Habilidades de Leitura e o Ensino da Língua Portuguesa
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As habilidades, dentre elas as habilidades de leitura, representam as aprendizagens que devem ser trabalhadas e que progridem ao longo dos anos escolares, evoluindo de ações mais simples para outras de maior complexidade.
É importante que o docente, nas aulas de Língua Portuguesa, compreenda como acontece o encadeamento das habilidades do eixo de leitura presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como as aprendizagens avançam, de forma ampliada e com o aumento de complexidade no decorrer dos anos escolares, em um movimento espiral ascendente.
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As habilidades de leitura contidas na BNCC para os Anos Iniciais
Em relação aos Anos Iniciais, tomamos como exemplo a habilidade abaixo, presente na BNCC, cuja legenda indica que se trata de Ensino Fundamental, 1º ano, Língua Portuguesa, número 16 (EF01LP16).
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, cantigas entre outros textos do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional, o estilo e a finalidade do gênero.
A habilidade de leitura pressupõem estratégias por parte do professor que envolvam os estudantes de maneira colaborativa, superando a proposta de decodificação da língua escrita.
Para além disso, fomenta a participação em reflexões coletivas sobre o que é lido em sala de aula, tendo a oportunidade de estabelecer conexões e aprender sobre a existência de variados gêneros, suas finalidades e características.
Compreender as habilidades de leitura
Outra exemplificação acerca do trabalho com habilidades e sua progressão encontra-se na tabela abaixo, em que comparamos algumas habilidades de leitura do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental retiradas das Orientações Curriculares da SME-RJ referentes ao objeto de aprendizagem “Palavras como Unidade Gráfica”:
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Na tabela acima, percebemos que, nos dois anos referentes ao processo de alfabetização, somente uma das três habilidades previstas para o 1º se repete no 2º ano. Isso sinaliza que as habilidades não constantes para o 2º ano devem ser consolidadas no 1º ano.
Neste caso, a habilidade de identificação das relações grafema/fonema continuam de modo que o processo de alfabetização proporcione a reflexão linguística acerca da leitura de grupamentos fonético-fonológicos mais complexos, como os dígrafos e encontros consonantais, por exemplo.
No entanto, a identificação de sílabas de palavras lidas e/ou ouvidas e a leitura de palavras são habilidades basilares para o prosseguimento e ampliação do processo de leitura dos estudantes.
A habilidade a seguir perpassa todos os anos iniciais do ensino fundamental: uma habilidade que se relaciona com a anterior, porém com uma maior complexidade, exigindo outras ações: (EF15LP01).
Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) de nas mídias impressas, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam quem os produziu e aquém se destinam.
O trabalho com essa habilidade de leitura pressupõe o uso de estratégias que os estudantes já devem ter vivenciado em aulas de leitura anteriores e demais conhecimentos sobre os variados gêneros textuais. Tais saberes serão ativados para que os estudantes possam fazer as relações identificar o que se espera.
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As habilidades de leitura contidas na BNCC para os Anos Finais
Nos Anos Finais, apresentamos um exemplo de encadeamento feito por meio de duas habilidades que se complementam:
(EF67LP18A) Identificar, na leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, o objeto de reclamação e/ou da solicitação, analisando sua pertinência.
(EF67LP18B) Identificar, na leitura de textos reivindicatórios ou propositivos, a sustentação, explicação ou justificativa apresentada para a reclamação e/ou solicitação, analisando sua pertinência em relação ao objeto da reclamação e/ou da solicitação
Observamos que, em ambas as habilidades, os estudantes serão levados a ativar conhecimentos desenvolvidos em anos anteriores para que seja capaz de fazer tais identificações, correlações e análises que serão propostas nas atividades.
(EF67LP28) Ler e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes -, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros m expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
A habilidade em questão exige um conhecimento prévio, por parte dos estudantes, mais amplo, ou seja, o desenvolvimento das habilidades mencionadas anteriormente para ser plenamente alcançada.
Além delas, há um avanço significativo, pois, além dos conhecimentos prévios que o estudante desenvolveu sobre as estratégias de leitura, ele deverá ser capaz de expressar opinião acerca do que leu, avaliando e estabelecendo preferências.
Percebemos, também, o eixo de leitura encadeado ao eixo de produção textual, exercitando a argumentação.
Critérios para analisar as habilidades
Assim como todo o encadeamentos das habilidades observadas anteriormente, elencamos abaixo, referente ao 8º e 9º anos:
Analisar ética e criticamente, diferentes práticas sociais frente aos gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge, curtida, post, blog entre outros) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.
Nessa habilidade, além de retomar o estudo de gêneros bem contemporâneos e alinhados ao universo adolescente na vida cotidiana, percebemos que as habilidades anteriores são imprescindíveis para que os alunos sejam capazes de realizar tais análises críticas.
Outra observação relevante a ser feita é o fato de que, quanto mais se avança em anos de escolaridade, maior é a relação entre as habilidades citadas.
Conclusão
O trabalho com habilidades de leitura proporciona uma prática pedagógica mais coerente, encadeada e significativa, uma vez que o foco recai sobre as aprendizagens discursivas em relação à língua, ou seja, desenvolver, a partir das ferramentas linguísticas, formas de ler, compreender, interpretar textos e linguagens dos campos de atuação e suas funções interlocutivas.
Além disso, a progressão das habilidades apresenta consistência didática no modo de organização do trabalho pedagógico e da avaliação dos avanços nas aprendizagens.
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Mario Sergio Mangabeira Junior é Mestre em Letras pela UFRRJ. Professor de Língua Portuguesa e Inglês da SME/RJ. Elaborador de material didático Rioeduca de Língua Portuguesa da SME/RJ. Atua em formação continuada na área de Metodologia de Ensino de LP e Organização do Trabalho Pedagógico. Atualmente, é Assistente da Coordenadoria de Gestão Escolar da SME/RJ.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Educação. Currículo – Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, 2020.