Atualizando o repertório sociocultural para o ENEM 2024
Bom, sei que você é um estudante dinâmico, atento, voraz por informações e que não pode perder tempo com rodeios. Então, vamos direto ao ponto: qual é o seu repertório sociocultural? Isso, mesmo. Você está aí, cheio de desejos e planos para ingressar na universidade, então, ao longo de sua vida escolar, o que vem acumulando para que, neste momento, possa alcançar um bom resultado? O que tem acessado na internet? O que tem jogado? O que tem lido? O que tem visto? Com quem tem conversado? Está fechado, encapsulado em nichos ou busca ampliação de horizontes?
Desculpe se estou sendo direto demais, mas precisamos de uma conversa franca, não é? Em tempos de comunicação curta, rápida, muitas vezes sem profundidade, com expressões radicalizadas e desrespeitosas, estamos aqui, em um texto dentro de um blog educativo, então, não podemos perder a chance de discutir dicas claras e simples a serem implementadas no seu dia a dia tão corrido. Veja que curioso… em apenas dois parágrafos, já trouxemos alguns importantes pontos a serem lembrados quando falamos de repertório para um concurso tão amplo como o Enem…
Antes de seguirmos nossa conversa, vale a pena acessar o texto de Shenia Bezerra de 2023, ENEM: Como ampliar o repertório sociocultural? | e-docente (edocente.com.br), o qual trata da questão do repertório cultural mais voltado à escrita da redação, com detalhes muito interessantes e que nos ajudam a entender melhor tudo que se espera de um candidato no Enem.
Aqui, neste nosso novo texto, ampliaremos e atualizaremos as ideias de Shenia, de uma forma bastante direta e que busca ações concretas no curto tempo que temos antes da chegada no Enem 2024.
Ampliando horizontes
Vamos retomar rapidamente um trecho do texto de Shenia de 2023 aqui do blog E-docente, em que ela traz os itens que compõem o repertório sociocultural de uma pessoa:
- um conhecimento de alguma área de saber, como um acontecimento histórico;
- um evento geográfico;
- uma alusão a uma obra literária;
- uma menção a uma exposição artística;
- uma citação de um pensador da área da filosofia;
- uma referência a um filme ou documentário;
- um dado estatístico;
- um fato noticiado pela mídia;
- e até uma transcrição de Lei ou outro documento oficial.
Vejam que nosso repertório sociocultural é tudo aquilo com que temos contato em nossa vida, não apenas o que aprendemos em ambiente de aprendizagem formal. Por isso, é preciso que estejamos atentos a tudo ao nosso redor, e isso inclui tanto as coisas das quais gostamos quanto aquelas com as quais não estamos muito acostumados. É o que chamamos de “furar a bolha”. Mas, como fazer isso?
Como falei no início, nosso papo é bem reto aqui, sem perda de tempo. Afinal, o Enem 2024 se aproxima, e precisamos correr contra o relógio. Então, para ampliar nosso repertório, temos alguns passos bem simples que podemos adotar desde já:
Converse com pessoas de diferentes idades e formações
Amplie sua rede de amizades e passe a conversar mais com pessoas para além do seu ciclo habitual. Parentes, trabalhadores de diversas áreas com quem você tem contato, crianças, ou seja, indivíduos com diversidade de interesses, para que você consiga, de alguma forma, perceber a forma diferente que elas têm de ver o mundo. Não precisa concordar com elas, mas é importante conhecê-las. Saber, por exemplo, qual é o tipo de música preferido de um entregador de Ifood ou quais os planos da sua avó para uma possível próxima viagem são informações que, com certeza, você não teria conversando apenas com aqueles contatos que aparecem como favoritos quando você abre seu Whatsapp.
Busque o contraditório, o oposto
Se você é alguém que gosta de assistir a canais de jogos Minecraft, busque assistir a canais de jogos de FPS (first person shooter); se ama Rock, busque conhecer o Trap; adora futebol? Busque informações sobre o skate. Não estou aqui dizendo que esses exemplos se opõem entre si, são apenas algumas dicas de como podemos sair de nossa área de interesse, aquela que naturalmente nos move, para chegar a ter conhecimento sobre outras. Pode ser difícil, mas lembre-se: você tem um objetivo claro, que é ampliar cada vez mais seu repertório sociocultural.
