupar em média 13 horas por semana em nossas vidas, ao ler essa pesquisa, achei necessário pensar em um texto que pudesse promover reflexões e ações com base na retomada de algumas de nossas atividades docentes.

Sinto que precisamos urgentemente incorporar revisões mais frequentes em nossa relação com o trabalho docente.

Precisamos valorizar ainda mais aquelas “paradas estratégicas” em nossa forma de produzir para refletir sobre a realidade que se apresenta em cada momento. Assim, analisar as ferramentas tecnológicas existentes e testar aquelas que possam nos ajudar a otimizar o nosso tempo no trabalho.

Se você já faz isso em sua rotina, ótimo! Continue. Se você não tem esse costume ou revisa sua forma de trabalhar apenas uma vez por ano, pode ser o seu momento de mudar!

Qual a importância de parar e refletir mais de uma vez por ano?

Conquistar mais tempo para a sua vida pessoal.

Para essa abordagem ficar um pouco mais leve e didática, vou propor algumas etapas de reflexões. Minha proposta é sugerir uma forma de selecionar recursos de incorporam a Inteligência Artificial (IA) refletindo sobre nossas demandas e atividades essenciais de maneira contextualizada. Ou seja, de acordo com a realidade de cada um, sua personalidade e necessidades profissionais.

Veja abaixo as etapas desta proposta!

Vamos começar?

Listando nossas demandas

Tomando como base a minha experiência profissional de mais de 30 anos na Educação, elaborei uma lista de demandas que considero essenciais em nossa profissão. Você pode alterar o que for necessário para que a lista corresponda a sua realidade atual.

Lista de demandas e atividades

Verificando suas necessidades

Considerei nessa proposta quatro grupos de demandas centrais de nosso trabalho:

  • Planejamento, adaptação e realização de aulas, cursos, projetos
  • elaboração, adaptação e correção de avaliações qualitativas e quantitativas
  • coleta e organização de dados dos estudantes para compartilhar em reuniões
  • atendimento personalizado de responsáveis e estudantes

No formulário Google com link indicado a seguir, listei boa parte das atividades necessárias para cobrir essas demandas. Se você achar necessário, complete a lista de acordo com a sua experiência pessoal, acrescentando atividades em cada demanda. 

Quando você responder e enviar o formulário, suas respostas vão para o e-mail que você cadastrou no início dele, incluindo comentários. Para você ver respostas e comentários, clique em “Ver pontuação”. Este formulário não possui resposta certa. O gabarito assinalado é apenas necessário para disponibilizar os comentários. 

Se você quiser, poderá acessar este formulário mais vezes e rever o que assinalou antes, alterando de acordo com sua necessidade em cada momento.

Perguntas para reflexão individual sobre as demandas da Inteligência Artificial na Educação

Agora que você já tem listadas as suas principais demandas e já selecionou aquelas que acredita investir mais tempo, pense sobre as perguntas a seguir. Essas reflexões irão ajudar você a contextualizar suas respostas ao seu modo de trabalhar e pensar.

Se possível, pegue um caderno de anotações, coloque a data de hoje e suas principais reflexões a respeito dessas perguntas. Assim, você poderá comparar as suas respostas com reflexões futuras, verificando possíveis mudanças.

  1. Quais dessas demandas listadas, ao seu ver, dependem essencialmente de:
  • seu conhecimento específico/disciplinar? 
  • seu trabalho criativo? 
  • sua visão crítica? 
  • contato direto com os estudantes? 
  • competências muito específicas?
  • trabalho colaborativo com outros colegas e profissionais?
  1. Pense em possíveis razões que justifiquem a necessidade de mais tempo na realização das atividades que você assinalou no formulário, incluindo aqui seu nível de exigência pessoal e perfeccionismo, sua relação emocional com o trabalho, sua capacidade de delegar funções e trabalhar em grupo, o significado de ser produtivo para você, o número de estudantes que você atende a cada ano e se você possui as competências necessárias para cumprir as atividades assinaladas. Isso mesmo! Veja se você se sente realmente capacitado(a) e confiante para realizar cada atividade assinalada. Pode ser que o maior tempo para sua execução tenha relação com a falta de um preparo necessário, uma capacitação ou especialização. Por outro lado, pode ser que a demanda deva ser coberta por meio de um trabalho conjunto e não isolado, envolvendo inclusive profissionais de outras áreas.

No final do formulário, listamos, com exemplos, alguns dos recursos com IA utilizados em Educação. Alguns desses recursos você certamente já conhece ou ouviu falar.

Dica de leitura

Um artigo sobre perfeccionismo de 2022 pela Universidade Federal de Minas Gerais e está indicada nas referências deste texto. Vale a pena conferir!

Pensando junto

  • Pode ser interessante trocar ideias com colegas de profissão ao preencher o formulário e anotar suas reflexões. É esperado que cada um assinale alguns itens diferentes para cada pergunta relativa ao tempo necessário para realizar cada uma das demandas listadas no formulário. As necessidades profissionais diferem de educador para educador, bem como suas habilidades, competências, nível de perfeccionismo e modo de trabalhar.
  • É importante considerar a realidade na qual estamos inseridos, como o número de alunos que atendemos a cada ano, a quantidade de estudantes por turma, a diversidade de necessidades dos estudantes, o nível de exigência das escolas, nossa formação e nossa experiência profissional.
  • Dependendo das demandas selecionadas, alguns recursos de IA podem realmente ajudar a otimizar o seu tempo, mas lembre-se de rever sua maneira de pensar sobre o seu trabalho e seu nível de exigência pela qualidade dele. A qualidade do trabalho precisa ser preservada sempre, mas o exagero na autocrítica pode prejudicar a produtividade e exigir mais tempo que o necessário para a realização de cada atividade.

