Acesse o nosso blog, confira todos os materiais e tire suas dúvidas para planejar suas aulas com as dicas de profissionais da área.
* Este / estes conteúdos não fazem parte ou foram avaliados em programas governamentais
Filtrar por:
Alfabetizar ou não na Educação Infantil: uma questão mal colocada
Educação Infantil, no Brasil, é o segmento da escolaridade voltado aos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas (BRASIL, 2017). Obrigatória para aqueles que completam 4 ou 5 anos ...
Continue lendoA linguagem formal ainda tem espaço na educação atual?
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no BrásNós fumos, não encontremos ninguémNós voltermos com uma baita de uma reivaDa outra vez, nós num vai maisNós não ...
Continue lendoInclusão escolar: como ficam os estudantes com transtornos mentais?
Saiba como abordar a problemática da inclusão escolar de alunos com transtornos mentais no Brasil, destacando a lacuna existente na legislação que ampara esses estudantes. Enquanto a legislação brasileira ...
Continue lendoVamos planejar 2025?
Cara amiga professora, caro amigo professor, em texto publicado anteriormente (“Adeus Ano Velho: finalizando 2024 com uma autoavaliação”), falamos sobre a importância de concluir o ano letivo refletindo sobre ...
Continue lendoOnde estão as reflexões e práticas sobre Saúde Única no Currículo da Educação Básica?
Costumamos ouvir nas reuniões pedagógicas e de planejamento escolar sobre a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento para promover aprendizagens mais conectadas e trabalhos interdisciplinares. No entanto, sabemos ...
Continue lendoO que diz a PISA 2024 sobre a criatividade de estudantes brasileiros?
A expressão popular “Agora a Nasa vem!”, que representa o humor criativo e a capacidade do brasileiro de encontrar leveza e soluções em situações inusitadas, é um exemplo do ...
Continue lendoAnálise Semiótica: O que é? Como se faz?
Se você, caro(a) professor(a), assim como eu, nasceu na década de 80 e pertence, portanto, à chamada Geração Y (somos também conhecidos como millenialls) é bem provável que tenha ...
Continue lendoSobre a dimensão interacional da linguagem
A linguagem é um fenômeno complexo e multifacetado, essencial para a interação humana. Neste texto, exploraremos a dimensão interacional da linguagem, abordando como ela se manifesta no contexto escolar ...
Continue lendoAdeus Ano Velho: finalizando 2024 com uma autoavaliação
Já estamos sentindo o cheirinho de ano acabando e, na minha cabeça, além da música da Simone (“e o que você fez?”), ficam ressoando alguns versos de uma composição ...
Continue lendoPara além da sala de aula: como explorar ao máximo a potência dos Espaços Não Formais de Aprendizagem?
Eu sei que você, professor e professora, sabe que processos de aprendizagem vão muito além dos limites da sala de aula e, certamente, ao longo de sua trajetória, já ...
Continue lendo