Leia mais: O ENEM e a sua importância para os estudantes brasileiros
Informe-se sobre o contexto político atual do país e do mundo
Uma das principais formas de mostrar que você tem algo a dizer é estar atento ao que ocorre politicamente ao seu redor, nacional e internacionalmente. Claro, não será possível que você se torne um expert em política internacional em tão pouco tempo (nem sei se existe alguém que o é), mas, aqui, você precisa se munir de dados que possam ser valiosos tanto na escrita de uma redação no Enem quanto naquele raciocínio que vai te levar a escolher uma e não outra opção na múltipla escolha.
Conheça sobre autores cânones de diversas nacionalidades, diversas áreas
Um bom caminho é pesquisar sobre autores que, de alguma forma, tratam de temas que estão em discussão na atualidade.
Leia mais: O ENEM e as Questões Socioemocionais
Esteja por dentro dos principais filmes e séries da atualidade
Além de buscar informações sobre, tente, se possível, assistir a pelo menos alguns minutos dessas obras.
Acesse diferentes fontes de notícias
No dia a dia, ao se informar sobre as principais notícias, tente expandir seu alcance para além da mídia hegemônica. Hoje em dia, há diversos sites, podcasts, videocasts, que abordam as notícias de maneira diferente. Claro, cada qual tem seu interesse, mas, quanto mais diversidade você assistir, maior será seu poder decisório e seu conhecimento sobre as múltiplas visões sobre os fatos.
Leia mais: Redação Nota 1000 ENEM: o passo a passo nesta reta final
Frequente, ao menos virtualmente, as principais exposições artísticas da atualidade
Estar por dentro do que acontece na cena artística das principais cidades do país também pode ser mais uma importante peça em seu repertório e lhe salvar na hora de fazer sua prova. Tente buscar diferentes estilos, não apenas aqueles de que você gosta.
Concluindo…
Conforme combinado, vimos dicas bem diretas sobre o que pode ser feito ainda neste ano, antes de fazermos as provas do Enem 2024. Importante ficar claro que, para que consigamos ter um amplo repertório sociocultural, mais consistente e que não atenda apenas a um devido fim, é necessária uma formação longa, além de uma atenção especial a tudo e a todos que nos rodeiam.
Hoje, por termos acesso tão fácil e instantâneo a uma enorme rede de conhecimento, contínua, on-line, onipresente e onipotente, é possível que nos coloquemos em novos contextos, entendendo novas realidades. Além de escolas e universidades, aprendemos com filmes e séries on-line, podcasts, vídeos do Youtube, cursos livres etc. Mas também não podemos nos esquecer daquilo que está fora da rede e também pode muito nos ensinar: as pessoas reais, que nos rodeiam e que têm, cada uma, seus desejos, suas crenças, seus objetivos. Todos esses fatores podem contribuir decisivamente para que repensemos atitudes, sejamos mais empáticos. São muitas as vantagens, tanto para a vida dentro quanto fora da academia.
Referências
BEZERRA, Shenia. ENEM: Como ampliar o repertório sociocultural?, Blog E-docente, 1 nov. 2023. Disponível em: https://stg.edocente.com.br/blog-enem-repertorio-sociocultural/. Acesso em: 06 out. 2024.
Minicurrículo
Tiago da Silva Ribeiro é professor do Magistério Superior no Instituto Nacional de Educação de Surdos nas disciplinas de Língua portuguesa e Tecnologias da informação e comunicação. Tem experiência em turmas do Ensino Fundamental e Médio, além de já ter atuado na modalidade on-line como mediador, orientador de trabalhos finais de curso, desenhista educacional, professor-autor e coordenador de curso. Seu Doutorado em Letras é pela PUC-Rio e teve como tema de trabalho o Internetês. Dedica-se ao bem estar, pessoal e profissional, de todos que buscam, assim como ele, uma melhor educação a todos. Tenta, em sua atenção, ampliar horizontes de seus alunos.