Recursos de Inteligência Artificial na Educação para otimizar o tempo dos educadores

Existem recursos de Inteligência Artificial que podem ajudar em especial nas demandas relacionadas ao planejamento, as quais não requerem obrigatoriamente contato direto com estudantes. Veja três recursos que selecionei com base em minha experiência e em relatos de colegas e que considero realmente muito úteis da lista que está no formulário que você respondeu:

  • Plataformas de aprendizado adaptativo: Essas plataformas utilizam algoritmos de IA para avaliar o progresso dos alunos, identificar lacunas em seus conhecimentos, gerar relatórios de desempenho e fornecer atividades e materiais de aprendizado específicos para preencher essas lacunas. Isso permite que os alunos avancem em seus próprios ritmos e recebam um suporte personalizado.
  • Grading automático: A IA pode ser usada para automatizar o processo de correção e avaliação de tarefas e testes, fornecendo feedback rápido e preciso aos alunos. Isso é muito útil no caso de você atender a um número elevado de estudantes.
  • Chatbots educacionais:  podem ser usados como assistentes virtuais para auxiliar no planejamento de conteúdos de aulas e cursos, avaliações, atividades diversificadas, elaboração de relatórios sobre alunos e comunicados aos responsáveis.

Conclusões

Espero ter contribuído com suas reflexões iniciais a respeito de alguns recursos de Inteligência Artificial na Educação para otimização de tempo em demandas de nossa profissão.

A escolha de recursos de IA que possam otimizar o tempo do profissional requer reflexões sobre a realidade de cada um em seu contexto de trabalho. Além disso, suas demandas, as competências necessárias para realizar cada demanda, a experiência profissional e o modelo mental (MINDSET) em relação ao trabalho.

No campo da Educação, as demandas que se relacionam a planejamento de aulas e avaliações podem ter otimização por meio de:

  1. plataformas de aprendizado adaptativas,
  2. chatbots e grading automático, desde que sejam complementadas/refinadas/adaptadas pelo educador de acordo com sua experiência e conhecimentos, criatividade, visão crítica e competência.

Esses pré-requisitos são alguns dos necessários para um bom uso ético e eficaz da IA na Educação. Por outro lado, existem atividades docentes nas quais a IA não parece ajudar muito, uma vez que requerem contato direto professor/aluno. 

Uma possível maneira de selecionar recursos de IA é trocando práticas com colegas em grupos de estudos, blogs e sites especializados em IA na Educação, além de procurar apoio com profissionais de informática de cada escola.

Agora é com você!

Pesquise em sua escola quem já usa algum dos recursos de IA apresentados aqui em suas atividades, veja vantagens e desvantagens, dicas de melhor uso e selecione o que for melhor para o seu caso.

O mais importante é saber que o tempo que se economiza com o bom uso de recursos de Inteligência Artificial em algumas demandas vai para você com amigos, família, cuidados com a saúde e diversão, melhorando a sua qualidade de vida e a disposição para o trabalho!

Referências e indicações de leituras sobre Inteligência Artificial na Educação

O uso da inteligência artificial na educação – ABRIL 6, 2023

Este site explica o que é a Inteligência Artificial, seus impactos da educação, desafios e ferramentas disponíveis.

Este site possui acesso a um vídeo explicando o que é Inteligência Artificial de maneira simples e objetiva. Além disso, apresenta seis desafios que a publicação da Unesco “Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development” aponta  como importantes na Educação.

How artificial intelligence will impact K-12 teachers – January 14, 2020 | Article – By Jake Bryant, Christine Heitz, Saurabh Sanghvi, and Dilip Wagle

Esse artigo mostra dados de pesquisa citados no texto, na qual 2000 educadores de quatro países diferentes foram entrevistados sobre suas demandas na educação e os resultados mostraram que muitas das atividades realizadas poderiam ser automatizadas, em especial aquelas relacionadas a preparação de aulas e atividades, ou seja, o trabalho do educador fora de sala de aula.

Além de reduzir o tempo de preparação, os recursos de IA podem melhorar a qualidade das produções, segundo a pesquisa. 

A pesquisa ainda aponta que a IA teria menor potencial para economizar tempo do professor em áreas em que educadores estão envolvidos diretamente com seus estudantes como por exemplo no desenvolvimento de habilidades comportamentais, sociais e emocionais. Vale a pena ler esta pesquisa.

Personalidade perfeccionista pode comprometer a saúde mental e relacionamentos. (2022)

Este artigo aborda o perfeccionismo como uma característica de personalidade extremamente complexa, que passa a ser um problema quando a pessoa nunca se satisfaz com suas conquistas, está sempre estressada e se dedica ao trabalho ou demandas pessoais de maneira exagerada.

Neste link existe um vídeo de aproximadamente cinco minutos que explica de maneira clara o que significa na prática ser uma pessoa perfeccionista e suas consequências para a saúde física e mental. A questão do tempo utilizado por uma pessoa perfeccionista é citada como um dos pontos a ser considerados.

O link permite acesso a uma cartilha sobre perfeccionismo que pode ser utilizada não apenas com educadores, mas também com os estudantes.

Cartilha: perfeccionismo em perspectiva

Nessa cartilha, existe uma atividade comentada na forma de tabela com tema “Será que sou perfeccionista?“ que pode ser muito interessante adaptar e aplicar com estudantes e, depois, abrir um espaço para debater pontos positivos e negativos do perfeccionismo.

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